Página Inicial » Suplementos » Creatina Optimum Nutrition – Uma análise completa

Creatina Optimum Nutrition – Uma análise completa

Tire todas as dúvidas antes de comprar a Creatina Powder da Optimum Nutrition. Um artigo completo sobre todas as informações desse suplemento.

Creatina Powder Optimum Nutrition - ON

A creatina é um aminoácido, o ácido metil guanidino, formado pelos aminoácidos arginina, glicina e metionina. É sintetizada naturalmente pelo fígado, rins e pâncreas e é armazenado nos músculos e, por isso, é considerada como um aminoácido não essencial. Porém, também pode ser obtida de forma exógena através de carnes como a de boi, frango e peixe.

A creatina é encontrada em sua maior parte, cerca de 95%, nos músculos e o restante em outros tecidos como os músculos lisos, cérebro, coração e testículos.

A creatina optimum é um suplemento que possui o selo creapure, ou seja, é um suplemento considerado de alta qualidade por ser conter praticamente 100% de pureza.

Composição

O suplemento creatina optimum é feito com creatina monoidratada, um tipo de creatina de mais qualidade por ser classificada como pura, o que não é encontrado em alguns suplementos de creatina.

É feito, ainda, com a tecnologia de micronização onde os componentes ativos são preservados aumentando a qualidade do produto, mantendo-o livre de contaminantes químicos e produzindo partículas bem pequenas. Essas minúsculas partículas faz com que esse suplemento seja mais facilmente dissolvido, o que facilita e aumenta a absorção.

Esse artigo é uma análise em especial da Creatina Optimum Nutrition, caso você tenha maiores dúvidas sobre os efeitos, resultados e como tomar a creatina, você pode ler nosso artigo principal onde tiramos todas as dúvidas sobre o suplemento de creatina.

Para que serve

A função da creatina é participar da síntese de energia que o nosso corpo precisa para as atividades de alta intensidade, grande impacto e curta duração. Ela mantém a energia constante nos músculos esqueléticos para estar sempre disponível para ser usada quando necessário.

Os praticantes de atividades físicas, principalmente os praticantes de musculação e de exercícios de força, fazem uso da creatina optimum para aumentar a performance atlética, pois fornece energia rápida e aumenta a força e a resistência nessas atividades de alta intensidade.

Benefícios da Creatina Optimum

Considera uma das melhores, senão a melhor creatina, a creatina da Optimum Nutrition tem como benefício principal, seu efeito ergogênico. Esse efeito para o contribui para o aumento do desempenho atlético que produz o crescimento muscular, pois a suplementação com creatina aumenta os estoques musculares desse aminoácido.

1. Fonte de energia rápida

A fonte de energia da qual o nosso corpo faz uso é através dos carboidratos por meio do metabolismo desse nutriente que produz energia na forma de ATP. Mas nos músculos já existe uma fonte disponível de ATP para ser usada em situações rápidas como, por exemplo, sentar, levantar, andar, etc, pois não tem como esperar o organismo produzir energia para poder ser utilizada nesses momentos que podemos definir como situações de emergência.

Essa fonte de energia rápida presente nos músculos é a creatina que contém um grupo fosfato (ATP) na sua composição e, por isso, pode fornecer energia rápida quando precisamos.

Nos exercícios físicos os músculos também precisam de energia rápida. Nos exercícios físicos mais intensos, os músculos necessitam ainda mais de energia e toda essa energia é fornecida também pela creatina na forma de ATP.

Por isso, a creatina precisa estar sempre disponível nos músculos para quando houver necessidade de obtenção de energia rápida, principalmente durante os treinos de alta intensidade, caso contrário, esses exercícios não serão realizados com um bom desempenho e, assim, não haverá bons resultados.

2. Promove a hidratação muscular

A creatina optimum promove a hidratação das células musculares porque esse suplemento facilita a entrada de água nessas células. Isso permite mais entrada de nutrientes nos músculos e, consequentemente, permite a hipertrofia muscular.

3. Aumenta o desempenho

Esse suplemento de creatina não fornece somente energia rápida da qual os músculos precisam para realizarem os exercícios. Esse aminoácido também proporciona ao praticante um maior desempenho e rendimento, pois aumenta a força e a resistência muscular e, ainda, o tempo de resistência à fadiga. Tudo isso ajuda a manter a intensidade do treino por um tempo maior e a proporcionar o aumento da massa muscular.

4. Previne o catabolismo muscular

Esse suplemento também contribui prevenir a degradação muscular, pois ajuda a manter os níveis de proteína muscular constantes. Com isso, mesmo com a prática de treino intensos, as proteínas musculares se mantêm constantes para manter sempre o saldo proteico muscular.

5. Promove a recuperação muscular

Esse benefício ocorre tanto pela ingestão desse suplemento no período pós-treino quanto em qualquer momento, pois a creatina estará sempre disponível para recuperar as fibras musculares após exercícios de alto impacto, explosão e intensidade.

6. Promove o anabolismo muscular

O crescimento muscular com a suplementação da cretina optimum ocorre pelo aumento da creatina que já se encontra presente nas células musculares que promove melhora da performance esportista de quem ingere esse suplemento.

O crescimento muscular também se dá pelo aumento do volume celular com água que é promovido por esse suplemento, visto que a maior parte das células musculares é constituída por água. Esse mecanismo, então, promove o aumento das células musculares e, consequentemente, da massa muscular.

Efeitos colaterais

Os efeitos adversos da suplementação com creatina Optimum são causados por causa do excesso da ingestão, do consumo em longo prazo e da ingestão sem necessidade. Entre esses efeitos estão:

  • Sintomas gastrointestinais como náuseas, diarreia e vômito;
  • Toxicidade do organismo;
  • Sobrecarga de fígado e rins em pessoas que já possuem alguma deficiência nesses orgãos;
  • Redução da produção endógena de creatina.

Recomendações

Antes de fazer uso da creatina Optimum e de qualquer outro suplemento, o ideal é consultar os profissionais que entendem do assunto, um nutricionista ou um médico esportista para que sejam verificadas as condições de saúde e saber se o uso desse suplemento pode ser indicado ou não. É fundamental receber orientação profissional para obter sucesso no objetivo desejado.

É recomendado que os menores de idade, gestantes, mulheres que amamentam, idosos e portadores de qualquer enfermidade, principalmente portadores de problemas renais e hepáticos, não façam uso desse suplemento.

Indivíduos que praticam treinos que não são de alta intensidade e que são de longa duração não necessitam de suplementação com creatina porque a produção desse composto pelo próprio organismo já é capaz de suprir essa demanda e também porque esse suplemento não produz os efeitos esperados nessas situações. Portanto, tomar suplemento com creatina nessa situação não traria nenhum benefício.

O uso contínuo desse suplemento pode causar aumento de peso, tanto em termos de líquidos quanto de massa corporal magra. Portanto, quem não deseja um aumento considerado de peso deve moderar o uso desse suplemento.

Como tomar a Creatina Optimum

A creatina optimum é encontrada na forma de pó e pode ser preparada diluindo o seu conteúdo em líquidos como água fria ou suco natural de frutas ou outros tipos de preparações como shake caseiro.

A quantidade desse suplemento deve ser prescrita pelo profissional especializado de acordo com a necessidade individual segundo o estado nutricional e a intensidade, duração e frequência dos treinos.

Esse suplemento pode ser ingerido junto com as refeições e no pós-treino também, lembrando que nenhum suplemento substitui uma refeição. Para que seu efeito seja maior, é recomendado que seja consumida com fontes de carboidratos, pois, dessa forma, aumenta a captação de creatina pelas fibras musculares e, portanto, o seu armazenamento.

Após um período de ingestão, cerca de quatro semanas, é recomendado fazer uma pausa na ingestão desse suplemento, pois a proteína que transporta a creatina perde a sensibilidade e, portanto, a creatina já não faria tanto efeito quanto o esperado.

Apesar do suplemento de creatina ser considerado um dos melhores suplementos para se ganhar massa muscular, se consumido sem nenhuma orientação pode não trazer os resultados esperados e, ainda, prejudicar a saúde se consumido de forma desordenada e em excesso.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!