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Correr na esteira ou asfalto? Veja as vantagens e desvantagens de cada um

Uma dúvida muito comum entre os corredores é conseguir definir qual modalidade oferece mais benefícios do que malefícios, entre correr na rua ou na esteira, qual a melhor opção?

Correr ou caminhar são atividades naturais ao ser humano, por isso este tipo de atividade não requer muita estrutura para ser feita. Porém não é tão fácil como parece, que basta você calçar um tênis qualquer e sair por ai correndo ou caminhando. O próprio tênis precisa ser analisado, se se enquadra em seu biotipo, peso, pisada e muito mais. Além disso, a influência do piso também é bastante grande, já que promove uma diferença não apenas de impacto, mas também na mecânica da corrida e consequentemente na intensidade e gasto calórico desta.

Por isso, dependendo dos objetivos, histórico de lesões, peso, se pratica apenas por bem estar ou se compete. Todos estes fatores, somados vão mostrar qual é o piso mais indicado. Ainda assim, na grande maioria dos casos o mais viável é ter uma preferência, mas não apenas um tipo de piso. Isso por que quando se usa apenas um tipo de piso, as chances de lesão aumentam, já que o corpo tem diversos impactos praticamente iguais. Por isso, o ideal é ter um tipo de piso prioritário, mas pelo menos um treino por semana em outro tipo de piso.

Os corredores principalmente, sabem que em certos momentos do treinamento precisam diversificar o piso, usando areia ou grama, para regenerar as articulações.

Vantagens e desvantagens de correr na esteira

A esteira permite muitas mudanças facilmente controladas, que dão uma grande gama de possibilidades ao treinamento aeróbico.
Veja as vantagens de se exercitar na esteira:

  • Você consegue facilmente controlar a velocidade, distância, tempo e todas as variáveis úteis ao treinamento.
  • Você consegue controlar a angulação de sua corrida, aumentando esta, aumenta-se a intensidade.
  • O piso é sempre estável, diminuindo o risco de lesões.
  • A hidratação é facilitada.
  • A questão climática não interfere em seu treino.

Porém, existem algumas desvantagens na utilização da esteira:

Treino monótono: uma das maiores reclamações do treino aeróbico na esteira é a falta de motivação que ele causa. Mesmo com distrações, como música e televisão, com o passar do tempo o treino pode se tornar chato.

Necessidade de aparelho: para correr na esteira você precisa de… uma esteira. Por isso nem sempre você consegue treinar, pois se não tem ela em casa ou não consegue ir a academia, terá dificuldades para treinar.

Concentração constante para não cair, caso você tenha dificuldades em manter-se na esteira.

Já a corrida no asfalto também apresenta prós e contras, veja alguns dos benefícios do treino no asfalto:

Paisagem motivadora: com a possibilidade de correr ao ar livre você pode escolher uma paisagem diferente a cada dia, o que faz você conseguir mais facilmente manter a motivação.

Intensidade variada: como você acaba tendo dificuldades imprevisíveis, como morros, descidas (que são importantes e não podem ser feitas na esteira) e muitos outros, seu treino pode ser ainda mais eficiente.

Você só precisa de um par de tênis. Diferente da esteira, você pode correr em qualquer lugar, basta ter uma roupa adequada e seu par de tênis.

Treinamento para corridas: além disso, pelo princípio da especificidade, o treino em asfalto é muito mais eficiente para quem busca treinar para corridas.

Desvantagens:

Um dos maiores problemas da corrida no asfalto é o risco de entorses, graças ao terreno instável. Além disso, por ser um piso rígido, o impacto em sequência pode lesionar as articulações do tornozelo e do joelho.

Outro problema da corrida em asfalto é a dificuldade no controle, como ritmo, velocidade, em alguns casos a distância e outros.

Como já mencione, existem vantagens e desvantagens em todos os tipos de pisos e cabe a você escolher qual será o seu prioritário, sempre lembrando que é bom ter pelo menos um treino por semana em um piso diferente. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

2 Comentários

  1. Dizem que correr na esteira nao é tao eficar para queima de gordura como no asfalto devido ao atrito. Isso é verdade?

  2. Dizem que correr na esteira nao é tao eficaz para queima de gordura como no asfalto devido ao atrito. Isso é verdade? ainda to curioso rss

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