Página Inicial » Lutas » Crossfit para lutadores

A modalidade de Crossfit permite uma grande dinâmica de treino e tem como foco a melhora da condição física geral, o que faz com que ela seja muito eficiente para praticantes de lutas.

Crossfit para lutadores

Entre as modalidades que vem ganhando espaço nos últimos anos no mundo do treinamento físico, o Crossfit vem ganhando adeptos e fãs em todo o Brasil. Inicialmente esta modalidade que era um método de treinamento da SWAT e dos fuzileiros navais americanos, duas das corporações mais bem treinadas do mundo. Com um treino bastante generalista e que tem como objetivo o desenvolvimento geral das qualidades físicas, o Crossfit pode ser de grande valia para a grande maioria dos lutadores.

crossfit para lutadores mmaAs lutas, enquanto esporte, tem de ter seu treinamento baseado nos princípios do treinamento desportivo. Neste sentido, o Crossfit é muito eficaz quando aplicado em períodos básicos do treinamento, que visem adquirir uma condição inicial para os treinamentos específicos. Já mencionei como funciona o Crossfit neste artigo (Crossfit, modismo ou solução?), onde falei que os entusiastas desta modalidade dizem que “sua especialidade é em não ser especializado”. Por isso, em determinados momentos do treinamento ele pode ser de grande valia para o treinamento de lutadores.

Treinamento de lutadores: Crossfit pode ser a solução

Partindo do princípio de que as lutas têm especificidades de competição e treinamento, o Crossfit pode sim ser usado também na fase específica de preparação. É lógico que ele precisa ser adaptado para isso e precisa ser somado a exercícios específicos. Para exemplificar um pouco, imagine a seguinte situação: um treinador de lutas de chão, como o Jiu-Jitsu, Judô ou wrestling, precisa de muita resistência, isométrica e isotônica, muita força de membros inferiores, braços, peito e dorsais, abdominais e lombares. Isso para fazer uma análise rasa das solicitações. Com o Crossfit é possível que se obtenha uma preparação muito mais ampla. Para te ajudar nesta tarefa, veja este vídeo:

 

Ele apresenta uma série de exercícios, sendo que a grande maioria deles é integrada. Na maior parte das lutas, sejam de chão ou de trocação, ocorre à ampla solicitação de membros superiores e inferiores simultaneamente. Para não ficar muito extenso, vou explicar um pouco dos benefícios destes exercícios mostrados para os lutadores:

O primeiro exercício demonstrado ( Push press + front squat), que une o desenvolvimento militar pela frente, somado a um agachamento. A maioria das técnicas de luta tem o movimento de pernas e braços sincronizados. O judô, o Jiu-jitsu, o Muay-thai e inúmeras outras lutas tem a explosão sincronizada de braços e pernas solicitados em grande parte dos golpes. Além disso, este exercício promove também uma estabilização de abdômen e de músculos lombares, essencial para qualquer luta.

O segundo exercício (Rope Climb) é muito usado também na parte de aquecimento das lutas, por solicitar muito da musculatura de braços, ombros e costas, além de solicitar uma estabilização do core e do quadril. No terceiro exercício ( Pull ups) trabalhamos com toda a parte superior do corpo, desde braços e ombros, até peitoral e costas. Depois, no Double Enders, um exercício muito utilizado, principalmente por boxadores, pois melhora a agilidade, a força de membros inferiores, principalmente das panturrilhas. Na sequência do vídeo, inúmeros exercícios são demonstrados, que podem ser usados para a preparação física das lutas.

Além de aprimorar a força geral, a potência muscular e a resistência muscular localizada, o treino de Crossfit também é muito eficiente para a melhora da condição cardiorrespiratória, fundamental para todas as lutas. É muito comum vermos os lutadores de MMA (artes marciais mistas) usarem este método em sua preparação, justamente pela ação generalizada e bastante intensa.

Um grande número de centros de treinamentos e de técnicos e professores de lutas, já usam exercícios parecidos com os do Crossfit no aquecimento e na preparação física, justamente por seu caráter intenso e de grande aplicabilidade nas lutas. Como mencionei anteriormente, é possível usar o Crossfit tanto na parte mais básica da preparação física, dando ênfase ao desenvolvimento geral, assim como na parte mais específica, onde o maior cuidado deve ser na escolha dos exercícios. No mais, usar o Crossfit na preparação física de lutadores pode ser uma estratégia de grande valia, pois proporciona enormes ganhos na melhora do condicionamento físico. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!