Diabetes: Musculação e exercícios aeróbicos para diabéticos

A prática de exercícios físicos é necessária para qualquer pessoa, sendo esta com alguma condição de saúde adversa, ou somente para aqueles que querem fazer a manutenção da vida. Nosso organismo precisa de uma dose de exercícios diariamente, o qual ajuda a manter a qualidade dos órgãos, músculos e, consequentemente, do cérebro.

A musculação tem sido mostrada como a grande heroína de pessoas que querem evitar lesões, tratá-las, emagrecer ou tornar os músculos mais fortes e definidos. Entretanto, ela não é usada somente para essas áreas: fortalece os músculos cardíacos, melhora a frequência cardíaca, regula a pressão arterial, melhora a postura, estimula a produção de células, incluindo células ósseas, fortalece ligamentos, e, ainda, regula a concentração de glicose no sangue. Nosso foco, neste artigo, é esta última: a concentração de glicose no sangue.

O Diabetes é uma das doenças que mais mata pessoas no mundo. Ela é caracterizada, principalmente, pela alta concentração de açúcar no sangue, devido a pouca insulina produzida pelo pâncreas. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é a principal responsável por fornecer energia ao corpo, pois faz com que os alimentos que consumimos sejam quebrados e transportados a todos os locais através do sangue. Quando o pâncreas não produz insulina, ou produz em pouca quantidade, nosso corpo não recebe a energia proveniente dos alimentos, mostrando, assim, os sintomas tão característicos da doença, como: cansaço, visão turva, fome exagerada, entre outros. O açúcar consumido fica, então, acumulado em nosso sangue, sem ter sido quebrado, portanto sem poder ser usado.

A atividade física é responsável por diminuir a incidência dessa doença, e de muitas outras. Nosso corpo foi feito para receber doses diárias de exercícios, somente assim ele poderia funcionar de maneira perfeita. Juntamente com a alimentação saudável, o organismo pode ter seu funcionamento ótimo. A musculação, quando preventiva, pode diminuir mais de 50% das chances de desenvolver diabetes. O aumento de massa magra faz com que a glicose seja capturada de maneira mais rápida e adequada.

A musculação também tem mostrado ser muito eficiente na hora de melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras da doença. O ganho muscular promovido pelo exercício com pesos, assim como a diminuição de gordura corporal fazem com que a glicose seja muito melhor absorvida pelo esportista. A massa magra tem a tendência de aceitar a passagem da glicose mais facilmente pelas fibras musculares, ao contrário da gordura, que impede esse processo, mantendo o nível de açúcar no sangue mais alto.

Alguns dos exercícios mais sugeridos para pessoas portadoras de diabetes são o supino e a caminhada na esteira. Estes dois exercícios, quando combinados, geram muito retorno ao diabético. Ao fazer exercícios sistêmicos com barras com peso moderado, a glicose é queimada pelos músculos trabalhando. A caminhada com passos largos auxilia na diminuição da gordura abdominal, que é um dos agravantes da condição, pois diminui a ação da insulina.

Entretanto, esses exercícios devem ser feitos sempre com acompanhamento médico e de um profissional do esporte. Exagerar no treino não vai fazer a doença regredir ou ser controlada mais rápido, somente poderá acontecer uma crise de queda de glicose, por causa da hipoglicemia, que ocorre quando não existe glicose suficiente no sangue para o tanto de exercícios feitos. Procure manter uma rotina de exercícios, moderados, sempre com acompanhamento e supervisão, não se esquecendo da hidratação.

As ações necessárias para que não ocorra nenhum contratempo no treino são: medir a taxa de glicose no sangue antes, durante e depois do exercício; caso o açúcar estiver superior a 250 mg/dL, suspenda o treino; fazer uma avaliação cardiológica completa antes de iniciar os exercícios; ter uma bala de açúcar ou um suco de laranja sempre à mão, em caso de hipoglicemia.

Antes de começar a musculação é necessário ter o aval do médico e do profissional do esporte. Não se esqueça de se hidratar e manter uma alimentação saudável; somente assim você poderá tirar total proveito da musculação para o diabetes.

Esse artigo acima tem apenas o caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Por Raquel Torres Costa Bressan
Redatora  formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

 

6 comentários

  1. Obrigado pelo artigo, eu sou diabético há 9 anos e pratico musculação a quase um ano, porém sem ganhos significativos, estou pesquisando e me consultando mais regularmente com meu endocrinologista para reverter isto.
    Caso alguém tiver alguma dica que possa me ajudar ou alguma declaração a respeito de algo que funcionou com você por favor me mande um email

    • Ali karin Khan Abdul Al-Jafar

      Meu amigo também sou um dos muitos sobrinhos da “Tia Bete” vi um estudo feito por uma universidade mexicana versando sobre o uso do alpiste – é esse mesmo que se dá para os passaros, no controle dos niveis de glicose… Se você quiser saber mais é só colocar no Google: allpiste no controle do diabetes. Espero poder ter sido util

    • OLA,ESTOU APENAS RELATANDO MINHA EXPERIENCIA DE TREINOS POR SER DIABÉTICA,JA TIVE EM SITUAÇÕES TERRIVEIS, TOMAVA 5 DOSES DE INSULINA DIARIAMENTE, PESAVA 127 KLS, HOJE COM 60 ANOS DE IDADE NÃO TOMO INSULINA,NÃO TOMO NENHUMA MEDICAÇÃO PARA PRESÃO ARTERIAL E ESTOU REDUZINDO BEM OS MEDICAMENTOS QUE AINDA TOMO PARA ANGINA QUE ADQUIRI DEVIDO AO PESO EXAGERADO, MAS ISSO NÃO FOI DE UM DIA PARA O OUTRO EU TREINO MUSCULAÇÃO A 2 ANOS E 9 MEZES, JA ELIMINEI 51 KILOS GRAÇAS A DEUS VIVO MUITO BEM……COMO TUDO QUE POSSO E NÃO TUDO QUE GOSTO, FAÇO ALIMENTAÇÃO BEM BALANCIADA E BEM NATURAL, MALHO 5 DIAS POR SEMANA 50 MINUTOS DIARIOS E TREINO NATAÇÃO 3 VEZES POR SEMANA,ME SINTO UMA NOVA MULHER,….FAÇA A DIETA CORRETAMENTE SEM ROUBAR,PORQUE O ENDÓCRINO APENAS TE ORIENTA,O RESTO É COM VC E SÓ VC PODERÁ MUDAR ESSA QUADRO. ABRAÇOS ANA MARIA.

  2. Muito bom este portal, a seriedade com que é tratada cada assunto abordado e a preocupação de informar quanto a procura dos especialistas na área de saúde. Ótimo trabalho!! Parabéns

  3. obrigada me ajudaram muito!!!!!!!!!!!

  4. Quando mais jovem adorava musculação, cheguei a ter um bom físico ,então me casei constitui família e deixei a musculação com intuito de retornar, não aconteceu,estou diabetico,hipertenso e com 23 kg a mais,também tenho gota; Adorei ter enchergado os relatos que para mim pode ser uma luz no fim do túnel, muito obrigado !

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