Página Inicial » Dietas e Nutrição » Dietas – Alimentos que ajudam a Emagrecer

Dietas – Alimentos que ajudam a Emagrecer

Para quem tem objetivo de perder gordura, nesse artigo vamos citar vários alimentos que podem ser incluídos em uma dieta para emagrecer rápido sem comprometer a saúde.

Quem pratica musculação e outros esportes, sempre tem uma preocupação importante com sua saudade, por isso leva a dieta muito a sério. Mas claro que não é fácil saber assim de início quais os alimentos que podem ser consumidos sem que acabe engordando demais. É um grande problema na verdade, todos sabemos que um fisiculturista precisa ter boa
alimentação e às vezes acaba exagerando nos alimentos. Quem parou com os exercícios por um tempo e adquiriu gorduras extras, quando volta, precisa emagrecer o mais rápido possível. Por isso, preparamos uma lista especial com
alimentos que ajudam no emagrecimento.

Quem acompanha o Treino Mestre há mais tempo, já deve saber que uma boa dieta está longe de ser parecido com passar fome. Ainda mais para quem faz musculação, pois precisa manter-se bem alimentado afim de evitar que os músculos acabem se canibalizando por falta de proteínas. Então, confira uma lista dos principais alimentos para uma dieta para emagrecer rápido sem perder vitaminas, carboidratos proteínas, lipídios, minerais e fibras.

Alimentos que deve incluir em uma dieta para emagrecer rápido

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em proteínas:

A importância da proteína para quem faz exercícios físicos é indiscutível. Sem ela, sem elevação da massa muscular. Até mesmo quem não costuma fazer exercícios, precisa equilibrar a sua ingestão. Porém, todos sabemos que os alimentos realmente ricos em proteínas, são derivados de animais e consequentemente ricos em gorduras, como fazer então?

Bem, por isso a dica é grelhar ou assar os alimentos, afaste-se de fritá-los no óleo ou azeite.

Peito de frango, atum, salmão, coxão mole e patinho são excelentes opções para você incluir em sua dieta, por serem carnes magras ou com “gorduras boas”, como falamos nesses dois artigos das proteínas e lipídios. Coma ovos cozidos e evite comer as gemas, pois é exatamente ali onde se encontra a gordura prejudicial do ovo.

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em vitaminas:

As vitaminas são importantíssimas e ao mesmo tempo são muito esquecidas na hora de uma dieta. Os principais fornecedores de vitaminas são frutas e
legumes. Uma boa dica é ingerir diariamente 3 porções de frutas e
legumes, pois isso ainda vai ajudar na captação de fibras, como veremos a
seguir. Mas agora, vamos a lista das vitaminas mais importantes e os
alimentos que as fornecem:

Vitamina
A –
Jamais esqueça dela, pois é a principal responsável pela saúde da visão, combate ao envelhecimento precoce, etc. Ela pode ser encontrada em alimentos como pêssego, mamão e cenoura.

Vitamina C – Não ouse praticar esportes sem ela. Sua principal função no organismo é dar resistência aos ossos, dentes e tendões, assim como reforçar os vasos sanguíneos. Pode ser encontrada em frutas cítricas como a laranja e o limão, assim como no tomate e no pimentão.

Vitamina D – A grande responsável pela saúde dos ossos. É ela que promove a absorção de cálcio pelo organismo. Pode ser encontrada em peixes e leite. Por isso, opte por peixe grelhado e leite desnatado.

Vitamina B1 – Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e com isso, também do coração. Ela é bem mais fácil de ser obtida em alimentos para emagrecer como arroz integral, cereais integrais, verduras amargas e legumes em geral.

Vitamina B2 – Antes conhecida como vitamina G, favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas. É encontrada principalmente em vegetais folhosos como o repolho.

Vitamina B3 – Importante para remover substâncias químicas tóxicas e auxiliar na produção de hormônios. Pode ser encontrada em frutas secas e cereais integrais.

Vitamina B5 – Ela ajuda a controlar o stress, formação de anticorpo e ainda auxilia o metabolismo. Pode ser encontrada no milho e vegetais em geral.

Vitamina B12 – É indispensável na formação do sangue, evitando problemas cardíacos e derrames. É encontrada em grandes quantidades no Fígado bovino e em carnes de peixes. No mercado existem marcas que oferecem margarinas fortificadas com vitamina B12, vale a pena dar uma conferida.

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em carboidratos:

É quase que um paradoxo oferecer alimentos com carboidratos mas que podem
ajudar no emagrecimento também. Porém, a deficiência de carboidratos no
organismo, ocasiona num baixíssimo rendimento de massa muscular. A solução está em ingerir alimentos com baixo índice glicêmico (IG), veja uma lista com os principais:

  • Batata doce;
  • Lentilha;
  • Ervilha;
  • Grão de bico;
  • Pão de centeio;
  • Feijão preto;
  • Arroz integral
  • Macarrão integral;
  • Espaguete.

Nesse artigo dos Carboidratos, citamos várias fontes para você incluir em sua dieta, apesar de ser para uma dieta de hipertrofia, incluimos carboidratos de baixo índice glicêmico. << Veja essa tabela também, vai ajudar. 😉

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em lipídios:

Talvez esta parte seja um pouco mais delicada, pois vamos falar da inserção de
gordura numa dieta para emagrecer. Ao contrário do que muitos pensam, e levam isso com seriedade, é que uma dieta deve ser livre de todo os tipo de gordura, mas não é assim. O HDL (colesterol bom) deve estar presente no nosso corpo sempre, é ele que impede que o colesterol ruim avance totalmente. O ômega-3 também entra nessa batalha, ele é um ácido graxo não produzido naturalmente pelo corpo e por isso deve ser ingerido nos alimentos.

O ômega-3, desde sua descoberta, acabou sendo muito importante para o corpo humano, pois além de ajudar na circulação sanguínea e evitar problemas cardíacos, ainda controla a depressão, diminui o risco de alguns cânceres, entre outros benefícios.

Tanto o ômega-3 quanto o HDL, podem ser adquiridos em:

  • frutos do mar como salmão e atum;
  • Linhaça;
  • Nozes;
  • Óleo de canola;
  • Ovos com ômega-3 produzidos por galinhas alimentadas com semente de linhaça.

Para ajudar a controlar os níveis de HDL no organismo, uma outra boa dica é ingerir pequenas quantidades diárias de pequenas frutas vermelhas como morango, framboesa, amora, etc.

Leia também: Água no auxílio do Emagrecimento

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em sais minerais:

Os sais minerais às vezes não são levados em consideração nas dietas. E isso que eles não são tão difíceis assim de serem encontrados. Numa couve, por exemplo, é possível encontrar ferro, cálcio e fósforo ao mesmo tempo. O cálcio e o fósforo, são os principais responsáveis na formação do esqueleto e dos dentes.

*O ferro é bem mais fácil de encontrar. No mesmo frango ou bife grelhado que você pode comer para conseguir proteínas, também irá conseguir ferro.

*O cálcio já é bastante famoso por estar presente no leite, mas a dica pra quem busca emagrecer, é tomar leite desnatado. Também é encontrado em brócolis e repolho;

*O fósforo é indispensável, mas pode ser encontrado mais facilmente, ele está presente na carne de frango, no repolho, etc;

*O magnésio já é bem conhecido dos esportistas, pois ele tem papel fundamental na resistência física. A melhor forma de obtê-lo é em legumes, ou alguns grãos como nozes;

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em fibras:

As fibras são como nossos garis internos, elas praticamente fazem o trabalho de limpar boa parte do organismo. Sem contar que alimentos ricos em fibras trazem a sensação de estarmos saciados por mais tempo, evitando fazer com que possamos comer demais. Elas estão presentes em todos os alimentos integrais como pães, cereais, macarrão e arroz. Uma outra dica para quem gosta do típico feijão com arroz, é fazer com arroz integral, pois o feijão preto também é rico em fibras.

O mais importante é lembrar que todos esses alimentos devem ser ingeridos
em quantidades normais, nunca demais. Por mais saudável que seja um
alimento, ingeri-lo demais, pode ser perigoso como tudo.

Sobre Bruno Vargas

20 Comentários

  1. Mto bom o post, agora.. Eu n entendi mto bm na parto do Peito de Frango , Atum , etc. Eles podem ou n podem ser consumidos ?

  2. Sim, podem ser consumidos.

  3. Cara, seu blog é excelente, encontrei várias informações aqui que desconhecia, tem me ajudado muito. Agora estou querendo perder peso e as dicas de alimentos vão me ajudar a emagrecer e com qualidade de vida que é o mais importante.

    Parabéns!!

  4. Adorei as dicas, imaginava tudo ao contrário, rs…………

  5. Parabêns pelo grande blog, mais gostaria de saber o que é indicado para peder apenas barriga?

  6. Olá Ugo, o corpo quando entra em um processo de perda de gordura, ele não faz essa perda localizada, em apenas uma região, como no caso a barriga, ele vai queimar gordura onde estiver em excesso, incluindo também a barriga. Por isso quando se faz uma dieta de redução calorica, aliada a exercícios, você está visando emagrecer num todo.

    abs

  7. ainda bem que tem essas boas dicas para uma dieta saúdavel gostei vou seguir elas

  8. Gostei, irei praticar essa dieta.

  9. amei essa materia, irei consumir mais esses alimentos.

  10. adorei a dica se for assim mesmo vale a pena!´

  11. Esta Dieta á base da alimentação acho muito mais importante do que os suplementos alimentares. Gostei……..!!!!!!!!

  12. Hedy Koller Del Cielo

    adorei a dieta

  13. Óleo de Canola?
    O Lair Ribeiro afirme veementemente que não devemos consumi-lo.

  14. Edna Pereira Pires Paiva

    li varias coisas e amei, obrigado por voces existirem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!