Página Inicial » Dietas e Nutrição » Gergelim – Todos seus benefícios, propriedades e receitas fit

Gergelim – Todos seus benefícios, propriedades e receitas fit

O gergelim se consumido moderadamente pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e até emagrecer. Saiba todos os seus benefícios e como preparar através de receitas saudáveis.

gergelim

O que é gergelim?

Alguns contos indianos apresentam o gergelim como fonte da imortalidade. É que foi na Ásia que os humanos domesticaram a espécie vegetal Sesamum indicum L.. Das sementes dessa planta, eles extraíram um óleo e o usaram como alimento. Logo perceberam que tanto o óleo quanto as sementes contribuíam para uma vida saudável.

O gergelim é um arbusto que cresce bem em solos arenosos, secos e sob a influência de clima tropical. As plantinhas têm flores tubulares e tonalidades suaves. Os frutos são um tipo de cápsula contendo várias sementes. Essas sementes, mais ou menos redondas, têm cores que variam do creme ao preto.

Para que serve gergelim?

Depois que o óleo de gergelim é produzido a partir das sementes torradas, sobra uma massa difícil de digerir, pois ela contém muita fibra. Essa pasta residual é geralmente oferecida ao gado.

O óleo é usado na cozinha, mas com maior freqüência em países asiáticos. No restante do mundo, o óleo de gergelim é muito útil na fabricação de medicamentos e de cosméticos, como perfumes, hidratantes e condicionadores.

Na Índia, onde o gergelim é muito popular como alimento, a testa das sementes é removida antes que elas sejam torradas. Esse procedimento melhora a qualidade dos bolos, biscoitos e doces preparados com gergelim.

As sementes de gergelim com cores mais claras são as mais conhecidas pelos brasileiros. Elas são usadas in natura para decorar pães e salgados assados e para acompanhar saladas. Se as sementes forem moídas, a farinha que se obtém com elas é usada no preparo de uma pasta que recebe o nome de tahine. O tahine é bem familiar entre brasileiros com ascendência árabe.

Já as sementes pretas do gergelim são usadas na cozinha vegetariana ou macrobiótica para a elaboração do gersal, um tempero que mistura sal marinho com gergelim.

O extrato das folhas de gergelim apresenta propriedades antifúngicas. Assim, como as formigas cortadeiras cultivam fungo, um jeito de diminuir o ataque das formigas é usar o extrato para matar o jardim subterrâneo delas.

Leia também => Grão-de-bico – Conheça seus benefícios e como fazer receitas deliciosas

Informações nutricionais e propriedades do gergelim

A propriedade nutricional do gergelim que mais chama atenção é seu alto percentual de cálcio. Em 100 gramas de gergelim, pode ser encontrado até 400 mg desse mineral. Isso é aproximadamente quatro vezes mais do que existe no leite e seus derivados. No entanto, em menores quantidades estão presentes no gergelim também fósforo, ferro, magnésio e cobre.

Aproximadamente 52% da composição de uma semente de gergelim é gordura, ou seja, ácidos graxos insaturados. O gergelim é também uma boa fonte de lecitina. Os aminoácidos metionina e triptofano não são encontrados em outros alimentos de origem vegetal, como a soja. No entanto, o gergelim os oferece em uma boa quantidade. As principais vitaminas presentes nas sementes de gergelim são E, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina).

Benefícios do gergelim para o organismo

Redução do colesterol
O gergelim não pode faltar na sua alimentação, já que ele concede muitos benefícios. Estudos científicos já verificaram, tanto nos animais de laboratório quanto nos humanos, o poder do gergelim na redução do colesterol e da pressão sanguínea.

Antioxidante
Além disso, por ser antioxidante, o óleo de gergelim é ótimo para evitar a deterioração do fígado causada por abuso de álcool. Também já se sabe que o óleo de gergelim inibe a proliferação de células de câncer do colón.

Emagrecimento
Em razão da grande porcentagem de cálcio, as sementes de gergelim são excelentes para gestantes e mulheres na fase de aleitamento ou no período pós-menopausa. Para aquelas que desejam perder um pouco de peso, uma boa notícia: um experimento de 2006 indicou que o gergelim acelera o processo de queima de gordura corporal.

Leia também => Amendoim: Com excelentes benefícios para saúde ainda ajuda emagrecer

Podemos encontrar no gergelim outras tantas vantagens, como:

  • Contém lecitina, substância que auxilia na regulação do nível de colesterol;
  • É antibacteriano: eficaz no combate à gengivite e infecções de garganta;
  • Ajuda na recuperação das áreas afetadas por psoríase e outros desconfortos cutâneos;
  • Mantém as articulações funcionando bem;
  • Protege a pele dos bebês contra assaduras;
  • Combate a prisão de ventre por conter fibras na testa da semente.

Consumir gergelim em excesso engorda?

Sim. Tanto as sementes quanto o óleo de gergelim têm muito lipídio. Assim, ingerir gergelim em todas as refeições e ao longo de muitos dias significa oferecer um aporte de nutrientes a mais para o corpo.

O gergelim pode e deve ser adicionado às refeições. Porém, se quer perder peso, diminua o consumo de alimentos industrializados, que com freqüência estão associados a uma alta proporção de gordura e sal. Ao invés de consumir massas e frituras, adicione tahine a verduras e legumes crus.

Você pode preparar um tahine caseiro, fazendo economia e preservando-se de conservantes. O tahine é saboroso com torradas, acompanhando sanduíches naturais e como recheio de tapioca.

Para a sobremesa, espalhe sementes de gergelim sobre frutas picadas ou sobre sorvete sem açúcar. E não se esqueça de tomar muita água, pois alimentos como alto teor de fibras insolúveis, como o gergelim, cumprem sua função quando hidratados.

Receitas fit com gergelim

Tahine (pasta de gergelim)

Ingredientes:

  • 300 gramas de gergelim branco ou creme
  • 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • 1 colher (sopa) de sal
  • ½ xícara (chá) de água

Modo de fazer:
Bata as sementes no liquidificador ou processador por 1 ou 2 minutos. Quando as sementes estiverem um tanto trituradas, acrescente o óleo de gergelim e o sal. Volte a bater, adicionando a água aos poucos até formar uma pasta.

Se desejar um gosto mais amargo no tahine, torre o gergelim em uma panela e espere esfriar. Depois, prepare a pasta conforme essa receita.

Biscoito salgado de gergelim sem glúten

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de arroz integral
  • 1 xícara (chá) de gergelim branco ou creme
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • ¾ de xícara (sopa) de água

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela, menos a água. Misture tudo e adicione a água aos poucos até obter uma massa homogênea que não gruda nas mãos. Em uma superfície limpa, espalhe farinha de arroz e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos no formato de preferência e transfira-os para uma forma untada. Leve a forma ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até que os biscoitos fiquem dourados.

Leia também => Semente de chia – Benefícios para saúde e emagrecimento

Espetinhos de camarão com gergelim

Ingredientes:

  • 16 camarões limpos
  • 1 dente de alho triturado
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (café) de curry
  • 1 colher (café) de gengibre moído
  • 50 gramas de gergelim branco

Modo de fazer:
Misture bem o alho, azeite, molho de soja, suco de limão, curry e gengibre. Mergulhe os camarões nessa mistura e deixe-os descansando na geladeira por aproximadamente uma hora. Retire os camarões do molho. Espete quatro camarões em um espeto de madeira para churrasco.

Faça o mesmo com os camarões restantes. Grelhe cada lado dos espetos por quatro minutos. Coloque o gergelim em um prato raso e aperte cada espeto sobre os grãos a fim de que eles grudem nos camarões. Sirva morno. Se desejar, adicione um pouco de pimenta à mistura de condimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Curta-nos no Facebook!