Página Inicial » Frutas » Cupuaçu – Conheça os benefícios dessa fruta, suas propriedades e receitas

Cupuaçu – Conheça os benefícios dessa fruta, suas propriedades e receitas

O Cupuaçu é uma fruta rica em vitaminas, fibras e aminoácidos. Na saúde ajuda o sistema cardiovascular, fortalece a imunidade e se consumida moderadamente não engorda.

Cupuaçu

O cupuaçu se caracteriza fruta natural da América do Sul e se desenvolve de modo básico, com cacau, em florestas tropicais da Colômbia, Brasil e Peru. Os frutos do cupuaçu se resumem de cor marrom, com aparência alongada, e a polpa é determinada branca. O amadurecimento ocorre no período chuvoso tropical, do mês de janeiro ao mês de abril.

Trata-se de fruta de sabor e cheiro bastante suave e interessante, e há indivíduos que o associam ao gosto do cacau com cheiro frutado das bananas e mamão.

No consumo de povos da bacia amazônica, o mesmo se caracteriza geralmente utilizado de sobremesa, ingerido cru nos batidos, saladas e sumos. A manteiga de cupuaçu, apresentando características parecidas com manteiga de cacau, tem uso ainda de ingrediente para preparar itens cosméticos.

Propriedades do Cupuaçu

O cupuaçu é determinado fruta poderosa e tem relevância por apresentar:

  • vitamina A
  • vitamina C
  • polifenóis, os fitonutrientes com propriedades antioxidantes
  • fósforo
  • ácidos graxos
  • aminoácidos
  • vitamina B1
  • vitamina B2
  • vitamina B3
  • fibra

Benefícios do Cupuaçu

  • fortalecimento do sistema cardiovascular
  • fortalecimento da imunidade
  • diminuição do mau colesterol e manutenção do bom colesterol
  • otimiza funcionamento do sistema digestivo
  • ajuda no combate de pressão arterial
  • prevenção em relação ao envelhecimento precoce
  • ajuda no emagrecimento quando relacionado com dieta balanceada, pois suas propriedades antioxidantes reduzem o processo inflamatório corporal, auxiliando na perda da gordura
  • otimização na saúde da pele e cabelos

É interessante salientar que estes benefícios são conquistados na situação de consumir a fruta com determinada freqüência e nas quantidades ideais, com preferência recomendadas pelo nutricionista.

Leia também: Citrus Aurantium: Para que serve, benefícios, indicações e efeitos colaterais

Benefícios da manteiga de Cupuaçu

O cupuaçu tem ação como ótimo produto direcionado aos fios e pele. Não é à toa que integra formulações de vários cosméticos, sendo exemplo condicionador, máscaras para cabelo, hidratantes de corpo, xampu, entre outros.

O mesmo é percebido comercializado como manteiga de cupuaçu, cremes para o corpo e óleo. Para as pessoas que possuem pele seca, é muito bom para uso pelo rosto. Em demais, nos braços e pernas.

É importante lembrar que cupuaçu se caracteriza aliado de cuidados da pele, já que se resume rico em antioxidantes, para neutralizar efeitos de radicais livres, auxiliando para combate ao envelhecimento precoce da pele e proteção ainda em relação aos efeitos de raios do sol.

A manteiga de cupuaçu, em particular, possui textura macia, suave e cremosa, e se resume a maneira mais popular de aproveitar de benefícios do cupuaçu à pele e fios.

A manteiga de cupuaçu realiza hidratação de modo profundo do cabelo, conferindo brilho e suavidade. É indicado utilizá-la nas máscaras capilares e cremes, aguardando ação nos fios durante em torno de 5 minutos.  

Este item pela pele, na situação de uso adequado, auxilia a:

– hidratar

– atrasar envelhecimento precoce da pele

– aumento da elasticidade

– diminuir surgimento das rugas

– acalmar determinadas irritações da pele

– combate contra efeitos nocivos de raios UVA e UVB

Nos muitos salões de beleza também há possibilidade de achar tratamentos, para fios e pele, que apresentam cupuaçu de ingrediente.

Há Contraindicações do Cupuaçu?

Não há contraindicação à ingestão do cupuaçu. É possível comer a polpa da fruta na forma de sorvetes, cremes, sucos, entre outras opções. Porém, nenhum alimento deve ser ingerido excessivamente.

Para as pessoas que querem aproveitar de todos os benefícios, a recomendação é comer a fruta sob indicação do nutricionista, que apontará quantidades e ainda as formas ideais de ingestão.

A manteiga de cupuaçu também não apresenta riscos na situação de ser usada na pele ou fios, porém o mais adequado é considerar orientação do dermatologista para indicação da ideal forma de uso, para garantia dos resultados relevantes. É interessante lembrar também que as pessoas que apresentam a pele oleosa, em particular, não devem usar a manteiga pelo rosto.

Versatilidade do Cupuaçu

O cupuaçu pode ser ingerido de muitas maneiras. A própria polpa, rica em vitamina C e fósforo possibilita preparação de receitas para sorvetes, doces, compotas, iogurte e sucos. A árvore é popular de cupuaçuzeiro ou cupu. Trata-se de fruto bastante utilizado em culinária doce, agridoce e azeda por nativos amazônicos.

O cupuaçu oferece importantes benefícios à saúde, porém necessita ser ingerido com cuidado. O mesmo se resume fonte de carboidrato, pois 10,4 gramas são encontradas a cada 100 gramas do cupuaçu. Assim, ao comer cupuaçu, os indivíduos necessitam considerar a quantidade de calorias que este alimento possui.

Receita de suco diurético de cupuaçu e morango

Ingredientes usados:

– 200 ml da água

– mel para adoçar

– 1 polpa do cupuaçu

– 8 morangos congelados

Preparação:

A preparação é simples, basta bater todos os ingredientes usando liquidificador e servir o suco gelado. O morango se resume fruta bastante rica em vitaminas, especialmente na vitamina C e minerais. Assim, apresenta propriedades antianêmicas e restauradoras. E auxiliam em complicações de retenção de líquidos, portanto, trata-se de fruta diurética.

Receita de suco de cupuaçu com linhaça dourada

Ingredientes usados:

– 150 ml do suco de laranja

– 100 g do morango

– 100 g da polpa de cupuaçu

– gelo a gosto

– 20 g da linhaça dourada

Preparação:

O preparo é simples, basta bater os ingredientes usando liquidificador e servir sem coagem.

Leia também: Linhaça dourada – Para que serve, benefícios e como consumir

Receita de suco de Cupuaçu

Ingredientes usados:

– 500 ml da água

– 250 g da polpa de cupuaçu

– açúcar, podendo substituir pelo mel, adoçante, açúcar mascavo, entre outros

Preparação:

Inicialmente bater a polpa de cupuaçu usando liquidificador e a água, em quantidade de um copo. Seguir acrescentando água de acordo com a textura desejada. Adoçar a gosto, e acrescentar gelo a gosto também. Esta receita rende em torno de 2 copos, meio litro.

Há algumas dicas importantes. A primeira é sobre o consumo deste suco, pois ao tomar sem coar permite aproveitar a maior parte das fibras do cupuaçu. Tentar consumir o suco de imediato, para que não sejam perdidas as vitaminas.

O suco de cupuaçu atua como ótimo diurético. E um copo de suco diariamente auxilia no controle da pressão arterial, reduz o inchaço de pés e auxilia a reduzir colesterol. Trata-se de uma das poucas plantas da família do cacau que tem efeito energético e não apresenta cafeína.

Mais 5 Receitas com Cupuaçu

1 – Creme de Cupuaçu Funcional – É usada uma xícara e meia de chá da biomassa de banana verde amolecida, meia xícara de chá do leite de coco, meia xícara de chá do açúcar de coco, e 4 polpas de cupuaçu. Basta bater tudo usando liquidificador e servir.

2 – Creme de Açaí com Cupuaçu – É usada 1 polpa de cupuaçu, 1 polpa de açaí, 3 colheres de sopa do açúcar de coco, 1 banana. É indicado bater tudo usando liquidificador e servir.

3 – Bolo de Cupuaçu – É indicado misturar 3 xícaras do açúcar e 250 gramas da margarina até incorporação. Então adicionar 4 ovos, uma colher pequena do fermento, e 4 xícaras do trigo. Acrescentar 200 g do cupuaçu e 1 copo do leite integral na forma de suco, isto devagar, até ficar com massa homogênea. O preparo segue para forno na forma untada por em torno de 45 minutos.

4 – Creme de Cupuaçu – Bater usando liquidificador 1 kg da polpa do cupuaçu, 1 caixa do creme de leite, e 1 lata do leite condensado. Dispor o preparo no refratário e levar para freezer até estar resistente.

5 – Mousse de Cupuaçu – Bater usando liquidificador 1,5 caixas do creme de leite sem soro, 1,5 latas do leite condensado, e 500 g da polpa do cupuaçu. Dissolver 10 g da gelatina incolor e livre de sabor com 5 colheres de sopa da água morna e adicionar aos demais ingredientes. Acrescentar o creme pelas taças ou formas e seguem para geladeira por ao menos 2 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!