Página Inicial » Emagrecimento » Farinha de banana verde, benefícios e receitas

Farinha de banana verde, benefícios e receitas

A farinha de banana verde pode auxiliar no emagrecimento e ainda trazer muitos outros benefícios a saúde, veja quais são e como preparar em casa com deliciosas receitas.

Para falar dos benefícios em incluir nas receitas a Farinha de Banana Verde que pode substituir em muitos pratos a convencional farinha branca, primeiro vamos explicar o que é, quais seus benefícios e no final deste artigo além das deliciosas receitas, ensinaremos como preparar você mesma(o) este poderoso alimento em casa, sem a necessidade de procurar nos mercados.

Quais as propriedades da Farinha de Banana Verde

A Farinha de Banana Verde é feita a partir de um dos alimentos mais completos da natureza, a própria banana-verde ou quando está no ponto de “quase madura” seu processo é industrializado e pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais, mercados, farmácias, entre outros.

farinha de banana verde benefícios como preparar

A Banana Verde possui excelentes propriedades nutritivas, mas, como é impossível comer a fruta “in natura verde” devido a liga que amarra a boca e ao gosto amargo, pesquisadores nutricionistas descobriram uma forma ideal para a ingestão diária, a Farinha de Banana Verde de maneira que o teor nutritivo permaneceu inalterado.

Quais os benefícios em consumir a Farinha de Banana Verde

A inclusão no cardápio para a preparação de receitas ou usar o produto “in natura na forma da Farinha de Banana Verde”, traz inúmeros benefícios a saúde, a principal é que ajuda a emagrecer pois tem menos calorias e carboidratos, evitando assim, o acúmulo de gordura, também reduz futuros problemas como diabetes, já que evita picos da glicose, além de prolongar a vontade de comer.

Uma das fontes mais poderosas da Farinha de Banana Verde é a substância chamada de amido resistente, responsável em melhorar a imunidade, a digestão e os índices glicêmicos tão importantes para a saúde.

A importância deste amido na forma resistente é que pode ser encontrado em índices que variam de 55 a 93% na Farinha de Banana Verde, isso porque ele é absorvido somente pelo intestino delgado e não no estômago, isso significa que não será liberado glicose no sangue.

Outra das vantagens da Farinha de Banana Verde é que possui menos sacarose, açúcar natural das frutas, por isso não há riscos para adquirir diabetes, é zero em gorduras e as fibras regulam a função dos intestinos, sem falar da sensação de bem-estar que proporciona com a substância liberada a serotonina, além de minimizar nas mulheres os sintomas da TPM.

A Farinha de Banana Verde pode ser incluída no cardápio em até 2 colheres ao dia, (cerca de 30 gramas) ou a critério do nutricionista, e nesta pequena quantidade já tem os seguintes nutrientes:

  • 10% de fibra
  • 8% de fósforo
  • 7% de carboidrato
  • 6% de ferro
  • 5% de cálcio
  • 3% de magnésio
  • 2% de manganês
  • 1% de proteína

Farinha de Banana Verde emagrece mesmo?

Com certeza, incluir a Farinha de Banana Verde na dieta é uma excelente escolha, principalmente pela presença da substância chamada amido resistente, graças a sua ação que age sobre o estômago, a sensação de saciedade é mantida por horas, por isso, é fácil perder os “quilinhos a mais” em pouco tempo.

Outro fato comprovado é que diminui o colesterol visto que os ácidos graxos de cadeia curta são responsáveis pela redução da absorção do colesterol no intestino, reduzindo e muito o LDL (colesterol ruim).

A saúde então, fica em dia já que o LDL em excesso pode acumular placas de gordura entupindo as artérias do corpo, iniciando uma aterosclerose, onde infarto ou AVC podem surgir sem aviso.

Como consumir a Farinha de Banana Verde

Você pode escolher entre diversas maneiras, importante é observar que não ultrapasse a ingestão de 2 colheres diárias, ou conforme orientação do nutricionista. Pode ser polvilhada sobre qualquer alimento como frutas, iogurtes sem açúcar, misturada a sucos sem açúcar, sopas, caldos, ou onde a imaginação mandar. Pode polvilhar sobre saladas ou outros alimentos pois o gosto em nada será alterado.

Na hora de fazer pães, tortas ou bolos, pode substituir metade da quantidade da farinha de trigo da receita, pela Farinha de Banana Verde, os pratos continuarão deliciosos, mas, muito nutritivos.

Veja agora a receita caseira de como fazer a Farinha de Banana Verde, e algumas receitas que além de deliciosas ficam altamente nutritivas com a adição desta farinha no preparo.

Leia também:

Como preparar a Farinha de Banana Verde

O processo para transformar a Banana Verde em Farinha de Banana Verde é simples, e em apenas alguns passos estará prontinha para usar nas receitas, e a melhor banana para fazer esta farinha é a banana-prata verde ou quase madura, mas, pode usar a que tiver em mãos desde que esteja verde também.

Para valer a pena fazer a receita em casa, comece no mínimo com 1 dúzia de bananas-verdes que devem ser mergulhadas inteiras com casca em água fervente por 2 minutos.

Em seguida enquanto ainda estiverem quentes, (cuidado para não queimar os dedos) devem ser retiradas das cascas e cortadas em tiras de comprido, colocadas uma ao lado da outra numa assadeira sem untar.

Leve ao forno quente até ficarem completamente torradas a ponto de quebrar; estarão prontas para serem trituradas no processador, liquidificador ou moedor, por último passe numa peneira, a Farinha de Banana Verde depois de fria, poderá ser guardada numa embalagem de vidro.

Receitas feitas com Farinha de Banana Verde

Bolo de Banana

Ingredientes

  • 1 ovo grande
  • ¼ de açúcar mascavo
  • ¼ de xícara de óleo de canola ou soja
  • 1 xícara de Farinha de Banana Verde
  • 1 xícara de Farinha de Arroz
  • 1 xícara de leite de soja
  • 3 bananas maduras cortadas em rodelas
  • 1 colher de canela(sobremesa)
  • 1 colher de fermento em pó(sopa)

Modo de preparo

Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida adicione o leite e as farinhas e bata por 3 minutos. Acrescente as bananas, a canela e bata até desmanchar tudo. Por último coloque o fermento e mexa de leve com uma espátula. Unte uma forma somente com óleo e coloque para assar até dourar.

Suco Funcional
(Rendimento 300 ml)

Ingredientes:

  • Suco de 1 laranja
  • 1 folha de couve
  • 100 ml de suco de uva
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • 1 colher (sopa) de Farinha de Banana Verde

Modo de preparo
Para preparar é só bater todos os ingredientes no liquidificador, e consumir de imediato no café da manhã, é um suco energético ideal para dar aquele “pique espanta preguiça”!
Este suco fornece 183 calorias, 4,3 g de proteínas, 36 g de carboidratos 36 g e 4 g de Gorduras.

Torta Salgada com Farinha de Banana Verde

Ingredientes

  • 5 ovos grandes
  • 2/3 xícaras de óleo
  • 3 xícaras de leite
  • 3 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de Farinha de Banana Verde
  • sal a gosto
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo
No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite e o queijo ralado, bata bem até ficar tudo homogêneo.

Junte a farinha de trigo e a Farinha de Banana Verde aos poucos, ligue e desligue o liquidificador até acrescentar as farinhas, por último o fermento e bata só mais um pouco.
Despeje numa assadeira untada
e enfarinhada, 1º metade da massa, e por cima o recheio de sua preferência (pode ser refogado de legumes, frango, qualquer recheio menos calórico) despeje o restante da massa por cima.

Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos, ou até que esteja levemente corado. Se preferir pode polvilhar antes de ir ao forno sementes de chia, linhaça ou outra de sua preferência para ficar crocante e ficar mais funcional e nutritiva. Pode servir quente ou fria.

Bom apetite!

8 Comentários

  1. Maria José da Silva

    Amei o artigo, vou fazer imediatamente essa receita para minha família.

  2. Olá Maria José

    Agradecemos seu comentário, e graças a ele, notamos que a última receita havia ficado incompleta e providenciamos a correção. Caso seja a receita que pensou em fazer para a família, anote o restante dos ingredientes, está bem? Muito obrigada e bom apetite!

  3. ricardo ximenes da cunha

    vou fazer um teste por alguns dias mais gostei da ideia.

  4. já provei esfiha com farinha de banana verde é sensacional amei.gostaria de receber receitas principalmente da massa de esfiha

  5. Amei as dicas…vou fazer agora

  6. MANIRA LUCIA SALUM DINIZ

    já provei esfiha com farinha de banana verde é sensacional amei.gostaria de receber receitas principalmente da massa de esfiha..ESPERO QUE PASSE A RECEITAS…ESTOU USANDO MUITO A FARINHA DE BANANA AMEI…ESTOU ADORANDO

    ESPERO A RECEITA DE ESFIRA…GRATA MANIRA…SOU FILHA DE ARABE

  7. gostaria de ter receita da esfiha. e outras com farinha de de banana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!