Página Inicial » Emagrecimento » É possível transformar gordura em músculos?

É possível transformar gordura em músculos?

Nesse artigo iremos debater um termo muito repetido em propagandas exageradas e milagrosas que prometem “transformar gordura em músculo”.

Fisiologicamente NÃO! Segundo os especialistas, a gordura não se transforma em músculo e tão pouco é trocada por massa definida.

O músculo e as gorduras são feitos de tecidos diferentes e por isso, não existe a transformação milagrosa de um componente, pelo outro. O que acontece, de fato, é a perda gradativa de tecido adiposo e, simultaneamente, o ganho de massa muscular.

O paciente perde peso, por meio de uma dieta ou exercício físico, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a redução de sua quantidade. O tecido adiposo continua no mesmo lugar, mesmo depois de ter emagrecido” reforça o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro (SP).

Pelo fato de o corpo perder gordura no processo de reeducação alimentar, enquanto os músculos ganham força na musculação, pode ser comum confundir as informações e dizer que as curvas se transformaram. Afirmar que o corpo conseguiu “trocar gordura por músculos” é uma força de expressão, popular nas academias, mas que não tem nenhuma relação com a realidade.

Por isso é que os especialistas sempre batem na mesma tecla: não existe milagres, nem nas academias, nem nas dietas. O que ajuda o corpo a ficar definido, sem excessos, é a união entre as atividades físicas, alimentação saudável e, quando necessário, suplementos alimentares.

Combinação ideal

Para o especialista, perder uma quantidade alta de gordura corporal é uma tarefa que envolve a dieta hipocalórica (ingestão de poucas calorias diariamente, cardápio que deve ser elaborado apenas por profissionais) e uma série de exercícios aeróbios e musculação.

A combinação dos exercícios aeróbios com os localizados, somados a uma boa alimentação, é o primeiro passo para quem deseja se livrar da gordura. Os exercícios aeróbios irão queimar a gordura, enquanto os localizados irão tornear os músculos. A alimentação adequada irá garantir que o alcance do resultado desejado”, aconselha o Dr. João Pinheiro.

Força muscular

Quando o atleta passa a investir na musculação é natural que os tecidos musculares aumentem, assim como a força física auxilia a diminuir as calorias e evaporar as gorduras corporais.

Mas, vale reforçar que só investir em uma das alternativas não vai fazer com que o corpo ganhe um resultado 100%. Lembre-se de que é a união entre exercícios e boa alimentação que fazem do atleta um destaque nas academias.

Pinheiro ainda reforça, quando diz que o corpo começa a perder a massa muscular a partir dos 30 anos, pois o organismo começa e perder força metabólica. A diminuição metabólica pode prejudicar nos rendimentos físicos. Neste momento, o atleta percebe que precisa reforçar seus rendimentos. O médico aponta que o corpo perde 3% dos rendimentos, a cada década.

Mas, nada que uma boa dose de reforço físico não resolva o problema. O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos exercícios, principalmente os que utilizam pesos, como a musculação. “Quando a pessoa faz exercícios para perder peso, ocorre o aumento da massa muscular, que possibilita a diminuição de gordura ao redor do músculo, o que melhora a aparência física e tonifica os músculos”, diz o fisiologista do exercício.

De acordo com o especialista, os músculos são responsáveis por todos os movimentos do corpo e trabalham durante todo o dia. Para o conjunto muscular estar em forma, não basta só praticar exercícios e cuidar da alimentação, também é preciso entender como funciona o processo de ganho de massa magra e perda de gordura.

Os ganhos de massa muscular consistem em um processo anabólico, que acontece sempre quando as moléculas se reconstroem, a partir de outras. Já a eliminação de gordura ocorre a partir do processo catabólico. Ou seja, no momento em que o organismo está sem energia, o corpo destrói o seu próprio tecido, o que proporciona a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Apesar de serem processos distintos, existem algumas formas de atingi-los. É importante fazer exercícios físicos e se alimentar de muitos nutrientes para conseguir eliminar a gordura e ganhar músculos”, reforça Pinheiro.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

2 Comentários

  1. Quero perde barriga.Perdi peso,mais fiquei com flacidez na barriga,e outros lugares!Como faço para perde essa flacidez?

  2. Quero uma dieta para deixar a barriga definida como faço para perder a gordura do abdômen e deixar somente os músculos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!