Página Inicial » Emagrecimento » Como perder a barriguinha em 2014

Se seu objetivo para 2014 é perder de vez a "barriga", não deixe de ler as dicas que separamos para você.

Como perder a barriguinha em 2014

Se existe um problema que afeta igualmente homens e mulheres é a saliência abdominal, a popular barriguinha. Perder essa reserva adiposa nem sempre é um tarefa fácil, mas jamais será uma missão impossível. Antes de mais nada devemos entender o por que a gordura se estoca exatamente nesta parte do corpo e não nas outras, para depois as soluções serem apontadas.

O nosso corpo traz inúmeros resquícios da época em que os homens ainda viviam nas cavernas. Basta dar uma olhada na nossa coluna vertebral, que ainda conta com uma pequena “cauda”, que insiste em resistir a evolução. Neste época o alimento era escasso e o organismo deveria aproveitar o máximo cada nutriente ingerido, e estocar energia para suportar o período até a próxima refeição. Bem este cenário mudou, hoje  a comida não é mais problema para uma grande parcela da humanidade, mas o problema em manter os depósitos de gordura na região abdominal ainda persistem. Outro fator que  deve ser levado em conta, é que a região abdominal corresponde a região medial do corpo, portanto o local mais apropriado e mais bem localizado para depositar energia, além de ser a parte do corpo com mais área livre para isso. Estão vendo, a culpa da barriguinha saliente não é totalmente sua, mas de nossa evolução.

Como não da pra ficar culpando nossos antepassados, até por que isto não resolveria o problema, vamos partir para algumas soluções, afinal os depósitos abdominais também são um fator de risco a saúde, deixando de ser apenas um problema estético. Este é um dos principais fatores de risco cardíaco, sendo que segundo a OMS homens com mais de 92 cm de circunferência abdominal tem risco aumentado de complicações metabólicas e com mais de 102 cm tem risco aumentado substancialmente. Para as mulheres os parâmetros são de 80 para risco aumentado e 88 para risco aumentado substancialmente.

Maneiras de Diminuir a Barriga

Inicialmente temos de ter a real noção que só tem uma barriga saliente quem tem um percentual de gordura elevado. A questão toda é que na região abdominal ela fica mais evidente, mas sem sombra de dúvidas, a gordura está depositada no corpo inteiro. Portanto a única solução para a diminuição da gordura abdominal é diminuir a gordura do corpo todo. Quero deixar claro que não existe nada que te faça perder gordura localizada. Você perde as reservas de lipídios do corpo todo e não apenas de um local específico. Portanto, vamos as maneiras de baixar sua percentagem de gordura corporal.

Inicialmente você tem que ter uma alimentação com o mínimo de gordura e frituras e também com poucos carboidratos simples (alimentos ricos em açúcar ou feitos com farinha branca). Pois estes facilitam novos depósitos de gordura. Depois disso, é essencial que você procure fazer exercícios físicos. Como já foi explicado nos artigos sobre musculação e emagrecimento e no de exercício intervalado e emagrecimento, a intensidade elevada é um dos principais componentes responsáveis pela perda de gordura. Os exercícios aeróbicos também são muito importantes para este objetivo. Ou seja, alternar exercícios de força com aeróbicos é uma maneira de se beneficiar das vantagens de ambos. Fora isso, evitar bebidas alcoólicas, que auxiliam no depósito da gordura, além de prejudicar a absorção de certos nutrientes. Sem falar que a maioria das bebidas contém ou carboidratos simples ou açúcar em sua composição. Em outro artigo aqui no site nos falamos de vários exercícios que podem ser feitos em casa para perder barriga.

No mais, descanso e treinamento constante, aliado a uma alimentação equilibrada e paciência são a fórmula para dar adeus a sua barriguinha. Esta paciência é necessária por que nenhum ganho se dará da noite para o dia e permanecer focado e determinado em seus objetivos é fundamental. 

Sobre Sandro Lenzi

Professor de educação física formado pela Uniasselvi Fameblu, pós graduando em fisiologia do exercício e em Personal Trainer. Atua como treinador pessoal e com consultoria online para treinamento. Também é redator na área da saúde, treinamento físico e qualidade de vida.

2 Comentários

  1. Excelentes dicas. A principal realmente é adequar nossa alimentação.

    Para quem deseja diminuir aquela barriga saliente deve começar por eliminar os alimentos ruins da sua dieta, conforme mencionado no artigo.

    T+
    Flavia

  2. Um ótimo artigo Sandro sem dúvida levar em consideração a alimentação e um rotina de exercícios irá ajudar qualquer pessoa que deseje perder peso a alcançar seu objetivo. O que muitos na verdade pensam é que devem se privar de todo e qualquer alimento gorduroso e isso não é verdade. Os alimentos podem sim serem consumidos desde que a pessoa se conscientize da quantidade e frequência que está comendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!