Dextrose – O que é, efeitos e como tomar

Dextrose - Neo-Nutri

Também conhecida como glicose, a Dextrose é um derivado da conversão enzimática do amido de milho. É um monossacarídeo e quimicamente é considerado um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue, por esse motivo é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.

Por possuir um alto índice glicêmico (em torno de 110), sabe-se que o pico de insulina também será alto, e quanto maior for o pico de insulina, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos como BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), creatina e outros nutrientes.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos. E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Pergunta que irá surgir aqui no post:

Qual a diferença de se tomar Dextrose ou Maltodextrina no pós treino?

Apesar da Maltodextrina ser um polissacarídeo, (carboidrato complexo formado pela união de muitos monossacarídeos, no caso polímeros de dextrose/glicose) e ter uma absorção mais lenta, e a Dextrose ser um carboidrato simples de rápida absorção, a diferença delas ao serem absorvidas pelo organismo logo após o treino, será bem pouca, já que seu corpo estará tão sedento para repor as energias, que pela grande demanda e a necessidade de reposição, fará com que a quebra dos compostos da Maltodextrina seja bem rápida também, já que a união desses compostos é fraca e extremamente simples, pois como explicado agora pouco, esses compostos são polímeros de dextrose, ou seja, no final das contas a Maltodextrina vai se transformar em moléculas de glicose/dextrose. E a diferença na velocidade de absorção de uma para outra, será bem pequena.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (75 votes, average: 4,04 out of 5)
Loading ... Loading ...

86 comentários

  1. Ae alguém pode me indicar as melhores marcas para comprar dextrose? Nacional ou importada, custo benefício!
    Grato…

  2. contudo,MALTO ou DEXTROSE?

    Qual o melhor e mais recomendado?

  3. Dextrose aumenta a barriga pelo fato de ser carboidrato?

  4. O consumo de dextrose pode gerar problemas futuros com relação a diabetes?

  5. Sabemos que é indicado em torno de 30gr a 40gr de Whey no pós treino e quanto a dextrose quantas gramas é indica no pós??

    • Cerca de 1g de carboidrato para cada kg peso do atleta. No caso, se a pessoa pesa 75kg, deve-se ingerir cerca de 75g de carboidratos em um pós-treino. podendo ser dividido meio a meio entre dextrose e maltodextrina

  6. Quanto de cada componente do shake citado acima no artigo para quantos mls de agua?

  7. Ola quem toma dextrose com o whey pode consumir bebidas alcoolicas e refrigerantes?

  8. duas colheres de sopa para 300ml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


3 + = 8

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top