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Faseolamina – Saiba para que serve e seus benefícios no emagrecimento

Descoberta na década de 70, a Faseolamina é uma glicoproteína encontrada no feijão branco que consegue reduzir a absorção de carboidratos. Resultado no emagrecimento e perda de gordura.

Faseolamina emagrece saiba para que serve

Quem se recorda da mãe falando para comer feijão porque ele iria nos deixar fortes? Pois bem, isso é a mais pura verdade. O feijão faz parte do grupo das leguminosas e são extremamente nutritivos além de ser muito bom.

O feijão branco não é muito comum na mesa do brasileiro, mas oferece uma proteína muito importante: a faseolamina. Ela não é uma novidade no mercado, mas de uns tempos para cá, caiu no gosto popular se tornando uma excelente ferramenta para aqueles que querem perder peso. Os inibidores da alfa-amilase já fizeram muito sucesso na década de 70 e voltou a aparecer no início do século XXI.

Mas, o que é a faseolamina faz?

Primeiramente, o faseolamina é uma glicoproteína (um oligossacarídeo + um polipeptídeo). Ela tem como função principal bloquear, em parte, a ação da enzima alfa-amilase. Esta, por sua vez, é produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares e tem como função primordial metabolizar alguns açúcares como o amido (massas e arroz, por exemplo) ou o glicogênio em pequenas moléculas de maltose e dextrose. Essa enzima é liberada pelo organismo quando ingerimos carboidrato, ou seja, praticamente o dia inteiro.

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Como a faseolamina age no organismo?

A lógica é bem simples e fácil de ser compreendida. Como dito acima, a faseolamina consegue bloquear, parcialmente, a ação da enzima alfa-amilase responsável por degradar moléculas enormes de carboidratos que consumimos através dos alimentos.

Quando o açúcar mão é degradado em partes menores ele não consegue ser absorvido pelo intestino e assim, vai direto para as fezes. O resultado disso? Menos calorias vão para o seu corpo e menos carboidratos se transformam em gordura através da ação da insulina.

A liberação da insulina pela ingestão de carboidratos está diretamente ligada ao acúmulo de tecido adiposo. Como menos carboidratos são absorvidos, pouca insulina é liberada.

Faseolamina emagrece ou não?

Bem, seguindo a lógica exposta acima, a faseolamina tem o poder de ajudar na perda de peso por reduzir a absorção de carboidratos pelo organismo. Eles se tornaram os grandes vilões das dietas por provocarem o pico de insulina que acaba por transformar o excesso de carboidratos em gordura e armazenar como forma de energia. E a matemática é bem clara, se você gasta mais energia do que o seu corpo consegue absorver, a perda de pesa não tardará a aparecer.

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Efeitos colaterais da Faseolamina

Por mais que a faseolamina seja uma substância natural ela pode sim causar alguns efeitos colaterais indesejáveis. Qualquer substância que bloqueie a degradação das cadeias de carboidratos pode causar dor abdominal, flatulência e até mesmo diarreia em alguns casos com patologias outras associadas.

Um risco muito maior e muito cometido pelas pessoas que consomem esse suplemento é que elas se sentem livres para consumir mais carboidratos e fazer um grande prato de macarronada na hora do almoço, ou pior, na hora da janta.

A faseolamina, assim como outros suplementos para emagrecer, não faz milagre e uni-la a uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos é o que realmente vai fazer com que você atinja os objetivos tão desejados e tenha a saúde impecável e o corpo que sempre sonhou.

Como consumir

Se você se interessou pela faseolamina e deseja usá-la para perder peso é importante saber que a dose diária não pode ultrapassar 1 g. O melhor horário é imediatamente antes ou durante as principais refeições do dia como o almoço ou o jantar. Quer conseguir resultados mais rápidos? Siga uma dieta balanceada e pratique alguma atividade física.

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Ingerir o suplemento logo antes das refeições tem um motivo. A ação da alfa-amilase já começa na boca, degradando o amido dos alimentos. Portanto, não faz sentido consumir o suplemento depois das refeições.

A ação da faseolamina permanece por um período curto de apenas 1 hora e portanto deve ser consumida junto com a refeição para produzir os seus efeitos. Numa refeição comum e sem excessos de carboidratos, como a presença de batata, arroz ou massas, 60% dos carboidratos deixam de ser absorvidos pelo organismo.

Não é possível saber quanto exatamente a faseolamina consegue emagrecer o indivíduo até porque quando se trata do corpo humano não há receita de bolo. Se você deseja realmente ter uma vida mais saudável e um corpo com tudo em cima a melhor escolha é contratar os serviços de um nutricionista e de um educador físico para garantir resultados com qualidade.

2 Comentários

  1. Mais um artigo que entrou para os favoritos!

  2. Gostei muito deste artigo pois tirou minhas dúvidas, muito esclarecedor…

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