Página Inicial » Treinos » GVT, German Volume Training, entenda como funciona esse treino

GVT, German Volume Training, entenda como funciona esse treino

O German Volume training (treinamento de volume alemão) é um método bastante interessante de treinamento e que pode ser muito útil para quebra de platô de desenvolvimento.

Treino GVT - German volume training

Uma pessoa bem treinada, sabe que de um certo ponto em diante, as melhoras no desenvolvimento muscular se tornam muito mais difíceis e penosas. É a velha máxima de que quanto mais treinado você for, menos treinável se tornará. Desta maneira, existem uma série de maneiras de oferecer novos estímulos, que irão causar um processo de supercompensação mais acentuado. Aqui, uma das possibilidades mais interessantes é a manipulação do volume-intensidade.

Esta manipulação pode ser muito interessante para a quebra de platô e para um treino mais efetivo. Neste sentido, o German Volume Training é bastante interessante. Ele vai contra algumas premissas básicas que costumo mostrar, que é a da intensidade mais elevada, em detrimento de um menor volume. Mas também sempre falei da importância da periodização e de uma alternância de estímulos. Por isso, o GVT é bastante interessante para determinados casos. Veja agora como funciona o GVT!

German Volume Training, como ele funciona!

Como o nome já sugere, este treino tem um volume total alto. Mas engana-se quem pensa que isso significa fazer milhares de exercícios diferentes para cada músculo em questão. Neste método de treino, você fará apenas 1 exercício para cada grupo muscular. Isso mesmo, apenas 1 exercício. Porém, não se engane achando que isso será fácil. Antes mesmo de prosseguir com a explicação, quero te falar que este é um método avançado e que pode ser feito apenas por pessoas bem treinadas. Caso contrário, as chances de lesão são eminentes.

Leia também: Treino de alto volume pode dar resultado?

Vamos agora entender como funciona o GVT!

Imagine que você vai treinar peito. Para usar o GVT, você deverá escolher apenas um exercício. Vamos ao mais básico deles, o supino reto. Comece com 50% a 60%de 1RM e faça 10 repetições.  Você fará mais 10 séries como esta, sempre com 10 repetições. Vá aumentando a carga de 5 a 10% entre as séries. Achou que é fácil? Vá para a prática e verá!

É muito comum, que nas primeiras sessões, ou em alguns grupos musculares mais fracos, você não consiga terminar as últimas séries, pois seus músculos já estão fadigados e a carga aumenta. Por isso, é preciso tomar cuidado para não chegar a falha nas primeiras séries. Perceba que por mais simples que possa parecer este método, ele apresenta uma grande dificuldade em sua execução.

Veja agora alguns aspectos práticos sobre o German Volume Training!

Aspectos práticos do German Volume Training

Muita gente me pergunta se este método é bom. Como ser bom é algo muito relativo, pois ele pode ser péssimo para um iniciante, mas trazer bons resultados a um atleta, vou mostrar alguns aspectos práticos da utilização do GVT!

1. Sempre opte por movimentos básicos:

Este é um método de treino que tem como maior enfoque o aumento de massa muscular. Por isso, utilize movimentos compostos, os ditos movimentos básicos. Eles serão muito mais eficazes para esta finalidade.

2. Evite usar o GVT durante o cutting:

Por ser um método de treino que busca quebra de platô e com isso, melhora do volume muscular, não utilize ele em épocas de restrição calórica. Isso por que as chances de você não suportar este treino são grandes. Cutting não é uma boa época para um método como este.

Leia também: Musculação – Os 11 principais métodos de treinamento de força

3. Estabeleça sua utilização na periodização:

Não é por que você leu aqui no Treino Mestre que o GVT é bom para quebra de platô que você vai sair e fazer ele. É preciso que tudo isso seja delimitado em sua periodização, para que haja um controle adequado das cargas de trabalho. Sair fazendo um método como este, sem o devido planejamento, é pedida certa para lesão.

4. Descanse mais:

Como você fará apenas um movimento para cada músculo, 1 vez por semana, você pode treinar de 3 a 4 vezes na semana, não mais que isso. Lembre-se da importância do descanso aqui. Seu corpo precisa se recuperar dos estímulos, que serão diferentes do que ele está habituado. Por isso, tenha pelo menos 3 dias de descanso total, ao usar o GVT.

5. Use o GVT de 4 a 5 semanas:

Este não é um método seguro para ser usado durante muito tempo. Aqui volto a falar da importância da periodização. Por isso, use o GVT apenas durante 4 ou 5 semanas. Depois disso, tenha uma ou duas semanas de treino normal, ou até mesmo de Taper (Planeje seu taper e tenha excelentes resultados na musculação). Depois disso, é possível voltar com o GVT ou outro método de treino.

Além disso, é muito importante salientar que este é um método de treino que apresenta limitações, principalmente para pessoas que tem problemas articulares ou assimetrias. Além disso, por usar cargas elevadas, ele pode vir a gerar lesões em quem não é bem condicionado.

Abaixo o mestre Leandro Twin detalha mais um pouco o treino GVT e mostra um exemplo:

Como todo método de treino, o GVT tem boas aplicações, mas não pode ser usado por qualquer um. Aqui fica muito claro o quanto é importante ter um bom treinador, que seja coerente e responsável. Sem isso, dificilmente você terá bons ganhos! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

3 Comentários

  1. rachel caroline neves

    GOSTARIA DE UMA DICA COMO REALIZAR UM TREINO DE GVT PARA GANHAR MASSA MUSCULAR NAS PERNAS, E GLUTEOS (MEMBROS INFERIORES)
    TREINO A 6 ANOS MUSCULAÇÃO E PRECISO GANHAR VOLUME PODERIA ME INDICAR UM TREINO, SERIES E REPETIÇOES… PARA ISSO?? FAÇO ALIMENTAÇÃO CONTROLADA FOCANDO MASSA MAGRA E SUPLEMENTAÇÃO COM WHEY, BCCAS E GLUTAMINA

    ESTOU SENTINDO O MUSCULO CANSADO, DOU INTERVALO , MAS PRECISO DE UM TREINO DIFERENCIADO. POR FAVOR AGUARDO SUA AJUDA

  2. No caso como eu iria dividir os musculos na semana?

  3. Ola, tudo bem

    Queria tirar uma duvida, se eu fazendo o metodo GVT. nos dias de descanço posso fazer aerobio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!