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Dieta da USP: Como funciona, cardápio e efeitos

Dieta da USP

Apesar do nome lembra a Universidade de São Paulo, essa dieta nada tem a ver com a instituição que nega a autoria de qualquer cardápio oferecido. Mas, mesmo o nome tendo uma origem desconhecida, o importante é saber apenas de uma coisa: ela funciona. É possível perder uma grande quantidade de peso em poucos dias. Como tudo tem um porém, neste caso não poderia ser diferente. A Dieta da USP é muito restritiva, ou seja, não permite a ingestão de diversos alimentos e isso é um ponto bastante negativo pois, induz às pessoas a desistirem de seguir a dieta.

 

dieta da uspÉ feita basicamente por proteínas

Muito parecida com a Dieta Dukan ou a Dieta Cetogênica, a Dieta da USP tem como principal nutriente as proteínas. Alimentos como carnes magras e outros ricos em proteínas como ovos, leite e queijos devem estar sempre presente durante as refeições. Os carboidratos estão completamente dispensados e devem ser reduzidos ao máximo possível para obter sucesso. Quanto às gorduras, a própria carne acaba providenciando-a.

Como funciona a dieta da USP

Para quem está acostumado aos lanches entre as refeições pode ir se despedindo deles, principalmente a ceia. Nessa dieta eles não são permitidos. No café da manhã deve-se comer apenas biscoito de água e sal e café com adoçante. Durante o almoço você pode aproveitar e ingerir clara de ovo cozida ou qualquer outra variedade de carne como a de boi, aves ou peixes, sempre grelhadas e sem gordura. As carnes podem vir acompanhadas de hortaliças e algumas verduras como a cenoura.

A Dieta da USP deve ser feita por, pelo menos, 7 dias e depois desse período é permitido comer outros alimentos apenas durante um dia caso você queira retornar para a dieta. O máximo de tempo pelo qual você pode seguir a dieta é por 15 dias. Mais tempo do que isso a saúde fica prejudicada correndo o risco de adquirir doenças renais por causa do excesso de proteínas na alimentação. Esses nutrientes possuem moléculas de grande tamanho e que são difíceis de serem passadas através do glomérulo durante a filtração dos líquidos corporais.

Como ela ajuda a emagrecer

A primeira fonte de energia do corpo é o carboidrato depois vem a gordura e por fim, as proteínas. Em falta (ou reduzida quantidade) dos dois primeiros nutrientes, a proteína entra na dança e começa a ser degradada em microscópicos pedaços para poder ser utilizada pelas células. A forma proteica é grande demais para passar pela membrana plástica e para deixá-la em tamanho reduzido, o corpo usa a gordura estocada como fonte de energia para degradar a proteína. É assim que dietas como a da USP, que tem como base as proteínas, conseguem eliminar a gordura localizada.

Prós e contras da dieta da USP

Se você tem algum evento próximo como casamento ou festa de formatura e deseja entrar no vestido ou no terno, essa dieta é ideal para alcançar os objetivos. Mas, se você sofre com problemas de saúde e precisa perder peso, e principalmente, mantê-lo, então o melhor é procurar um nutricionista para que o profissional lhe oriente de acordo com a sua necessidade e estilo de vida.

Diferentemente da Dieta Dukan que possui um planejamento para não ganhar o peso perdido e manter as formas conquistas, a Dieta da USP não apresenta nenhum tipo de planejamento quanto ao assunto. Por ser uma dieta extremamente restritiva é muito difícil que alguém consiga permanecer nela por muito tempo, até porque dietas assim fazem mal para a saúde. O nosso corpo precisa de todos os nutrientes disponibilizados na natureza: carboidratos, lipídeos, vitaminas, sais minerais, proteínas e outros para manter o organismo funcionando da melhor maneira. Quando faltam algumas dessas substâncias no cardápio, em algum momento o seu corpo sentirá a falta dela e alguma função já não fará o trabalho tão bem como antes.

Cardápio dieta USP

Segunda:

  • café da manhã: café sem açúcar ou com adoçante

  • almoço: 2 ovos cozidos (de preferência apenas a clara) + ervas para acompanhar

  • jantar: salada à vontade

Terça:

  • café da manhã: café + bolacha de água e sal

  • almoço: 1 bife grande e grelado de carne vermelha ou branca + salada de frutas como sobremesa

  • jantar: presunto a gosto

Quarta:

  • café da manhã: café + bolacha de água e sal

  • almoço: 2 ovos cozidos + torradas + salada

  • jantar: presunto + salada (à vontade)

Quinta:

  • café da manhã: café + biscoito de água e sal

  • almoço: 1 ovo cozido + 1 cenoura + 1 fatia de queijo minas

  • jantar: salada de frutas + iogurte natural

Sexta:

  • café da manhã: café + biscoito de água e sal

  • almoço: filé de frango grelhado

  • jantar: 2 ovos cozidos + cenoura

Sábado:

  • café da manhã: 1 cenoura crua com limão + café

  • almoço: filé de peixe grelhado + tomate (à vontade)

  • jantar: 2 ovos cozidos + cenoura

Domingo

  • café da manhã: café + limão

  • almoço: bife grelhado + frutas de sobremesa

  • jantar: liberado mas, não pode comer doces ou bebidas alcoólicas

Leia também: Dieta das proteínas – Conheça a dieta do Dr. Atkins

Efeitos colaterais que podem ocorrer:

Uma dieta tão restritiva pode ocasionar cansaço, náuseas, tonturas, sonolência, dificuldade no raciocínio, entre outros. Se forem ultrapassados os 14 dias de dieta, pode causar disfunções renais e problemas cardíacos. A Dieta da USP não promove a reeducação alimentar, podendo acarretar o ganho do peso logo após o término da dieta.

Antes de iniciar o regime, este ou qualquer outro que foi citado aqui, consulte um médico. Se você é portador de alguma doença crônica, como diabetes, converse com seu médico para ver se é possível fazer esse tipo de restrição alimentar.  

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

3 Comentários

  1. giselle aparecida da silva silverio

    quero fazer uma dieta saudavel.

  2. Pode comer a gema do ovo sim, funciona do mesmo jeito..

  3. Comeceo ontem dei umas burladinhas mais estou viva volto no final psts quantos kg eliminei bjs

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