Página Inicial » Emagrecimento » Emagreça de forma saudável com o chá branco

Emagreça de forma saudável com o chá branco

Inclua o chá branco em sua dieta e veja os benefícios dessa bebida para sua saúde e perda de peso.

É recente o hábito das pessoas de incluir chás na dieta. Mesmo que por diferentes propósitos, o chá passou a fazer parte do dia a dia daqueles que se preocupam com saúde e bem estar.

Os chás ficaram mais famosos por causa da sua fama de serem bons agentes no emagrecimento. Se antes eles eram consumidos apenas pelas avós, hoje o chá branco é conhecido por seus benefícios para a saúde e, por isso, passou a ser produzido em diferentes formas para agradar diversos paladares.

A origem do chá

cha branco emagrece benefíciosOriginário da China, a lenda por trás da história da produção do chá branco é interessante.

O que se fala é que ele foi descoberto depois que uma folha da erva caiu em uma xícara de água fervente enquanto um imperador chinês relaxava em seu jardim. Quando provou o sabor da iguaria e sentiu os efeitos da cafeína em seu organismo, ele passou a cultivar a planta e a oferecer para seu povo.

A partir daí ele começou a ser bastante consumido na região e os ingleses, quando entraram em contato com esse povo através das expedições, levaram o chá para a Europa e assim o costume de bebê-lo foi difundido pelo mundo.

Como ele é produzido?

O chá branco, assim como o verde, é feito a partir da planta chamada Camellia Sinensis. A diferença entre os dois é o momento em que as folhas são colhidas e o tempo de processamento.

As folhas utilizadas para a produção do chá branco são retiradas precocemente e só podem ser colhidas durante alguns dias durante a primavera. Isso explica também porque o esse chá tende a ser mais caro do que o verde. Nessa época, as folhas são recobertas por uma penugem branca – e daí vem o nome do chá.

Outra diferença – e mais importante – é o tempo e o modo de processamento dos dois tipos de chá. Enquanto o branco é colhido com delicadeza para não estragar as folhas e colocado no vapor por um curto período de tempo, o verde é processado por mais tempo, e por isso, sofre oxidação.

O grau de oxidação é o que dá ao chá branco o título de mais “poderoso” do que o verde. Por ser manipulado por menos tempo, ele guarda mais antioxidantes e nutrientes, e assim, traz mais benefícios para o seu organismo.

O chá branco e seus benefícios no emagrecimento

Ele ajuda mesmo, e esse seu efeito é devido a presença de substâncias chamadas catequinas.

Esse composto atua na queima das gordurinhas porque tem grande efeito termogênico e acelera o metabolismo corporal. O chá verde também tem esse efeito mas, já que o processamento lento elimina grande parte dos seus nutrientes, é fácil deduzir que o branco terá mais efeito na perda de peso porque concentra mais catequinas.

De acordo com pesquisas, o chá branco pode acelerar o metabolismo em até 8%, enquanto o verde acelera em apenas 4%. É por isso que atualmente ele vem sendo indicado para dietas de perda de peso. Ele ainda tem antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células e promovem o bem estar.

Como tomar o chá branco?

No supermercado ele é encontrado de várias formas: em pó, a folha seca, em lata já preparado e diluído, com sabor, etc. Qualquer um dos tipos é bom e vai ser capaz de ter efeitos na perda de peso, mas o mais indicado é consumir a forma natural em folha, porque tende a ser mais concentrado.

Leia também:

Preparar o chá branco é simples!

Após surgirem as primeiras bolhas na água a ferver, apague o fogo e acrescente a erva. O ideal é usar 2 colheres de chá para cada xícara de água. Depois, deixe abafar por um tempo e use um coador para retirar as folhas.

É importante consumir em até 24 horas, pois depois disso ele perde muito de seus nutrientes. Caso você enjoe de consumir o chá puro, tente colocar um bastão de canela em pau na água fervida. Dá um sabor diferente e muito bom!

Assim como toda dieta para perder peso, a combinação de chá + atividade física é ideal e faz com que os objetivos no emagrecimento cheguem bem mais rápido. Então, pratique exercícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!