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Dicas de como perder os últimos quilos e emagrecer de vez

Vamos entender porque os últimos quilos a serem perdidos quando se está em um programa de emagrecimento, são sempre os mais difíceis.

como perder os ultimos quilosNo caso das mulheres

Em relação ao corpo das mulheres, ao chegar a certa idade, alcançar tais formatos naturalmente é tarefa difícil. O corpo humano, principalmente o da mulher, que necessita de gordura para conceber uma criança no ventre, possui gordura, aquela que irá prover com energia ao feto. Por isso, ele tende a manter uma taxa de gordura confortável, não diminuindo tão facilmente.

No caso dos homens

Para os homens, a diminuição do metabolismo e também da produção de testosterona com o passar dos anos, não só são fatores que aumentam o ganho de gordura, como influenciam na perda depois. Isso sem levar em consideração, os maus hábitos em relação a alimentação e o sedentarismo.
São muitos anos tendo esse estilo de vida, e quando entram em um projeto para emagrecer, é difícil de mudar tais costumes. Primeiro de tudo tem que pensar que não é apenas seguir uma dieta, tem que ser feita uma reeducação alimentar que vai ser seguida para sempre.

Quando faltam poucos quilos para emagrecer de vez, como “apenas” 3kg, 5kg ou até 10kg, é comum a pessoa relaxar um pouco depois de tanto esforço inicial, e alguns pontos devem ser ainda respeitados para evitar de cometer falhas e engordar tudo novamente. Vamos detalhar cada um deles a seguir:

porque os últimos quilos são os mais dificeisDietas

Além do fator natural do corpo, de manter uma porcentagem de gordura, existe a maneira que as dietas são concebidas. O corpo, para perder gordura, precisa usá-la como energia. Para isso, precisa-se consumir menos caloria do que o que vai ser gasto. Quando o corpo não recebe energia da alimentação, ele recorre às reservas do corpo. A capa de gordura corporal é aquela que mais irá prover com energia para o corpo desempenhar as funções vitais e as atividades físicas.

O ajuste da dieta

Contudo, quanto menor o peso, ou quanto mais próximo ao corpo ideal, menos calorias são necessárias. Desse modo, a dieta deve ser ajustada aquele tanto de calorias, que será o que o corpo necessita para que a capa de gordura seja, também, utilizada como energia. Como é muito comum que as pessoas não ajustem as dietas, os últimos quilos são considerados os mais difíceis de serem perdidos.

Corpos não naturais

Outro problema que está relacionado à perda dos últimos quilos é os objetivos além do normal, ou seja, pesos muito baixos, corpos com porcentagem de gordura além do natural, os quais poderiam causar problemas no organismo, relacionados à produção hormonal.

Diminuição das calorias providas ao organismo

O corpo, quando está recebendo uma quantidade calorias muito baixa, tende a diminuir o gasto energético, desacelerando o metabolismo para, assim, produzir mais reservas corporais. Dessa forma, o corpo cria maneiras de deixar a taxa de gordura corporal em um nível normal, o que garantirá energia para que as funções continuem sendo exercidas de maneira correta, mesmo em períodos de menos consumo de calorias.

Por isso, para conseguir os corpos esculturais que as modelos e as atrizes mostram nas capas de revista, é importantíssimo seguir os pontos abordados acima, tendo em vista, sempre, que a saúde é o principal objetivo, superior ao corpo perfeito.

Dicas para eliminar os últimos quilos do seu objetivo:

– Delimite seus objetivos visando o corpo perfeito, porém com uma taxa de gordura confortável para o corpo, assim como um peso que não deixe seu IMC muito baixo;

– Estabeleça uma dieta com menos calorias consumidas dos que gastas;

– Faça um novo ajuste de calorias consumidas quando chegar próximo ao peso ideal, seu gasto e seu consumo são diferentes do início de seu projeto para emagrecer;

– Diminua suas calorias aos poucos, para que a tarefa não se torne desagradável, para você evitar as fugas da dieta;

– Reeduque sua alimentação, melhorando o paladar através de mais legumes, verduras e frutas adicionadas às refeições;

– Opte por alimentos integrais, que proverão com energia por mais tempo que, além de causar saciedade, são ricos em fibras e vitaminas;

– Diminua o consumo de sal, ele em excesso promove a retenção de líquidos e o aparecimento de celulite além de ocasionar o surgimento de doenças como a pressão alta. Prefira temperos naturais como alecrim, salsa, limão, orégano, alho e manjericão;

– Diminua o consumo de carne vermelha que contém gorduras saturadas e opte pelas proteínas magras como filé de frango, peito de peru, claras de ovos e peixes magros como atum e salmão;

– Inclua bebidas termogênicas como o chá verde e o chá branco, elas aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de gordura;

 

– Os suplementos emagrecedores conhecidos como termogênicos também podem contribuir para emagrecimento, já que eles possuem em sua composição, grande quantidade de cafeína, um estimulante que promove o emagrecimento. É aconselhável ter orientação médica para se usar os termogênicos

– Faça exercícios físicos diários, cardiovasculares, que irão gastar mais energia, e musculares, que irão moldar o corpo;

– Coma porções menores mais vezes por dia, pois isso acelera o metabolismo e irá ajudar a emagrecer e perder gordura;

– Sempre consulte um nutricionista esportivo para equilibrar sua alimentação em relação as suas atividades físicas.

Lembre-se:

A motivação faz você começar, o hábito de desfrutar de uma vida saudável fará você continuar. 😉

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

3 Comentários

  1. Estou começando a treinar fazem 3 semanas, quero fortalecer e definir, sem engordar
    O que acham de BCAA e Whey ?

    Dicas.?

  2. foi muito util as dicas qui deixadas.obrigada.

  3. Atenção!
    Não fique tomando suplementos por sua conta,além de vc nao obter os resultados desejados,vai jogar $$$$$ pelo ralo e ainda,,causar danos à sua saúde…resultados dependem de uma série de combinações.Consulte um especialista,medicina esportiva,nutricionista…

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