Página Inicial » Estética » Endermologia: o que é e como funciona esse tratamento para celulite

Endermologia: o que é e como funciona esse tratamento para celulite

Conheça os benefícios e resultados do tratamento estético Endermologia. Indicado para combater a celulite e gordura localizada.

A busca pelo corpo perfeito é uma das principais preocupações das mulheres, cinturas finas, firmes, barriga chapada, coxas e glúteos sem aqueles desagradáveis efeitos tipo casca de laranja, cheio de deformidades conhecido como celulites.

Para acabar com esse fantasma que assombra as mulheres desde que o corpo cheinho virou coisa do passado, e que somente uma dieta balanceada e exercícios não fazem milagres, é que foi criada a Endermologia.

Endermologia tratamento celulite e gordura localizada
GettyImages

O que é Endermologia

Endermologia também conhecida como Endermoterapia ou Vacuoterapia, é o nome do tratamento estético feito geralmente pelas mulheres, já que a celulite atinge apenas 1% dos homens conforme tem sido relatados nos últimos anos.

O principal efeito é no combate as gorduras localizadas, flacidez e a celulite do corpo, com resultado 100% garantido, e embora muitos acham que a beleza é fundamental e todo sacrifício vale a pena, é bom salientar que o preço da Endermologia pode pesar um pouco no bolso.

Como é feita a Endermologia

Endermologia é um tratamento onde é utilizado um aparelho que funciona através de uma massagem feita por sucção, ou seja, funciona com ventosas com dois rolinhos que são passados por todo o corpo, proporcionando uma massagem profunda e relaxante.

A principal ação é agir nos vasos linfáticos estimulando a eliminação de toxinas e gorduras presentes, acabando com as celulites, as gorduras localizadas, e o resultado é notado após a 5ª sessão, sendo que o ideal é fazer 10 sessões no mínimo, é claro que as regras podem mudar de acordo com o tipo do corpo.

As massagens melhoram inclusive a circulação, e são feitas em todas as partes do corpo, como braços, nas pernas, barriga, principalmente sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático.

Já nas pernas, os movimentos são feitos de forma ascendentes, que vai da perna até a parte posterior do joelho, e da coxa até a virilha. Na barriga o movimento sempre deve ser feito em direção à virilha e nos braços em direção às axilas.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

As direções e movimentos precisam ser seguidos para que o resultado seja realmente eficaz e visível em pouco tempo.

Qual a ação esperada da Endermologia no corpo

O objetivo do tratamento é agir sobre o sistema linfático drenando os líquidos através do aparelho utilizado, estimulando com isso, o tecido conjuntivo, o colágeno localizado na derme, que é a camada mais profunda da pele responsável em produzir fibroblastos, que são as células responsáveis por dar o aspecto de firmeza à pele.

A Endermologia atua inclusive sobre o tecido adiposo, já que pode quebrar algumas células de gordura que estão em processo de envelhecimento graças a esfoliação que é feita, eliminando assim, as células mortas, devolvendo a pele o brilho natural e o rejuvenescimento.

Outros benefícios da Endermologia é que pode ser usada na remoção de cravos, na diminuição de rugas, cicatrizes, inclusive antes e após uma cirurgia plástica.

Quais procedimentos antes de fazer a Endermologia

A 1ª medida é procurar por clínicas conhecidas e especializadas, ou que tenham sido indicadas por parentes ou amigos, é interessante saber se os resultados prometidos foram alcançados.

O tratamento da Endermologia é aplicada por esteticistas com formação técnica ou fisioterapeutas, mas, é o médico dermatologista que pode determinar o grau de celulite que o paciente tem, e indicar o melhor tipo de tratamento para o caso.

Convém não fazer depilação com cera nem antes e nem durante o tratamento, pois a pele ficará sensível e propensa a ter lesões durante a execução da Endermologia, mesmo que o profissional aplique óleo em seu corpo para facilitar que o aparelho deslize mais facilmente.

Quais as contraindicações da Endermologia

A Endermologia não é indicada para mulheres grávidas, pessoas com problemas cardiovasculares, problemas circulatórios, trombose, hepatite, diabete, doenças infecciosas e progressivas, cancro, com infecções agudas ou ainda, com inflamações, por isso é bom consultar antes o médico de confiança.

Endermologia x Drenagem Linfática

A Endermologia é no momento um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite e gorduras localizadas, e se for associada a drenagens linfáticas em dias alternados, os resultados serão muito mais satisfatórios.

endermologia o que e como funciona
GettyImages
Sessões de Endermologia, o que é e como funciona

Em média cada sessão completa de Endermologia, demora de 35 a 40 minutos e geralmente a partir da 5ª sessão os resultados já podem ser comprovados, é claro que as vezes para casos de celulites mais complexas, essa visualização aparecerá a partir da 10ª sessão.

As sessões de Endermologia devem ser feitas em média 2 vezes por semana, ou no mínimo uma vez por semana e no máximo a cada dois dias, e após os resultados obtidos, a manutenção deve ser feita pelo menos 1 vez por mês e nos casos mais graves 2 vezes ao mês.

É interessante lembrar que os resultados da Endermologia que podem ser vistos a partir da 5ª aplicação são para os casos de pouca celulite a perder.

Para os casos mais graves, as vezes é necessário agregar outros tratamentos como a subcisão, que é um método cirúrgico que age diretamente sobre o tecido fibrótico da celulite, visto que pode estar ligado a fatores como a hereditariedade, alimentação desequilibrada, tabagismo, sedentarismo, tratamentos de reposição hormonal e o uso de pílulas anticoncepcionais, tudo isso, dificulta a eliminação definitiva da celulite.

O tratamento feito pela Endermologia é indolor, no entanto nos casos em que a celulite é mais grave, o local pode ficar com sensação dolorida, e podem aparecer até hematomas causados pela massagem profunda do aparelho; caso isso aconteça, o ideal é evitar exposição ao sol durante todo o tratamento, senão poderá manchar a pele, mas fique tranquila, esses inconvenientes desaparecem espontaneamente.

4 Comentários

  1. Qual endereço, em Sao Paulo, posso fazer a endermologia?

  2. Adorei essa informação sobre endermologia.
    Eu tenho 1,60 e já pesei a uns 4 anos atras 54 kg, e agora no momento estou com 65kg, me sinto gorda e principalmebre inchada na barriga. O clima dqui d Manaus me faz mto mau, não sinto mta vontade d malhar, parece q estou sempre cansada.
    Faço minha própria refeição, apesar d mtas coisa serem cara dmais aqui, como: os cereais d tipo quinoa, grão d bico, lentilha, gergilin, rúcula, couve-flor, brócolis, etc…, graças a Deus o peixe é maravilho e está no bom preço, q é o q me salva ainda.
    Estou disposta a fazer algum tipo d tratamento para desinchar minha barriga, q é o q mais me incomoda.
    Minha dermatologista me disse q era apenas pra eu tomar uns chás pra desinchar. Eu garanto, q eu procuro fazer a melhor alimentação saudável apesar d cust d bida serto alto aqui em Manaus.
    Preciso d uma boa dica d vcs pra eu reduzir mefidas, perder peso, e desinchar a barriga e com uma qualidade d vida mto boa, sem precisar gastar mto.

    • Marivone, eu tive alguns problemas de saúde que me impediam de fazer certos exercícios, até caminhar era doloroso e ganhei peso… mas, como é importante fazer exercícios, mesmo com dores, eu sempre saía para caminhar por alguns minutos, nem que fosse sozinha!
      quando não tenho ânimo/vontade de fazer algo que sei que deve ser feito, respiro fundo e começo a executar a tarefa. Foi o que fiz com os exercícios, no começo as dores incomodavam muito, passei a fazer pequenos movimentos em casa mesmo e agora já me sinto em condições de “enfrentar” a academia.
      É muito importante cuidar da alimentação, eu sempre me preocupei com isso, mas ter em conta só esse ponto, não resolve o problema do excesso de peso.
      coma verduras e legumes, já o peixe é barato aí onde moras, experimente ter mais refeições ao dia (6) e assim comerá menos em cada refeição e fazer a dieta mediterrânica, que é pobre em gorduras ruins e baseada em frutas e verduras cruas ou cozidas e carnes e peixe gralhados ou cozidos, substitua os itens que você diz serem caros, por itens típicos da sua região e estação do ano.
      Se tiver espaço em casa, porque não fazer uma horta? eu sempre tive uma, mesmo quando morava em apartamento.
      Procure ajuda de uma nutricionista, que te orientará melhor sobre isso. Este é o profissional que saberá desenhar a dieta ideal para as suas condições físicas e explique as suas dificuldades financeiras em adquirir certos produtos, devido ao alto custo dos mesmos.
      Essas, são as medidas que estou a fazer para voltar meu peso normal.
      Espero ter podido ajudar

    • Marivone, outra coisa que talvez seja necessário, vai depender da quantidade de gorduras e peso, que possuíres, é fazer algumas sessões de massagens no corpo para não ficar com flacidez devido a perda de peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *