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Dextrose – O que é, efeitos e como tomar

Artigo onde você poderá tirar todas as dúvidas sobre o suplemento Dextrose. Para que serve, quais seus benefícios, como tomar, se engorda e quais as melhores marcas.

A dextrose é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de academia e exercícios aeróbicos.
Ela é ideal para fornecer energia e melhorar o desempenho, fazendo com que você consiga se exercitar por mais tempo e com mais intensidade. Mas, é preciso ficar atento para não ingerir de maneira irregular. O ideal é que a dextrose seja ingerida apenas durante o exercício e, de preferência, acompanhada de alguma proteína.

dextrose para que serve como tomar melhores marcas

O que é Dextrose?

Também conhecida como glicose, a Dextrose é um derivado da conversão enzimática do amido de milho. É um monossacarídeo e quimicamente é considerado um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue, por esse motivo é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.

É um tipo de carboidrato simples, fabricada a partir do amido de milho e possui um elevado índice glicêmico, cujo valor é 110. Por isso a dextrose é utilizada quando se precisa de alguma fonte de energia imediata e não a longo prazo.

É comum que muitas pessoas façam uma pequena confusão quanto a diferença entre a dextrose e a maltodextrina. Esta, é um tipo de carboidrato complexo e que precisa passar primeiramente pelo fígado para que possa ser processada. Ou seja, ela demora mais de ser ofertada e isso faz com que não seja a ideal para ser utilizada no pós-treino e sim, antes e durante os treinos.
Outra diferença é que a maltodextrina não permite que ocorra uma queda brusca da glicemia, uma função que não faz parte da dextrose.

Por possuir um alto índice glicêmico (em torno de 110), sabe-se que o pico de insulina também será alto, e quanto maior for o pico de insulina, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos como BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), creatina e outros nutrientes.

Para que serve e como auxilia no ganho de massa muscular?

A dextrose tem como função principal ofertar energia para o nosso organismo. Existem dois momentos principais do dia em que o nosso corpo está precisando de muita energia: logo após acordar e no pós-treino. São nesses dois momentos em que acontece o catabolismo, um processo que inicia a degradação da fibra muscular. O corpo começa a usar proteína para transformar em energia e servir às diversas funções que precisamos para sobreviver.

É justamente nesse momento que precisamos ingerir a dextrose. Quando há energia disponível em forma de carboidratos, o nosso organismo não sente necessidade de utilizar a proteína como fonte de energia. Os carboidratos são muito mais fáceis de serem quebrados e metabolizados do que a proteína e assim, tornam-se a primeira opção. A proteína fica livre e pronta para reparar a fibra muscular que foi degradada pela musculação. É dessa maneira que a dextrose auxilia no ganho de massa magra.

Outra forma que a dextrose encontra para ajudar no ganho de músculos é o fato de ajudar na formação do glicogênio. Depois que o organismo usa a quantidade de glicose necessária, o que sobra vai para o fígado que a converte em glicogênio. Essa substância é a principal fonte de energia dos músculos. Dependendo da intensidade dos treinos, o glicogênio pode representar mais de 50% da energia consumida durante a musculação.

Dextrose engorda?

Muita gente tem essa dúvida, o que é muito natural. Afinal de contas, a dextrose é um carboidrato como qualquer outro e pode desenvolver acúmulo de gordura. Só que isso acontece apenas quando a quantidade ingerida não é a ideal. Para saber exatamente quanto de dextrose o seu corpo precisa, o ideal é consultar um nutrólogo ou um nutricionista. A partir de uma avaliação minuciosa que leva em conta o tipo de exercício, quanto tempo de atividade física por dia você faz e o quanto você come, esses profissionais poderão de recomendar a sua dose de dextrose ideal.

A média mais comum é a de 30 gramas por dia, o que equivale a 120 calorias. Esses números devem ser incluídos na sua lista de calorias consumidas durante o dia. Também deve fazer parte dos 55 a 60% de carboidratos que devem ser ingeridos diariamente. Para as pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física, esse cálculo deve ser feito por um profissional.

Outros benefícios da dextrose

A dextrose pode ser de grande utilidade em pacientes que estão internados e precisam ser alimentados através de uma sonda. Ela é de fácil administração e consegue elevar os níveis de energia, algo muito necessário em pacientes que estão sofrendo por alguma enfermidade. Além disso, a glicose que há na dextrose, é essencial para que ocorra a absorção de nutrientes por parte do organismo. Nenhum nutriente entra nas células sem a ajuda da glicose, inclusive a proteína. É por isso que o Whey Protein isolado pode não ser a melhor opção, já que a presença de carboidratos é necessária para que essa substância entre nas células e faça a reconstituição da fibra muscular.

Algumas precauções
Antes de comprar e consumir a dextrose, verifique se a empresa responsável pela fabricação possui o selo da ANVISA. É claro que isso não vale apenas para a dextrose, mas sim para todo e qualquer suplemento que você venha a adquirir. Para armazenar, ela deve ficar em lugar seco e longe do sol para evitar a oxidação. Também tenha a certeza de deixar a tampa bem fechada para impedir a entrada de formigas.

Forma de consumo e como tomar a Dextrose

A dextrose é encontrada em pó e na hora de ingerir, deve ser diluída em água. Para quem faz musculação, o ideal é consumir a dextrose com uma fonte de proteína no pós-treino para garantir melhores ganhos de massa magra. Para aqueles que praticam treinos aeróbicos como corrida ou natação, a orientação é para que a dextrose seja utilizada antes ou durante o exercício. Assim, o atleta terá energia disponível durante todo o treino já que esse tipo de atividade consome bastante energia em pouco tempo. É importante informar que o suplemento não deve ser ingerido nos dias em que você não treina.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos. E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Melhores marcas de Dextrose:
Dúvida muito comum que fazem aqui na área de comentários, é sobre as melhores marcas de Dextrose. Eu costumo usar de empresas nacionais, e para não correr risco com empresas mal-intencionadas, uso sempre de laboratórios de confiança e que estão a muito tempo no mercado, dentre eles uso a Dextrose da Probiótica. 

Pergunta que irá surgir aqui no artigo:

Qual a diferença de se tomar Dextrose ou Maltodextrina no pós treino?
Apesar da Maltodextrina ser um polissacarídeo, (carboidrato complexo formado pela união de muitos monossacarídeos, no caso polímeros de dextrose/glicose) e ter uma absorção mais lenta, e a Dextrose ser um carboidrato simples de rápida absorção, a diferença delas ao serem absorvidas pelo organismo logo após o treino, será bem pouca, já que seu corpo estará tão sedento para repor as energias, que pela grande demanda e a necessidade de reposição, fará com que a quebra dos compostos da Maltodextrina seja bem rápida também, já que a união desses compostos é fraca e extremamente simples, pois como explicado agora pouco, esses compostos são polímeros de dextrose, ou seja, no final das contas a Maltodextrina vai se transformar em moléculas de glicose/dextrose. E a diferença na velocidade de absorção de uma para outra, será bem pequena.

Riscos ao consumir
Além da dextrose causar ganho de peso quando consumida em excesso, ela também pode prejudicar pessoas que têm tendência para desenvolver o diabetes. Já que haverá uma carga extra de glicose no sangue, se você já for predisposto, não haverá insulina suficiente para metabolizar e isso poderá desencadear o início da doença. Esse é outro importante motivo para consultar um profissional especialista antes de ingerir a dextrose de qualquer maneira.

95 Comentários

  1. Dextrose causa espinha? Desde que comecei a tomar elas surgiram e eu nunca tive, coincidência? Por qual posso substituir?

  2. Olá,
    Li bastante sobre a malto e a dextrose e os benefícios desse suplemento após o treino é inquestionável, principalmente se for usado com o Whey.
    Minha dúvida é a seguinte, pratico Jiu Jitsu e meu objetivo é a queima de gordura. Será que a dextrose também seria indicada para este caso? E o Whey? Será que é necessário também?

    Obrigado.

  3. Já estou com os 3, malhar, malhar, crescer até estourar.

  4. creatina cara ? larga disso , ficar retendo liquido jamais.

  5. Eu irei ter ganho de massa muscular tomando apenas whey protein, como pós-treino??

  6. Bom Dia Galera, Estou malhando a 1 Mês se eu estivesse malhando direto sem parar estava com 6 anos na Academia, estou tomando Megabolic Super No3 antes de malhar e Whey Protein Isolage 100% Proteina e Dextrose depois do treino, tenho 1.65 de Altura e Peso 73k.

    Dúvidas: Estou no Caminho certo de Hipertrofia, Quero massa Magra.

  7. ola eu estou com uma duvida eu posso toma dextrose durante o treino? agradeço desde ja.

    • Caso tenha necessidade(repor energias), deixe apenas para depois do treino, fazendo uma boa refeição 1 hora antes do treino, já é o suficiente.

  8. Priscilla
    Olá, tenho 28 anos 1,53 de altura e atualmente estou pesando 57,00kg, voltei a malhar depois de 2 anos parada , estava bem gordinha p minha altura, doei para o universo 4,00kg acho que p minha altura meu corpo ta legal. E agora comecei a tomar whey+ dextrose ppós treino e pré treino estava tomando carnitina, pré treino agora mais nada, só que ainda estou com gordura e não estou vendo definiçao , só qdo passo a mão ai sinto!
    o que devo tomar para perder gordura e ganhar massa magra e definição?

    • Como está sua dieta? Ela está regulada para tal objetivo? Tem várias coisas que se pode tomar… como os termogênicos por exemplo, mas se tua dieta não tiver bem elaborada com redução de calorias, cálculo de proteínas…, não vai adiantar nada. Suplementos são apenas complementos…temos centenas de artigos aqui no site onde damos dicas sobre cálculos de calorias, proteínas, carbos, alimentos a se incluir…caso não tenha tempo para ler sobre isso, recomendo procurar um nutricionista esportivo, não saí tão caro uma consulta e vai te poupar muita coisa.

    • ENTÃO, FAZ O SEGUINTE COMECE A POR INTENSIDADE NOS SEUS TREINOS SÓ ASSIM CONSEGUIRA O CORPO QUE DESEJA, VC TEM QUE TRANSPIRAR EM APENAS 30 MINUTOS DE TREINO, E FAZER MUITA FORMA NOS 10 MINUTOS FINAIS, AO TODO 40 MINUTOS…E QTO A ALIMENTAÇÃO É O SEGUINTE CORTE QUALQUER FONTE DE AÇÚCAR, COMA BASTANTE FIBRAS, E DENTRO DE UM MÊS COM CERTEZA VAI TER CORPO DE MISS,
      OBS: E SE QUISER FICAR GIGANTE COMO UMA FISICULTURISTA, BASTA INGERIR ALIMENTOS QUE CORTEM SUA PROGESTERONA, E ESTIMULEM SUA TESTOSTERONA, TUDO QUE EU DISSE NÃO É DICA É FATO, COMO VC ACHA QUE ATORES CONSEGUEM CORPOS EXTRAORDINÁRIOS EM SEMANAS?
      E SÉRIO PRA ENCERRAR ZERO AÇÚCAR, POR FAVOR

  9. Olá, tenho a pressão baixa e o professor sugeriu que eu tomasse a dextrose durante o treino para manter os níveis de glicose e assim não haver queda da pressão.Posso utilizar a dextrose desta maneira?Obrigada. Adriana Medeiros.

  10. Olá, Carlos. Entrei na musculação faz duas semanas apenas, mas como estudo de manhã e trabalho de tarde, meu único horário viável pra ir malhar acaba sendo às 21h. Após o treino, tomo whey e vou passar a tomar dextrose também. Após isso, geralmente tomo um banho e já vou dormir. Tem problema?

  11. Boa tarde,

    Pratico musculação há pouco mais de 03 anos. Sou lutador de jiu jitsu e faço treinos pelo menos cinco vezes na semana. Tenho uma dieta regular e me alimento bem, porém não é suficiente. Muitas vezes tenho que malhar nos mesmos dias de treino, então meu gasto calórico aumenta vertiginosamente. Tomo apenas whey protein e gostaria de saber se uma dextrose ajudaria a maximizar os efeitos das atividades, tanto no aspecto físico (ganho de massa magra), quanto no aspecto funcinal (mais energia e força). Em caso positivo, gostaria de saber qual a melhor forma de aliar os dois suplementos (whey e dextrose). Obrigado.

  12. Olá,
    malho depois da faculdade, não tenho muito tempo para parar para comer, posso tomar dextrose antes e durante o treino?
    Obrigado

  13. Ae alguém pode me indicar as melhores marcas para comprar dextrose? Nacional ou importada, custo benefício!
    Grato…

  14. contudo,MALTO ou DEXTROSE?

    Qual o melhor e mais recomendado?

  15. Dextrose aumenta a barriga pelo fato de ser carboidrato?

  16. O consumo de dextrose pode gerar problemas futuros com relação a diabetes?

  17. Sabemos que é indicado em torno de 30gr a 40gr de Whey no pós treino e quanto a dextrose quantas gramas é indica no pós??

    • Cerca de 1g de carboidrato para cada kg peso do atleta. No caso, se a pessoa pesa 75kg, deve-se ingerir cerca de 75g de carboidratos em um pós-treino. podendo ser dividido meio a meio entre dextrose e maltodextrina

  18. Quanto de cada componente do shake citado acima no artigo para quantos mls de agua?

  19. Ola quem toma dextrose com o whey pode consumir bebidas alcoolicas e refrigerantes?

  20. Primeiramente parabéns pelas dicas top.
    Ajudaram muitoooo.
    Ficou bem explicado a parte de: unir dextrose+whey+creatina. Mas o bcaa posso consumir as capsulas antes ?
    Gostaria de indução pra denifir o abdômen.

  21. Queria tirar uma dúvida tenho muitos suplementos e não seI como posso combinado. Comecei a tomar gh max universal. E tenho

    Dextrose. Glutamina. Bcaa. Creatina. Zma. Albumina. E whey protein.

    Me ajudem aí por favor…

    • Creatina pode tomar de manhã, glutamina e bcaa antes e depois dos treinos, zma não sei pq nunca usei, whey vc toma junto com dextrose logo após os treinos o quanto antes melhor, e a albumina tu toma antes de dormir.
      Mas pra dizer a verdade acho muito investimento todos estes suplementos, eu indico a utilizar apenas o BCAA, creatina, whey e dextrose.

    • DOA ALGUM PRA MIM,RS
      MAS VAMOS AO QUE INTERESSA, LOGO DE MANHÃ EU TOMARIA UM BO CAFÉ DA MANHÃ E JUNTO A GLUAMINA E O BCAA, UMA HORA ANTES DE TREINAR A CREATINA, ZMA, DEPOIS DO TREINO A DEXTROSE E O WHEY, ANTES DE DORMIR ALBUMINA VAI FICAR GIGANTE EM UM MÊS SE TREINAR FEITO CHARLIE ATLAS

  22. Olá,posso tomar um Shake pós treino de Whey hidro+dextrose+BCAA????? Obrigada

  23. duas colheres de sopa para 300ml

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