Página Inicial » Treinos » Funcional » Fortalecimento abdominal com o Pilates

Fortalecimento abdominal com o Pilates

Saiba como fortalecer seu abdômen através do pilates.

Muito se fala em abdominal definido, nas grandes vantagens não só estéticas mas também funcionais que se tem ao fortalecer os músculos abdominais. Pois bem é de fundamental importância para qualquer pessoa ter músculos fortes e bem estabilizados, já que isso melhora a postura, estabiliza os movimentos do dia a dia e ajuda na parte estética. Porém nem todos gostam dos treinos tradicionais de musculação e buscam em outras práticas tal objetivo. Dentre tantas que existem, o Pilates com certeza é uma das mais eficazes neste sentido.

como fortalecer e definir o abdômen com pilates
GettyImages

O Pilates é uma prática que tem como foco principal o fortalecimento da base que sustenta nosso corpo, mais especificamente a região do core, abdômen e lombar. Desta forma, mesmo em exercício onde o foco seja outro grupamento muscular, tanto o abdômen, como o core e a lombar estarão ativados. Quando um aluno inicia nas aulas de Pilates, o professor busca nas primeiras aulas trabalhar com o controle tônico desta região e o controle da respiração, desta forma enfatizando esta musculatura do abdômen em específico.
Leia também:
Conheça o Pilates e seus benefícios

Porém, isto não irá gerar hipertrofia, a não ser que sejam feitos exercícios específicos para isso, afinal no Pilates a estabilização se dá por meio de contrações estáticas e não dinâmicas e como mencionei em outras situações, as contrações estáticas não produzem hipertrofia, apenas fortalecimento.

Exercícios de fortalecimento abdominal do Pilates

Existem uma série de exercícios que auxiliam na melhora do fortalecimento abdominal, mas como cada pessoa tem suas especificidades, vou mostrar os mais comuns e básicos que podem ser feitos por praticamente todas as pessoas:

Ponte: este é um dos exercícios mais comuns para a região abdominal e não é exclusividade do Pilates. Podemos ver em diversas academias pessoas executando este exercício. Ele apresenta diversas variações, com enfoque em músculos abdominais variados. Além disso, você pode usar também a técnica do vácuo do estômago (Stomach Vacuum, a técnica dos grandes mestres) para melhorar o fortalecimento do transverso do abdômen. Veja as variações lateral e de frente.

Lateral:

E neste vídeo você tem uma demonstração da ponte lateral, que tem como foco o fortalecimento dos músculos oblíquos do abdômen. Para pessoas mais avançadas, a ponte pode ser feita apoiando-se sobre a mão, aumentando a alavanca e consequentemente a intensidade. Podem ser feitas repetições de até 25 segundos para cada lado. Pessoas com problemas de ombro, como bursite ou síndrome do impacto
devem evitar este tipo de exercício pela grande solicitação estática desta articulação.

Frontal:

Como apresentado neste vídeo, você pode executar a ponte frontal para fortalecer a musculatura abdominal medial. Assim como no exercício anterior, você pode usar variações que aumentam ou diminuem a intensidade. O ideal é que quando o exercício se tornar fácil, se modifique algum fator que aumente a intensidade, ao invés de se aumentar o tempo em contração estática. Como no exercício anterior, pessoas com problemas de ombro devem evitar este tipo de exercício.

Abdominal na bola: por causa da superfície instável que causa uma sobrecarga maior sobre esta região. Pela grande variabilidade de exercícios que você pode fazer usando a bola suíça, ficaria inviável falar de todas aqui. Neste sentido, este vídeo apresenta uma boa amostra de variações possíveis.

Utilizando um treinamento como este mostrado aqui você conseguirá um fortalecimento da musculatura abdominal bastante acentuado. É muito importante que você busque um fortalecimento por completo de seu corpo e não apenas da região abdominal e lombar. É importante também salientar que estes exercício são auxiliares no processo de definição abdominal, mas um treino por completo, fortalecendo toda a musculatura e uma alimentação regrada é mais do que fundamental para este objetivo. No mais, execute estes exercícios sempre por último em sua sessão de treinamento, para obter uma melhor eficiência e não prejudicar os demais exercícios. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!