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Goji Berry em cápsula ou in natura? Qual a melhor opção?

Com dúvida na hora de escolher qual versão comprar da Goji Berry? Nesse artigo nós iremos mostrar as diferenças e qual a melhor opção.

Goji Berry em cápsula ou in natura

Goji Berry é o fruto extraído da planta Lycium barbarum. Essa planta é encontrada nas montanhas do Tibete, uma região que fica na cordilheira do Himalaia, no continente asiático.

Essa fruta é consumida desde os tempos antigos e tem sido muito falada e procurada atualmente por ser considerada um superalimento. Isso porque ela oferece propriedades medicinais e nutricionais que são benéficas para a saúde.

Propriedades nutricionais

A Goji Berry é rica em nutrientes, sendo que os que estão em maior quantidade são a vitamina C e as substâncias antioxidantes. Os nutrientes que essa fruta possui são:

  • Antioxidantes;
  • Vitaminas: C, E e vitaminas do complexo B;
  • Minerais: ferro, cálcio, potássio, zinco, selênio, magnésio, manganês e vários outros;
  • Ácidos graxos insaturados;
  • Aminoácidos: quase todos são essenciais;
  • Polissacarídeos (carboidratos);
  • Fibras.

Para que serve

A Goji Berry oferece inúmeros benefícios para a saúde. Os principais benefícios estão listados abaixo.
Para se informar melhor, o Treino Mestre possui um artigo bem mais completo tirando todas dúvidas sobre a Goji Berry, 
principalmente para que serve a goji berry, se ela emagrece mesmo, como consumir e onde comprar. Nesse artigo aqui iremos concentrar mais em falar quais os principais benefícios, qual a diferença entre os tipo comercializados de goji berry e qual a melhor opção.

Ajuda a emagrecer

O emagrecimento ocorre por causa da vitamina C. Estudos têm mostrado que quem consome mais vitamina C tem mais facilidade de queimar a gordura corporal do que quem não consome, pois essa vitamina ajuda a aumentar a oxidação das gorduras corporais.

A perda de peso também ocorre por causa dos polissacarídeos que ajudam no controle da insulina e das taxas de glicose sanguínea. Além disso, as fibras promovem uma sensação de saciedade no organismo retardando o esvaziamento gástrico e controlando a ingestão de outros alimentos que geralmente contribuem para o aumento de peso.

Essa fruta também contém substâncias estimulantes e termogênicas que ajudam o corpo a acelerar o metabolismo e a queimar as gorduras corporais, facilitando a perda de peso.

O emagrecimento através da Goji Berry só acontece quando essa fruta é consumida seguindo uma alimentação saudável para que haja efeito, pois a fruta sozinha aliada à uma alimentação errada não ajuda a emagrecer.

Outros benefícios

Promove o bom humor e o bem estar, além de ajudar na regulação do sono, pois é fonte do triptofano, um aminoácido essencial precursor da serotonina, um neurotransmissor que participa da regulação do sono e que promove o bem estar.

  • Os carotenoides, pigmentos antioxidantes precursores da vitamina A, assim como a zeaxantina, promovem a saúde da visão, da pele, das unhas e dos cabelos;
  • Aumenta as defesas do organismo através da vitamina C, nutriente que ajuda a fortalecer o sistema imune;
  • Protege o corpo contra o aparecimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e até o câncer, devido à ação das substâncias antioxidantes;
  • Os polissacarídeos e as fibras ajudam a controlar os níveis de glicose e colesterol sanguíneos. Os ácidos graxos insaturados também ajudam a controlar o colesterol, diminuindo o ruim (LDL);
  • As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde cerebral, do sistema digestivo e da pele;
  • Previne o envelhecimento precoce através das substâncias antioxidantes e das vitaminas antioxidantes, a vitamina C e E;
  • Tem ação anti-inflamatória, função exercida pela substância beta-sisterol;
  • Mantém a firmeza e elasticidade da pele por meio da vitamina C que estimula a síntese de colágeno, proteína importante para evitar as celulites e as estrias e manter a jovialidade da pele;
  • É uma excelente fonte energética e estimulante;
  • Fonte proteica para praticantes de atividades físicas fornecendo os aminoácidos essências que são indispensáveis para o ganho de massa muscular;
  • Previne doenças como a anemia, pois é fonte de ferro, e doenças ósseas através do cálcio e do magnésio;
  • Promove a síntese de hormônios e a saúde do sistema nervoso através dos ácidos graxos insaturados;
  • Contribui para a contração muscular e dos impulsos nervos através dos minerais cálcio e potássio.

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Diferenças entre o Goji Berry em cápsula e in natura

A Goji Berry é encontrada não só em cápsulas e in natura, mas também na forma de chá e de farinha (pó).

As diferenças entre a cápsula e a fruta in natura estão na composição e na forma de consumo. A Goji Berry in natura possui um maior aporte de nutrientes quando comparada com as cápsulas. Essa diferença se dá por causa do processamento que a fruta em cápsula passa retirando boa parte dos seus nutrientes, enquanto que a fruta original não passa por beneficiamento e, assim, suas propriedades nutricionais são preservadas.

A forma de consumo também muda. A fruta in natura pode ser consumida de diversas formas, pois pode ser adicionada em várias preparações culinárias. Já as cápsulas só podem ser ingeridas junto com líquidos que vão ajudar na digestão e absorção.

Quais as vantagens de cada um

 Goji Berry em cápsulas

  • Oferece mais praticidade, pois pode ser consumida por quem não possui muito tempo e pode ser levada para qualquer lugar;
  • É uma opção para o consumo para quem não gosta do sabor da fruta in natura;
  • Digestão e absorção mais rápidas.

Goji Berry in natura

  • Possui todos os nutrientes preservados;
  • O consumo pode ser variado com outros alimentos e preparações como sucos, vitaminas, doces, geleias, cremes, mousses, preparações salgadas, entres outras;
  • O inconveniente dessa versão in natura, é que ela é mais difícil de ser encontrada e pode ter seu preço um pouco mais elevado por causa disso.

Qual a melhor opção

Sem dúvida, a melhor opção para o consumo é a Goji Berry in natura, tanto a normal quanto a desidratada. A forma in natura não passa por processamento e, por isso, consegue preservar todos os nutrientes que ela possui oferecendo, então, mais benefícios à saúde.

Além disso, a mesma porção da fruta in natura às vezes ainda é mais barata comparada à mesma porção das cápsulas, tornando a sua aquisição mais em conta.

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A Goji Berry em cápsulas pode ser ingerida também, mas é uma segunda opção de consumo, pois, como já dito, essa forma da fruta possui um teor de nutrientes menor quando compara à fruta original por causa do beneficiamento industrial que sofre.

Precauções

Algumas pessoas precisam ter cuidado ao consumirem essa fruta. Quem faz uso de medicamentos como, por exemplo, medicamentos para hipertensão, para diabetes, para trombose e anticoagulantes, o ideal é que evitem consumir essa fruta. Isso porque ela contém algumas substâncias que podem interferir na metabolização desses medicamentos no fígado e impedir que sejam utilizados pelo organismo.

O recomendado é que essas pessoas procurem primeiro um médico para verificarem a possibilidade ou não de poderem consumir essa fruta.

Como consumir

A Goji Berry in natura pode ser consumida em qualquer horário do dia, preferencialmente no café da manhã e nos lanches. A forma in natura também pode ser preparada com outros alimentos como frutas, shakes, iogurte, vitaminas, sucos, preparações doces e salgadas, saladas e várias outras. As formas de consumo da fruta in natura são diversas.

A Goji Berry em cápsula pode ser ingerida com líquidos como água ou sucos e em qualquer momento do dia.

Pode ser consumida por praticantes de atividades físicas, pois é uma ótima fonte de energia, é um estimulante natural e é rica em aminoácidos essenciais que vão ajudar no processo de crescimento muscular. Para essa função pode ser consumida tanto antes quanto após os treinos.

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A quantidade de consumo, tanto da fruta in natura quanto das cápsulas é indicada pelo nutricionista, profissional que vai avaliar as necessidades nutricionais diária de cada pessoa.

Para que todos os benefícios da Goji Berry sejam proporcionados à saúde, essa fruta deve ser consumida aliada a uma alimentação saudável, pois a fruta por si só não garante os efeitos benéficos e não faz milagres.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

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