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Escoliose – Exercícios Indicados

Para pessoas com escoliose, alguns exercícios podem ser substituídos por outros, continuar trabalhando vários grupos musculares e diminuindo o risco de lesões.

Assim como já foi tratado no artigo sobre escoliose e musculação, este é um problema de coluna que afeta uma grande parte da população. Neste mesmo artigo, foram tratados diversos exercícios que devem ao máximo ser evitados pelas pessoas portadoras desta doença. É o caso, por exemplo, do agachamento, que faz uma pressão vertical sobre a coluna e assim acaba piorando ainda mais o quadro. Ou então o caso da remada em pé, que da mesma forma que o agachamento, acaba produzindo esta pressão vertical que deve ser evitada por portadores de escoliose.

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Em casos mais brandos, aonde a escoliose não chega a ser um limitante do movimento ou que possa vir a ser considerado uma patologia mais grave. Porém em casos mais graves, onde a escoliose está em níveis que possam vir a se tornar uma hérnia de disco, é muito importante que antes de se praticar musculação, a pessoas faça uma Reeducação Postural Global (RPG) com um fisioterapeuta e somente depois de uma certa melhora, partir para a musculação. Outro fator a ser levado em conta é o fato de que somente a musculação não irá resolver sozinha o problema, e exercícios de flexibilidade também devem fazer parte da rotina e do tratamento de pessoas com escoliose.

Como foi mencionado, o principal objetivo da musculação para pessoas com escoliose varia conforme cada caso. Pessoas que tem escoliose advinda de pouco tônus, tem que promover a melhora da flexibilidade e o fortalecimento da área em questão. Já em casos onde a escoliose, seja ela em S ou C, for mais aguda, a musculação deve ser feita apenas sob orientação médica.

Para pessoas que possam fazer musculação, o mais importante é reduzir ao máximo a pressão vertical sobre a coluna. Assim, a grande maioria dos exercícios em pé tem de ser substituídos. Isso não quer dizer todos, quero deixar bem claro, mas muitos deles acabam causando esta pressão.

Exercícios mais indicados para quem tem escoliose

  •  Um dos exercícios mais utilizados, e provavelmente um dos mais eficazes para os membros inferiores, o agachamento, deve ser evitado, por produzir uma grande pressão na coluna vertical. Mas isso não quer dizer que uma pessoa que tenha escoliose não possa exercitar de maneira eficiente os membros inferiores. A melhor saída para substituir o agachamento no caso das pessoas com escoliose é o leg press, que feito com a técnica correta, como mostrado neste artigo (Leg press – Execução correta e principais cuidados) irá evitar que se cause uma sobrecarga sobre a coluna lombar. Todas as versões do leg press podem ser usadas.
  • Outro caso, já apresentado é o da remada em pé, usada pra deltoides. Uma excelente maneira de se substituir são as elevações, desde que feitos com menos carga. Veja como exercitar os deltoides com as elevações neste artigo (Principais erros no treino de deltóides). É importante neste caso, usar uma amplitude de movimento entre 30 e 90 graus, seja na frontal ou na lateral, pois assim você terá um trabalho intenso sem precisar de tanta carga.
  • No caso do bíceps, é muito comum para casos de pessoas com escoliose, usarmos a rosca Scott no lugar da polia em pé. Por que com a Scott teremos menos pressão sobre a coluna lombar e um trabalho bastante efetivo.
  • Existem outros casos de exercícios que podem ser substituídos por outros sem perda de desempenho, mas cada caso tem de ser avaliado por um bom profissional. Como já mencionei, casos mais agravados têm de receber tratamento médico e de um fisioterapeuta, pois a musculação pode agravar ainda mais a situação se feita de maneira incorreta, podendo até desencadear uma hérnia de disco. Portanto, avalie seu caso e procure um bom profissional antes de iniciar na musculação.

Nota:
Esse artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta a um profissional de saúde.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

6 Comentários

  1. Ivanir de Vasconcelos

    Uma leve escoliose mas ta mim uma falta de ar cansado nas pernas qual e os exército q tenho fazer.

  2. ok gostei do post , eu fazia antes biceps na barra em pé . mais n faco mais devido tenho uma pequena escoliose , queria saber se posso fazer o biceps , no cross over , e biceps com halteres sentado na cadeira , sendo que faco 3 serie pra biceps , e faço biceps rosca scott , e tabem la na minha academia tem um aparelho extensão de lombar que eu coloco um peso segurano na minha mão direita ,e jogando pro lado esquerdo faco 3 serie de 20 , e tambem tem uma madeira que tem la na parede que eu alongo a escoliose

  3. Tenho escoliose leve, gostaria de saber se posso fazer Remada Cavalinho ou tenho que evitar esse exercício, já fiz 3 vezes esse exercício caso seja contra indicado pode ter agravado ??

  4. rita ribeiro de oliveira sousa

    tenho escoliose acentuada em forma de s
    fui pra academia e la so nao fiz agachamento

  5. Tenho escoliose leve e gostaria de saber se posso fazer o exercício Remada Cavalinho?

  6. TENHO ESCOLIOSE GRAVE EGOSTARIA DE SABER QUAL O EXERCICIO INDICADO PRA MIM

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