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Goiaba – Auxilia no emagrecimento e traz benefícios a saúde

Rica em vitaminas A, B e C, a goiaba tem ação antioxidante, ajuda reduzir a pressão arterial e faz bem para pele. Conheça todos os seus benefícios.

benefícios da goiaba

Ter uma alimentação saudável pode não ser fácil, mas certamente pode ser muito saborosa. As frutas têm sabor adocicado e conseguem oferecer muitas fibras ajudando na saciedade e no bom funcionamento do intestino. Além disso, possuem uma grande quantidade e variedade de nutrientes como gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais. Uma fruta bastante saborosa, saudável e barata é a goiaba. Ela pode ser facilmente encontrada em feiras ou mesmo plantada no quintal de casa.

Composição da goiaba

Quando pensamos em vitamina C, logo nos vem a mente a laranja. Porém, a goiaba consegue oferecer cerca de 4 ou 5 vezes mais dessa vitamina no caso da goiaba vermelha (também é comum encontrar a goiaba branca). Ela possui outras vitaminas como a A e do complexo B além de alguns sais minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio.

Por conta de sua grande taxa de vitamina C, essa fruta ajuda na manutenção e melhora do sistema imunológico. Os índios já utilizam, há muitos anos, as folhas, o fruto e a casca da goiaba para ajudar na cura de diversas doenças como diarreia, dor de garganta, tonturas, problemas estomacais e outras. As folhas também são usadas para parar sangramento das gengivas e também para evitar e combater o mau hálito. A goiaba é bastante utilizada para interagir com outros antissépticos já que ajuda a evitar o desenvolvimento de reações alérgicas nas pessoas quando ingerem remédios.

Os benefícios da goiaba

Ajuda na perda de peso
A goiaba possui um tipo de fibra solúvel chamada de pectina. É um polissacarídeo que faz parte da composição da parede celular de diversas plantas. Essa fibra possui diversas ramificações e age, dentro do nosso corpo, como uma espécie de esponja. Quando na cavidade estomacal, a pectina aumenta o seu tamanho por absorver os líquidos que existem ao redor. Assim, ela preenche o espaço  e dá a sensação de “estômago cheio” enviando para o cérebro sinais de saciedade. Assim, você come menos e com menor frequência.

Vitamina C
A presença de grande quantidade de vitamina C da goiaba faz dessa fruta um remédio natural, prevenindo e combatendo doenças. Essa vitamina consegue proporcionar vários outros benefícios como, por exemplo, retardo do envelhecimento da pele. Esse nutriente az parte da produção de colágeno, uma proteína importante para uma pele mais resistente, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. O colágeno também faz parte da composição de outras partes do nosso corpo como os tendões e os ligamentos.

Além disso, a vitamina C melhora a absorção de algumas substâncias como o ferro, mineral essencial no transporte de oxigênio para todo o corpo pela hemoglobina. Também miniminiza o aparecimento dos problemas na visão porque atua na prevenção do desgaste da mácula, uma parte da retina que tem como função delimitar os detalhes dos objetos que estão ao nosso redor.

Ação antioxidante
A goiaba e outras frutas de cor avermelhada é rica numa substância conhecida como licopeno. Possui forte ação antioxidante, ajudando na prevenção de doenças crônicas e graves como o câncer, por exemplo. Diversos estudos já começam a sugerir que o licopeno consegue impedir que as células cancerígenas se desenvolvessem evitando que o câncer tome maiores proporções e assim, o tratamento seja eficaz. O licopeno também ajuda na redução do LDL, impedindo a sua oxidação e fixação na parede dos vasos. Desta forma, auxilia no controle da pressão arterial, atuando na prevenção da hipertensão arterial.

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Rica fonte de potássio
O potássio é um mineral que ajuda na proteção do sistema cardiovascular. Ele ajuda na equilibrar as quantidades de água no nosso corpo. Enquanto o sódio tende a reter mais líquidos no organismo, o potássio favorece à excreção de água. Por conta disso, a quantidade de sódio e potássio presentes na corrente sanguínea interfere diretamente na manutenção da pressão arterial. O potássio ajuda na redução da pressão arterial por incentivar a saída de líquidos do corpo. Desta forma, a presença desse nutriente consegue trabalhar na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC, popularmente conhecido como derrame) e também no Infarto do Miocárdio.

O potássio também é essencial no momento da contração muscular. Quando ocorre a descarga elétrica produzida pelos impulsos nervosos, isso leva a uma entrada de sódio na célula muscular e uma saída de potássio. Esse mecanismo é essencial para fazer com que os músculos de contraiam da maneira correta e melhorem o seu desempenho. A presença de potássio dentro da célula também ajuda na síntese de proteínas e também no ciclo da respiração.

Contraindicações no consumo de goiaba

Mesmo sendo uma fruta, em certos casos é preciso ter cuidado, especialmente com o consumo exagerado. Pessoas que sofrem de constipação intestinal não devem ingerir a goiaba. Essa fruta é bastante eficaz nos quadros de diarreia por reter grande parte da água presente no bolo fecal. Porém, para os que sofrem com a prisão de ventre ela não é indicada justante pela presença de fibras solúveis que sugam o líquido presente no intestino.

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Outro cuidado que se deve ter é quanto à ingestão de água. Alimentos ricos em fibras solúveis tendem a retirar muita água do nosso corpo e esse líquido é muito importante para a manutenção das funções orgânicas. Portanto, coma a goiaba de forma moderada e, de preferência, com água.

Como consumir a goiaba

Como a goiaba possui grande quantidade de vitamina C, apenas uma consegue ultrapassar a dose ideal da vitamina por dia. Portanto, a metade da fruta já consegue oferecer todos os seus benefícios. Como qualquer outra fruta, o melhor é que seja ingerida na forma natural. Porém, é possível fazer uma infinidade de pratos com ela, principalmente doces. Na hora de comprá-la tente ir em busca de um produtor orgânico porque a goiaba, geralmente, vem com muitos agrotóxicos.

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