Página Inicial » Emagrecimento » As farinhas que ajudam a emagrecer

As farinhas que ajudam a emagrecer

Separamos 5 tipos de farinhas que além dos benefícios de suas vitaminas, auxiliam no emagrecimento e bom funcionamento do organismo.

O número de pessoas que buscam incluir farinhas que ajudam a emagrecer na alimentação diária, cada vez aumenta mais. E quando vemos os benefícios dessas farinhas, logo percebemos que vale muito a pena. Sim, afinal de contas, não somente contribuem para a diminuição de peso, como também ajudam no combate das mais variadas doenças, já que são ricas em vitaminas, fibras e minerais.

Por isso, acrescentar farinhas como a de linhaça, quinoa, de feijão branco, entre outras igualmente eficazes, é tão importante. Então, aqui veremos quais as melhores farinhas usadas por quem pretende emagrecer, assim como o melhor modo e a quantidade correta para se consumir cada uma delas.

5 farinhas que auxiliam na perda de peso

Farinha de Maracujá

Pouca gente conhece a farinha de maracujá, porém, ela é um ótimo agente emagrecedor e feita mesmo para impedir a absorção de gordura pelo organismo, assim como manter o funcionamento do sistema digestivo em ordem.

Por que ajuda a emagrecer? a farinha de maracujá ajuda a emagrecer porque a sua base é a casca da fruta. Explicando melhor, é na casca que está contida a pectina, uma fibra que se transforma em gel ao chegar no estômago. Ela é o principal agente a favor de manter a pessoa saciada por bastante tempo, sem pensar em ingerir mais comida.

Outras propriedades: a farinha de maracujá começou a ser fabricada originalmente para ajudar no tratamento da diabetes. Por isso, como já vimos, tem como função inicial saciar a fome de maneira eficaz. Mas, além disso, ela ajuda a reduzir a absorção de gordura pelo corpo, entre outras vantagens relacionadas igualmente às suas fibras. Portanto, o espaço que essa farinha ganhou foi maior do que apenas vender aos diabéticos e sim também a quem busca prevenir-se dessa doença, emagrecer, ou até mesmo manter uma alimentação saudável no geral.

Como consumir: o bom dessa farinha é poder preparar ótimas receitas como doces, sucos, vitaminas, mingau, ou iogurtes e incluí-la para dar um toque a mais no final. E mesmo assim, quem preferir, poderá utilizar em comidas salgadas também, o que é ótimo e amplia realmente as possibilidades de incrementar as suas receitas.

A quantidade diária de farinha de maracujá recomendada é de aproximadamente umas três colheres de sopa. O ideal é que se distribua essas três colheres entre as refeições, por exemplo: uma no café da manhã, outra no almoço e a última durante a janta. Lembre-se que a sua vontade de comer diminuirá relativamente ao ingerir a farinha, por isso poderá aproveitar o dia melhor, sem ingerir o mesmo de comida de antes.

Farinha de Feijão Branco

A farinha de feijão branco é realmente bem simples e, embora algumas pessoas usem na comida, a necessidade de ser ingerida em pouca quantidade faz com que se atente ao consumi-la. No entanto, ela é um excelente agente emagrecedor, como veremos aqui.

Por que ajuda a emagrecer? a farinha de feijão branco contribui para o emagrecimento porque faz com que o corpo absorva menos carboidratos por causa da faseolamina A. Faseolamina é como se chama a proteína que encontramos em grande quantidade no feijão branco ainda cru. Quando o grão é cozido, ele acaba perdendo essa proteína, por isso a farinha aparece como ótima opção, afinal de contas, quem iria comer feijão branco cru? Pois é, em formato de farinha o seu uso se torna bem amplo.

Outras propriedades: em primeiro lugar, essa farinha é rica em fibras que ajudam na regulação dos intestinos. Outro ponto importante é que se precisa de pouca farinha de feijão branco para fazer muito. Ou seja, é uma opção interessante para quem não curte muito colocar farinha nos alimentos.

Como consumir: a melhor maneira de ingerir a farinha de feijão branco é diluir, num copo de água, uma colher de chá e beber um copo antes do almoço e outro antes da janta. Alguns preferem beber apenas uma vez por dia. Acontece que a farinha de feijão pode ajudar na eliminação de gorduras e carboidratos, mas ela é potente. Então devemos ficar atentos quanto a sua quantidade ingerida. Estabeleça o limite de duas colheres diárias de chá. O excesso costuma causar gases, constipação intestinal e até náuseas.

Farinha de Quinoa

A quinoa ganha cada vez mais espaço nas dietas que visam uma alimentação saudável. Entre os vários produtos derivados presentes no mercado, a farinha acaba sendo uma opção a ser usada nas variadas receitas e com muitos benefícios.

Por que ajuda a emagrecer? a farinha de quinoa ajuda na perda de peso por conta da sua quantidade de fibras, atuando no bom funcionamento intestinal e, ainda por cima, serve como fonte de ômega-3 e ômega-6. Basicamente quer dizer o seguinte: ela ajuda o corpo a eliminar a gordura e de quebra combate o colesterol ruim.

Outras propriedades: a farinha de quinoa é frequentemente indicada para aliviar o estresse do dia a dia e também as mudanças de humor acentuadas da TPM. Isso se deve por possuir triptofano na sua composição, que ajuda na regulação da serotonina presente no organismo.

Como consumir: a melhor maneira é misturada nas refeições. Seu gosto é consideravelmente neutro, logo poderá entrar em iogurtes, pratos salgados, saladas, porções de frutas, vitaminas, sucos, etc. Algumas pessoas utilizam em receitas de pães e bolos pois não contém glúten, sendo assim benéfica às pessoas com doença celíaca. A porção diária indicada é de duas a três colheres de sopa.
Leia mais sobre a Quinoa e todos os seus benefícios

Farinha de Linhaça

Com propriedades bastante parecidas com as da quinoa, a linhaça ajuda o organismo a se livrar do colesterol e pode ser acrescentada, sendo farinha, em diversas receitas diferentes.

Por que ajuda a emagrecer? a farinha de linhaça auxilia nas dietas de emagrecimento porque, além das fibras, é rica em ômega 3 e ômega 6, assim como a quinoa. Dessa maneira, ela atua combatendo o colesterol ruim. Além do mais, essa farinha possui gordura poli-insaturada que trabalha ajudando o corpo a se livrar de inflamações geralmente causadas pelo excesso de peso.

Outras propriedades: a farinha de linhaça vai muito além de ser uma farinha emagrecedora. Isso porque é ótima no combate à doenças, inclusive imunológicas. Afinal de contas, é rica em vitaminas B,C e E, mais cálcio e magnésio que trabalham juntos na recuperação da massa muscular e firmeza dos ossos.

Como consumir: a farinha de linhaça é mais usada em sopas e feijões, mas vai tranquilamente com outros pratos como saladas, por exemplo. Isso além dos doces de sobremesa e até sucos. 2 colheres de sopa por dia de farinha de linhaça é uma boa quantidade.
Conheça outros benefícios da semente de linhaça e como preparar.

Farinha de Banana Verde

Ótima para aumentar a sensação de saciedade, a farinha de banana verde vem ganhando a cada dia mais adeptos. Porém, esse não é o seu único benefício. Sim, existem vários outros, confira!

Por que ajuda a emagrecer? a farinha de banana verdade é excelente para quem quer emagrecer pois possui um amido resistente que se conserva intacto até chegar ao intestino grosso. Dessa maneira, o apetite é diminuído por muito mais tempo.

Um fato curioso é que esse amido acaba sendo perdido quando a fruta amadurece, por isso ela deve ser verde mesmo. E como comer banana verdade é um tanto desagradável, nada melhor do que a farinha.

Outras propriedades: a fibra contida nessa farinha evita doenças cardíacas (por ajudar na eliminação de gordura), prisão de ventre ou diarreia. Isso sem contar que o amido da banana verde ajuda a combater a elevação da taxa glicêmica no organismo. Além do mais, é rica em vitaminas A, C, D, E e complexo B. Sendo que ainda possui carboidratos, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e manganês.

Como consumir: muito versátil, a farinha de banana verde pode ser usada em receitas de bolos, pães, tortas ou saladas. Ela não tem sabor forte, por isso aceita ir em praticamente todas as receitas mais comuns.

Se indica duas colheres de sopa da farinha para o consumo diário.

Sobre Bruno Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!