Dextrose – O que é, efeitos e como tomar

Dextrose - Neo-Nutri

Também conhecida como glicose, a Dextrose é um derivado da conversão enzimática do amido de milho. É um monossacarídeo e quimicamente é considerado um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue, por esse motivo é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.

Por possuir um alto índice glicêmico (em torno de 110), sabe-se que o pico de insulina também será alto, e quanto maior for o pico de insulina, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos como BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), creatina e outros nutrientes.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos. E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Pergunta que irá surgir aqui no post:

Qual a diferença de se tomar Dextrose ou Maltodextrina no pós treino?

Apesar da Maltodextrina ser um polissacarídeo, (carboidrato complexo formado pela união de muitos monossacarídeos, no caso polímeros de dextrose/glicose) e ter uma absorção mais lenta, e a Dextrose ser um carboidrato simples de rápida absorção, a diferença delas ao serem absorvidas pelo organismo logo após o treino, será bem pouca, já que seu corpo estará tão sedento para repor as energias, que pela grande demanda e a necessidade de reposição, fará com que a quebra dos compostos da Maltodextrina seja bem rápida também, já que a união desses compostos é fraca e extremamente simples, pois como explicado agora pouco, esses compostos são polímeros de dextrose, ou seja, no final das contas a Maltodextrina vai se transformar em moléculas de glicose/dextrose. E a diferença na velocidade de absorção de uma para outra, será bem pequena.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (77 votes, average: 4,04 out of 5)
Loading ... Loading ...

86 comentários

  1. Dextrose causa espinha? Desde que comecei a tomar elas surgiram e eu nunca tive, coincidência? Por qual posso substituir?

  2. Olá,
    Li bastante sobre a malto e a dextrose e os benefícios desse suplemento após o treino é inquestionável, principalmente se for usado com o Whey.
    Minha dúvida é a seguinte, pratico Jiu Jitsu e meu objetivo é a queima de gordura. Será que a dextrose também seria indicada para este caso? E o Whey? Será que é necessário também?

    Obrigado.

  3. Já estou com os 3, malhar, malhar, crescer até estourar.

  4. creatina cara ? larga disso , ficar retendo liquido jamais.

  5. Eu irei ter ganho de massa muscular tomando apenas whey protein, como pós-treino??

  6. Bom Dia Galera, Estou malhando a 1 Mês se eu estivesse malhando direto sem parar estava com 6 anos na Academia, estou tomando Megabolic Super No3 antes de malhar e Whey Protein Isolage 100% Proteina e Dextrose depois do treino, tenho 1.65 de Altura e Peso 73k.

    Dúvidas: Estou no Caminho certo de Hipertrofia, Quero massa Magra.

  7. ola eu estou com uma duvida eu posso toma dextrose durante o treino? agradeço desde ja.

    • Caso tenha necessidade(repor energias), deixe apenas para depois do treino, fazendo uma boa refeição 1 hora antes do treino, já é o suficiente.

  8. Priscilla
    Olá, tenho 28 anos 1,53 de altura e atualmente estou pesando 57,00kg, voltei a malhar depois de 2 anos parada , estava bem gordinha p minha altura, doei para o universo 4,00kg acho que p minha altura meu corpo ta legal. E agora comecei a tomar whey+ dextrose ppós treino e pré treino estava tomando carnitina, pré treino agora mais nada, só que ainda estou com gordura e não estou vendo definiçao , só qdo passo a mão ai sinto!
    o que devo tomar para perder gordura e ganhar massa magra e definição?

    • Como está sua dieta? Ela está regulada para tal objetivo? Tem várias coisas que se pode tomar… como os termogênicos por exemplo, mas se tua dieta não tiver bem elaborada com redução de calorias, cálculo de proteínas…, não vai adiantar nada. Suplementos são apenas complementos…temos centenas de artigos aqui no site onde damos dicas sobre cálculos de calorias, proteínas, carbos, alimentos a se incluir…caso não tenha tempo para ler sobre isso, recomendo procurar um nutricionista esportivo, não saí tão caro uma consulta e vai te poupar muita coisa.

  9. Olá, tenho a pressão baixa e o professor sugeriu que eu tomasse a dextrose durante o treino para manter os níveis de glicose e assim não haver queda da pressão.Posso utilizar a dextrose desta maneira?Obrigada. Adriana Medeiros.

  10. Olá, Carlos. Entrei na musculação faz duas semanas apenas, mas como estudo de manhã e trabalho de tarde, meu único horário viável pra ir malhar acaba sendo às 21h. Após o treino, tomo whey e vou passar a tomar dextrose também. Após isso, geralmente tomo um banho e já vou dormir. Tem problema?

  11. Boa tarde,

    Pratico musculação há pouco mais de 03 anos. Sou lutador de jiu jitsu e faço treinos pelo menos cinco vezes na semana. Tenho uma dieta regular e me alimento bem, porém não é suficiente. Muitas vezes tenho que malhar nos mesmos dias de treino, então meu gasto calórico aumenta vertiginosamente. Tomo apenas whey protein e gostaria de saber se uma dextrose ajudaria a maximizar os efeitos das atividades, tanto no aspecto físico (ganho de massa magra), quanto no aspecto funcinal (mais energia e força). Em caso positivo, gostaria de saber qual a melhor forma de aliar os dois suplementos (whey e dextrose). Obrigado.

  12. Olá,
    malho depois da faculdade, não tenho muito tempo para parar para comer, posso tomar dextrose antes e durante o treino?
    Obrigado

  13. Ae alguém pode me indicar as melhores marcas para comprar dextrose? Nacional ou importada, custo benefício!
    Grato…

  14. contudo,MALTO ou DEXTROSE?

    Qual o melhor e mais recomendado?

  15. Dextrose aumenta a barriga pelo fato de ser carboidrato?

  16. O consumo de dextrose pode gerar problemas futuros com relação a diabetes?

  17. Sabemos que é indicado em torno de 30gr a 40gr de Whey no pós treino e quanto a dextrose quantas gramas é indica no pós??

    • Cerca de 1g de carboidrato para cada kg peso do atleta. No caso, se a pessoa pesa 75kg, deve-se ingerir cerca de 75g de carboidratos em um pós-treino. podendo ser dividido meio a meio entre dextrose e maltodextrina

  18. Quanto de cada componente do shake citado acima no artigo para quantos mls de agua?

  19. Ola quem toma dextrose com o whey pode consumir bebidas alcoolicas e refrigerantes?

  20. duas colheres de sopa para 300ml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + = 17

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top