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Diabetes: Musculação e exercícios aeróbicos para diabéticos

A prática de exercícios físicos é necessária para qualquer pessoa, sendo esta com alguma condição de saúde adversa, ou somente para aqueles que querem fazer a manutenção da vida. Nosso organismo precisa de uma dose de exercícios diariamente, o qual ajuda a manter a qualidade dos órgãos, músculos e, consequentemente, do cérebro.

A musculação tem sido mostrada como a grande heroína de pessoas que querem evitar lesões, tratá-las, emagrecer ou tornar os músculos mais fortes e definidos. Entretanto, ela não é usada somente para essas áreas: fortalece os músculos cardíacos, melhora a frequência cardíaca, regula a pressão arterial, melhora a postura, estimula a produção de células, incluindo células ósseas, fortalece ligamentos, e, ainda, regula a concentração de glicose no sangue. Nosso foco, neste artigo, é esta última: a concentração de glicose no sangue.

O Diabetes é uma das doenças que mais mata pessoas no mundo. Ela é caracterizada, principalmente, pela alta concentração de açúcar no sangue, devido a pouca insulina produzida pelo pâncreas. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é a principal responsável por fornecer energia ao corpo, pois faz com que os alimentos que consumimos sejam quebrados e transportados a todos os locais através do sangue. Quando o pâncreas não produz insulina, ou produz em pouca quantidade, nosso corpo não recebe a energia proveniente dos alimentos, mostrando, assim, os sintomas tão característicos da doença, como: cansaço, visão turva, fome exagerada, entre outros. O açúcar consumido fica, então, acumulado em nosso sangue, sem ter sido quebrado, portanto sem poder ser usado.

A atividade física é responsável por diminuir a incidência dessa doença, e de muitas outras. Nosso corpo foi feito para receber doses diárias de exercícios, somente assim ele poderia funcionar de maneira perfeita. Juntamente com a alimentação saudável, o organismo pode ter seu funcionamento ótimo. A musculação, quando preventiva, pode diminuir mais de 50% das chances de desenvolver diabetes. O aumento de massa magra faz com que a glicose seja capturada de maneira mais rápida e adequada.

A musculação também tem mostrado ser muito eficiente na hora de melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras da doença. O ganho muscular promovido pelo exercício com pesos, assim como a diminuição de gordura corporal fazem com que a glicose seja muito melhor absorvida pelo esportista. A massa magra tem a tendência de aceitar a passagem da glicose mais facilmente pelas fibras musculares, ao contrário da gordura, que impede esse processo, mantendo o nível de açúcar no sangue mais alto.

Alguns dos exercícios mais sugeridos para pessoas portadoras de diabetes são o supino e a caminhada na esteira. Estes dois exercícios, quando combinados, geram muito retorno ao diabético. Ao fazer exercícios sistêmicos com barras com peso moderado, a glicose é queimada pelos músculos trabalhando. A caminhada com passos largos auxilia na diminuição da gordura abdominal, que é um dos agravantes da condição, pois diminui a ação da insulina.

Entretanto, esses exercícios devem ser feitos sempre com acompanhamento médico e de um profissional do esporte. Exagerar no treino não vai fazer a doença regredir ou ser controlada mais rápido, somente poderá acontecer uma crise de queda de glicose, por causa da hipoglicemia, que ocorre quando não existe glicose suficiente no sangue para o tanto de exercícios feitos. Procure manter uma rotina de exercícios, moderados, sempre com acompanhamento e supervisão, não se esquecendo da hidratação.

As ações necessárias para que não ocorra nenhum contratempo no treino são: medir a taxa de glicose no sangue antes, durante e depois do exercício; caso o açúcar estiver superior a 250 mg/dL, suspenda o treino; fazer uma avaliação cardiológica completa antes de iniciar os exercícios; ter uma bala de açúcar ou um suco de laranja sempre à mão, em caso de hipoglicemia.

Antes de começar a musculação é necessário ter o aval do médico e do profissional do esporte. Não se esqueça de se hidratar e manter uma alimentação saudável; somente assim você poderá tirar total proveito da musculação para o diabetes.

Esse artigo acima tem apenas o caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Por Raquel Torres Costa Bressan
Redatora  formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

 

12 Comentários

  1. Obrigado pelo artigo, eu sou diabético há 9 anos e pratico musculação a quase um ano, porém sem ganhos significativos, estou pesquisando e me consultando mais regularmente com meu endocrinologista para reverter isto.
    Caso alguém tiver alguma dica que possa me ajudar ou alguma declaração a respeito de algo que funcionou com você por favor me mande um email

    • Ali karin Khan Abdul Al-Jafar

      Meu amigo também sou um dos muitos sobrinhos da “Tia Bete” vi um estudo feito por uma universidade mexicana versando sobre o uso do alpiste – é esse mesmo que se dá para os passaros, no controle dos niveis de glicose… Se você quiser saber mais é só colocar no Google: allpiste no controle do diabetes. Espero poder ter sido util

    • OLA,ESTOU APENAS RELATANDO MINHA EXPERIENCIA DE TREINOS POR SER DIABÉTICA,JA TIVE EM SITUAÇÕES TERRIVEIS, TOMAVA 5 DOSES DE INSULINA DIARIAMENTE, PESAVA 127 KLS, HOJE COM 60 ANOS DE IDADE NÃO TOMO INSULINA,NÃO TOMO NENHUMA MEDICAÇÃO PARA PRESÃO ARTERIAL E ESTOU REDUZINDO BEM OS MEDICAMENTOS QUE AINDA TOMO PARA ANGINA QUE ADQUIRI DEVIDO AO PESO EXAGERADO, MAS ISSO NÃO FOI DE UM DIA PARA O OUTRO EU TREINO MUSCULAÇÃO A 2 ANOS E 9 MEZES, JA ELIMINEI 51 KILOS GRAÇAS A DEUS VIVO MUITO BEM……COMO TUDO QUE POSSO E NÃO TUDO QUE GOSTO, FAÇO ALIMENTAÇÃO BEM BALANCIADA E BEM NATURAL, MALHO 5 DIAS POR SEMANA 50 MINUTOS DIARIOS E TREINO NATAÇÃO 3 VEZES POR SEMANA,ME SINTO UMA NOVA MULHER,….FAÇA A DIETA CORRETAMENTE SEM ROUBAR,PORQUE O ENDÓCRINO APENAS TE ORIENTA,O RESTO É COM VC E SÓ VC PODERÁ MUDAR ESSA QUADRO. ABRAÇOS ANA MARIA.

  2. Muito bom este portal, a seriedade com que é tratada cada assunto abordado e a preocupação de informar quanto a procura dos especialistas na área de saúde. Ótimo trabalho!! Parabéns

  3. obrigada me ajudaram muito!!!!!!!!!!!

  4. Quando mais jovem adorava musculação, cheguei a ter um bom físico ,então me casei constitui família e deixei a musculação com intuito de retornar, não aconteceu,estou diabetico,hipertenso e com 23 kg a mais,também tenho gota; Adorei ter enchergado os relatos que para mim pode ser uma luz no fim do túnel, muito obrigado !

  5. Sou diabetico malho a 4 meses gostaria d3 saber se é correto tomar iso wey e também albomina. Me sinto enjoado será que posso. Sou insulina dependente.

    • Oi kaio kassio :)! Dizem q não é, mas a reação em cada pessoa é diferente, eu me tratava com uma nutricionista de diabeticos e ela era contra esse tipo de dieta com whey bcaa… mas gostava muito de malhar e de um corpo malhado então resolvi procurar alguém q pudesse me ajudar, um nutricionista esportista e explicaria minha situação,de q eu era diabética e tals.. q usava insulina e ele me ajudou.
      Desd q comecei so tive melhoras, tem dia até q nem preciso fazer insulina. Vc tem q achar alguém q possa ajudar vc alguém q se interesse pelo seu caso, intende? Tem médicos e médicos. Nutricionistas e nutricionista kkkkk alguns gostam do q fazem outro já não sabem nem porq estão trabalhando com aquilo :/ complicado

  6. olá, meu trigricéridios chegou a 400mg/dl e colesterol 200dl pesava 86kg tenho 1,61mt comecei to na academia aos 3 meses hoje tenho 79 kilos eu já posso tomar o bccaa amino acido do pote róseo?

  7. Sou diabético a 17 anos. Desde os 6 anos – hoje com 23. Não é uma vida fácil ! Faço uso da bomba de infusão de insulina. Fico com uma agulha de silicone 24 hrs por dia. Em certas localidades do corpo ela machuca e muito. Faço academia 5x por semana durante 1 hr. Tenho 1, 75 e 83 kg. Treino muito pesado. Treino ao extremo. Tanto que em 3 meses ganhei 4 kg de músculo. Preciso emagrecer. Tenho que diminuir meu percentual de gorduras principalmente no abdômen. Estou com circunferência de 97 cm. Preciso emagrecer. Faço acompanhamento com endocrino e nutricionista. Realmente diabéticos tem mais gordura corporal e é mais difícil de emagrecer ??

  8. Oi! Sou diabética a 16 anos, malho a 7 anos, faço insulina 3 vzs por dia tomo whey bcaa e tenho uma diet de academia para ganho de massa magra, desde q comecei meus treinos melhorei muito meu físico e nunca tive nenhum problema e sim melhoras.
    Sempre bom aprender, conhecer outras pessoas com diabetes, sempre tem coisas novas para aprender 😀

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