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Dieta para o emagrecimento, você não está esquecendo das proteínas?

Uma dieta para o emagrecimento precisa ser composta de um equilíbrio nutritivo muito grande. Veja neste artigo uma análise sobre o poder das proteínas para o emagrecimento!

A alimentação é sem sombra de dúvidas, o ponto mais importante para o emagrecimento. Sim, ela é mais importante que o exercício físico. Isso não significa, de forma alguma, que o exercício não seja útil e não desempenhe sua função, mas no geral, a dieta é a base. Por isso, a dieta para o emagrecimento precisa ser muito bem pensada e estruturada, para que tenhamos um bom nível de qualidade nutricional, com aumento dos processos lipolíticos. Neste sentido, um nutriente em especial pode ser muito útil, a proteína!

Dieta para emagrecimento - Proteínas

Nos últimos tempos, houve um aumento considerável pela procura dos alimentos termogênicos, sob a alegação de que eles são fortes aliados do emagrecimento. É lógico que existe respaldo fisiológico e científico para isso, mas quando pensamos em termos de efetividade, em muitos casos, a proteína é muito mais útil.

Aqui, é importante salientar que quando digo que uma coisa tem um custo-benefício melhor, eu não estou dizendo que a outra não serve. Por exemplo, se determinado alimento tem um bom valor nutricional, mas gera uma perda calórica maior do que outro similar, o primeiro tem um custo-benefício melhor, mas não necessariamente ele é melhor para todas as situações.

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Veja agora por que a ingestão de proteínas é tão importante para o emagrecimento!

Entendendo a digestão e absorção das proteínas e sua aplicação na dieta para o emagrecimento!

Não vou ficar me atendo a questões ligadas ao metabolismo das proteínas e ao local em que elas ocorrem. Quero ser bem didático. As proteínas são formadas por partes menores, que conhecemos como aminoácidos. Toda vez que ingerimos uma proteína, ela precisa ser literalmente “quebrada” nestas partes menores, os aminoácidos, para que ela possa ser digerida.

De modo geral, isso ocorre com um complexo processo metabólico, onde diferentes enzimas são liberadas, para que a absorção ocorra. Mas isso é assunto para seu nutricionista e seu treinador estudarem!

Depois disso, por serem substratos usados na reconstrução celular, estes mesmos aminoácidos, serão usados para este processo. Ou seja, novamente irão causar um maior gasto calórico. Aqui, quanto mais microlesões celulares houverem em seu corpo, maior será o gasto energético para suprir tais demandas. Neste ponto, que o treino se torna fundamental!

O que quero te mostrar, é que se pegarmos todos os macronutrientes que ingerimos, com toda a certeza são as proteínas que mais dão “trabalho” para serem absorvidas pelo metabolismo. Além disso, são os aminoácidos os componentes mais dinâmicos deste processo, pois podem executar diferentes funções, sejam construtoras ou energéticas.

Por isso, a ingestão de proteínas em quantidade adequada é uma boa estratégia para a dieta para o emagrecimento, desde que haja um contexto adequado.

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Então eu posso comer muita proteína para emagrecer?

Sempre que comento este tema com alguma pessoa leiga, vem a pergunta: mas então é só comer proteína? Oba, que fácil! Neste momento respiro fundo e calmamente explico o seguinte. Nada é tão fácil quanto parece! Quando estou falando do poder que as proteínas têm para AUXILIAR no processo de emagrecimento, não estou dizendo que isso será o suficiente.

Temos um complexo sistema para ser ajustado para que haja a perda apenas de gordura e não de massa magra. E neste ponto, entram questões importantes, como micronutrientes, balanço energético, rotina e atividade física.

Além disso, para que seja de fato importante e traga um balanço positivo, temos que nos preocupar com outra questão: a qualidade destas proteínas. Quanto menor o valor biológico das proteínas, menor será o seu aproveitamento pelo corpo. Além disso, nenhum alimento é composto apenas por proteínas e por isso, tome cuidado com aqueles que possuem muita gordura.

Mas então Sandro, o ideal para uma dieta para o emagrecimento é feita toda a base de proteínas? Não, no geral isso não acontece e é o que vou te explicar!

Dieta a base de proteínas para o emagrecimento? É viável?

As dietas apenas a base de proteínas se alastraram de forma assustadoramente rápida. O que era para ser estratégia, virou quase uma “regra”. Pois bem, nos trabalhos multidisciplinares que eu faço, salvo questões específicas, geralmente usamos alguns períodos de baixo carboidrato (dieta apenas a base de proteínas, gorduras e micronutrientes). E mesmo nestes casos, a dieta é totalmente equilibrada e está alinhada aos objetivos traçados.

No geral, são alguns dias da semana ou períodos de alternância. Em poucos casos, pude ver resultados de fato satisfatórios e saudáveis ao mesmo tempo, em dietas a base de proteínas por um longo tempo. O problema mais comum é a perda de massa muscular (o corpo acaba usando mais aminoácidos como fonte energética).

Por isso, não saia por ai fazendo uma dieta a base de proteínas apenas, achando que esta é a solução do mundo. O emagrecimento pode ser encarado de diferentes formas e tudo é feito com base em estratégias. Não espere milagres ou fórmulas mágicas!

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Além disso, tudo o que foi dito aqui, só vai ter um efeito potencializado, com um treino adequado. Períodos de baixo carboidrato, por exemplo, pedem treinos diferentes dos que o nutriente está normal na dieta. A bioenergética responde estas questões facilmente.

Por isso, não saia tentando emagrecer de diferentes formas, sem a ajuda de uma equipe. Você não terá um bom resultado e sua saúde será prejudicada. Sempre procure um bom treinador e um nutricionista para te orientar! Bons treinos!

Um comentário

  1. Bom dia, gostaria de saber se e possível obter resultados treinando 2 vezes na semana musculação ?
    Pois outros 3 dias treino luta muay thai, peso 78 kilo mais tenho dificuldades de perder gordura abdominal, gostira de saber se voçes podem me ajudar alguma dieta para perca de peso e gordura para dar uma definida. Muito Obrigado agradeço desde já .

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