Página Inicial » Emagrecimento » Cravo da Índia – Para que serve, como consumir e benefícios inclusive no emagrecimento

Cravo da Índia – Para que serve, como consumir e benefícios inclusive no emagrecimento

Além de possuir ação analgésica, antisséptica e diminuir o mal hálito, o cravo índia pode ser um ótimo aliado no emagrecimento. Conheça todos os seus benefícios.

Muito utilizado e vendido como especiarias na época das grandes navegações, o cravo da índia é uma planta nativa das Ilhas Molucas localizada na Indonésia. Ele era extremamente valorizado e apenas as famílias ricas tinham acesso. Um quilo de cravo da índia custava cerca de 7 gramas de ouro.

Hoje em dia ele é usado não apenas na culinária como também na medicina em remédios, como por exemplo, um extrato de óleo de cravo da índia muito utilizado na odontologia. Outro uso bastante conhecido é na forma de fumo onde os maiores consumidores do cigarro de cravo, também conhecido como cravinho, localizam-se na Indonésia.
cravo da índia para que serve benefícios emagrece

Benefícios do cravo da índia para a saúde

Ele é um excelente anticoagulante e sendo assim, um excelente alimento para fazer parte da dieta de pessoas com problemas cardiovasculares como a hipertensão arterial. Além desse existem outros vários benefícios:

  • Analgésico e antisséptico: melhora a dor de cabeça, dor de dente, cólicas alivia dores em geral, reduz a febre e dores na garganta;
  • Ajuda o sistema digestivo: trata a má digestão, náuseas e mal estar no estômago e intestino;
  • Emagrece: Ação termogênica acelerando o metabolismo e aumenta a queima de gorduras;
  • Ação antioxidante: o cravo da índia reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na prevenção de doenças causadas pelo envelhecimento celular desorientado como, por exemplo, o câncer;
  • Auxilia no tratamento do mal hálito: o cravo combate algumas bactérias que ficam na boca;

O cravo da índia ajuda a emagrecer?

Bem, como visto acima, uma das suas propriedades é acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gorduras, consequentemente. O cravo da índia aumenta a produção de gás hidrogênio e assim reduz a peroxidação da gordura. Nesse processo, essa planta também reduz as taxas de LDL, também conhecido como colesterol ruim. Outro bom motivo que fará você usar o cravo da índia para emagrecer é a capacidade que ele tem de frear a compulsão por doces. Na hora que der aquela vontade de atacar a confeitaria mais próxima cheire o cravo ou tome um pouco do seu chá.

Leia também:
+ Bebidas e Alimentos Termogênicos que vão auxiliar no seu emagrecimento
+ Os benefícios do gengibre para saúde e perda de peso

Como usar o cravo da índia

A forma mais utilizada é o pó normalmente utilizado na culinária como parte da receita ou para dar o toque final como em bebidas quentes, por exemplo. Porém, você também pode encontrar o cravo da índia como tintura ou como flores secas muito utilizadas para fazer chá. Para fazê-lo basta acrescentar 1g a 1,5 g (2 a 4 cravos) em uma xícara de água quente fazendo a infusão por cerca de 10 minutos. Depois desse período ele já está pronto para ser ingerido. Outro formato bastante encontrado é o extrato de óleo de cravo da índia que pode ser utilizado de diferentes formas:

  • massagens;
  • compressas;
  • aromatizantes;
  • analgésico;
  • digestivo;
  • antisséptico;
  • afrodisíaco;
  • expectorante;
Contraindicações do cravo da índia

O fato do cravo da índia ser um acelerador do metabolismo o torna contraindicado para gestantes, pois ele pode provocar contrações uterinas e induzir o parto prematuro. O melhor é consumi-lo de acordo com a recomendação de um profissional. O uso excessivo dele pode afetar a saúde, até mesmo dos cardiopatas justamente por ser um agente termogênico.

Sobre Calila Galvao

2 Comentários

  1. MUITO BOA A INFORMAÇÃO.

  2. celso monteiro dos santos

    Gostei da pagina muito bem explicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Curta-nos no Facebook!