Página Inicial » Musculação e Suplementação » Dextrose – O que é, efeitos e como tomar

Dextrose – O que é, efeitos e como tomar

Artigo onde você poderá tirar todas as dúvidas sobre o suplemento Dextrose. Para que serve, quais seus benefícios, como tomar, se engorda e quais as melhores marcas.

A dextrose é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de academia e exercícios aeróbicos.
Ela é ideal para fornecer energia e melhorar o desempenho, fazendo com que você consiga se exercitar por mais tempo e com mais intensidade. Mas, é preciso ficar atento para não ingerir de maneira irregular. O ideal é que a dextrose seja ingerida apenas durante o exercício e, de preferência, acompanhada de alguma proteína.

dextrose para que serve como tomar melhores marcas

O que é Dextrose?

Também conhecida como glicose, a Dextrose é um derivado da conversão enzimática do amido de milho. É um monossacarídeo e quimicamente é considerado um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue, por esse motivo é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.

É um tipo de carboidrato simples, fabricada a partir do amido de milho e possui um elevado índice glicêmico, cujo valor é 110. Por isso a dextrose é utilizada quando se precisa de alguma fonte de energia imediata e não a longo prazo.

É comum que muitas pessoas façam uma pequena confusão quanto a diferença entre a dextrose e a maltodextrina. Esta, é um tipo de carboidrato complexo e que precisa passar primeiramente pelo fígado para que possa ser processada. Ou seja, ela demora mais de ser ofertada e isso faz com que não seja a ideal para ser utilizada no pós-treino e sim, antes e durante os treinos.
Outra diferença é que a maltodextrina não permite que ocorra uma queda brusca da glicemia, uma função que não faz parte da dextrose.

Por possuir um alto índice glicêmico (em torno de 110), sabe-se que o pico de insulina também será alto, e quanto maior for o pico de insulina, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos como BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), creatina e outros nutrientes.

Para que serve e como auxilia no ganho de massa muscular?

A dextrose tem como função principal ofertar energia para o nosso organismo. Existem dois momentos principais do dia em que o nosso corpo está precisando de muita energia: logo após acordar e no pós-treino. São nesses dois momentos em que acontece o catabolismo, um processo que inicia a degradação da fibra muscular. O corpo começa a usar proteína para transformar em energia e servir às diversas funções que precisamos para sobreviver.

É justamente nesse momento que precisamos ingerir a dextrose. Quando há energia disponível em forma de carboidratos, o nosso organismo não sente necessidade de utilizar a proteína como fonte de energia. Os carboidratos são muito mais fáceis de serem quebrados e metabolizados do que a proteína e assim, tornam-se a primeira opção. A proteína fica livre e pronta para reparar a fibra muscular que foi degradada pela musculação. É dessa maneira que a dextrose auxilia no ganho de massa magra.

Outra forma que a dextrose encontra para ajudar no ganho de músculos é o fato de ajudar na formação do glicogênio. Depois que o organismo usa a quantidade de glicose necessária, o que sobra vai para o fígado que a converte em glicogênio. Essa substância é a principal fonte de energia dos músculos. Dependendo da intensidade dos treinos, o glicogênio pode representar mais de 50% da energia consumida durante a musculação.

Dextrose engorda?

Muita gente tem essa dúvida, o que é muito natural. Afinal de contas, a dextrose é um carboidrato como qualquer outro e pode desenvolver acúmulo de gordura. Só que isso acontece apenas quando a quantidade ingerida não é a ideal. Para saber exatamente quanto de dextrose o seu corpo precisa, o ideal é consultar um nutrólogo ou um nutricionista. A partir de uma avaliação minuciosa que leva em conta o tipo de exercício, quanto tempo de atividade física por dia você faz e o quanto você come, esses profissionais poderão de recomendar a sua dose de dextrose ideal.

A média mais comum é a de 30 gramas por dia, o que equivale a 120 calorias. Esses números devem ser incluídos na sua lista de calorias consumidas durante o dia. Também deve fazer parte dos 55 a 60% de carboidratos que devem ser ingeridos diariamente. Para as pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física, esse cálculo deve ser feito por um profissional.

Outros benefícios da dextrose

A dextrose pode ser de grande utilidade em pacientes que estão internados e precisam ser alimentados através de uma sonda. Ela é de fácil administração e consegue elevar os níveis de energia, algo muito necessário em pacientes que estão sofrendo por alguma enfermidade. Além disso, a glicose que há na dextrose, é essencial para que ocorra a absorção de nutrientes por parte do organismo. Nenhum nutriente entra nas células sem a ajuda da glicose, inclusive a proteína. É por isso que o Whey Protein isolado pode não ser a melhor opção, já que a presença de carboidratos é necessária para que essa substância entre nas células e faça a reconstituição da fibra muscular.

Algumas precauções
Antes de comprar e consumir a dextrose, verifique se a empresa responsável pela fabricação possui o selo da ANVISA. É claro que isso não vale apenas para a dextrose, mas sim para todo e qualquer suplemento que você venha a adquirir. Para armazenar, ela deve ficar em lugar seco e longe do sol para evitar a oxidação. Também tenha a certeza de deixar a tampa bem fechada para impedir a entrada de formigas.

Forma de consumo e como tomar a Dextrose

A dextrose é encontrada em pó e na hora de ingerir, deve ser diluída em água. Para quem faz musculação, o ideal é consumir a dextrose com uma fonte de proteína no pós-treino para garantir melhores ganhos de massa magra. Para aqueles que praticam treinos aeróbicos como corrida ou natação, a orientação é para que a dextrose seja utilizada antes ou durante o exercício. Assim, o atleta terá energia disponível durante todo o treino já que esse tipo de atividade consome bastante energia em pouco tempo. É importante informar que o suplemento não deve ser ingerido nos dias em que você não treina.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos. E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Melhores marcas de Dextrose:
Dúvida muito comum que fazem aqui na área de comentários, é sobre as melhores marcas de Dextrose. Eu costumo usar de empresas nacionais, e para não correr risco com empresas mal-intencionadas, uso sempre de laboratórios de confiança e que estão a muito tempo no mercado, dentre eles uso a Dextrose da Probiótica. 

Pergunta que irá surgir aqui no artigo:

Qual a diferença de se tomar Dextrose ou Maltodextrina no pós treino?
Apesar da Maltodextrina ser um polissacarídeo, (carboidrato complexo formado pela união de muitos monossacarídeos, no caso polímeros de dextrose/glicose) e ter uma absorção mais lenta, e a Dextrose ser um carboidrato simples de rápida absorção, a diferença delas ao serem absorvidas pelo organismo logo após o treino, será bem pouca, já que seu corpo estará tão sedento para repor as energias, que pela grande demanda e a necessidade de reposição, fará com que a quebra dos compostos da Maltodextrina seja bem rápida também, já que a união desses compostos é fraca e extremamente simples, pois como explicado agora pouco, esses compostos são polímeros de dextrose, ou seja, no final das contas a Maltodextrina vai se transformar em moléculas de glicose/dextrose. E a diferença na velocidade de absorção de uma para outra, será bem pequena.

Riscos ao consumir
Além da dextrose causar ganho de peso quando consumida em excesso, ela também pode prejudicar pessoas que têm tendência para desenvolver o diabetes. Já que haverá uma carga extra de glicose no sangue, se você já for predisposto, não haverá insulina suficiente para metabolizar e isso poderá desencadear o início da doença. Esse é outro importante motivo para consultar um profissional especialista antes de ingerir a dextrose de qualquer maneira.

101 Comentários

  1. Olá,posso tomar um Shake pós treino de Whey hidro+dextrose+BCAA????? Obrigada

  2. Quero saber se posso tomar Dextrose á noite

  3. Gostaria de saber se quem tem problema cardíaco pode tomar dextrose…

  4. Bom dia! queria-me informar se Dextrose poderia-se usar em batatas-doces fritas. É para um trabalho. Agradecia resposta. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!