Página Inicial » Dietas e Nutrição » Como montar uma dieta para ganhar massa muscular – 1° Parte – O Cálculo

Como montar uma dieta para ganhar massa muscular – 1° Parte – O Cálculo

Cálculo onde você poderá determinar seu consumo total de calorias ao longo do dia com base nas proteínas, carboidratos e gorduras.

Quando o assunto é dieta, a palavra de ordem é “restrição”, mas aqui trataremos como “foco”, e também mostraremos que apesar de ter de seguir a risca o que será proposto, ainda há forma de dar uma fugidinha e comer o que quiser no que chamaremos de “dia do lixo”.

Antes de entrarmos nas contas da “Harris-Benedict Equation”, é preciso deixar claro que existem diferentes formas de se criar uma dieta para ganho de massa muscular, e a que aplicaremos neste artigo visa ganhos mais moderados, porém com mais qualidade.

Dieta para ganhar massa muscular

Cálculo para se montar uma dieta para ganhos de massa muscular

Então agora, siga os próximos passos e calcule sua “Taxa Metabólica Basal” (TMB), entenda sua “Frequência de Atividades” e assim o “Total de Calorias” a ser consumido diariamente em sua nova dieta:

  1. CÁLCULO DO GASTO/CONSUMO ENERGÉTICO DIÁRIO

HOMEM

TMB = 66 + ( 13,7 * [peso em Kg] ) + ( 5 * [altura em cm] ) – ( 6,8 * [idade em anos] )

(Exemplo: indivíduo com 1,75 m de altura, 70 quilos de peso, e 28 anos)

TMB = 66 + ( 13,7 * 70 ) + ( 5 * 175 ) – ( 6,8 * 28 ) = 1.706

MULHER

TMB = 655 + ( 9,6 * [peso em Kg] ) + ( 1,7 * [altura em cm] ) – ( 4,7 * [idade em anos] )

(Exemplo: indivíduo com 1,65 m de altura, 55 quilos de peso, e 23 anos)

TMB = 655 + ( 9,6 * 55 ) + ( 1,7 * 165 ) – ( 4,7 * 23 ) = 1.355

Com a Taxa Metabólica Basal calculada, devemos multiplicá-la pela Frequência de Atividade Diária, veja abaixo qual das opções se enquadra na sua realidade atual:

  • Sedentário

    • Pouco ou nenhum exercício – Multiplicar por 1,2

  • Levemente Ativo

    • Exercício leve – de 1 a 3 dias por semana – Multiplicar por 1,375

  • Moderadamente Ativo

    • Exercício moderado – de 3 a 5 dias por semana – Multiplicar por 1,55

  • Bastante Ativo

    • Exercício pesado – de 6 a 7 dias por semana – Multiplicar por 1,725

  • Muito Ativo

    • Exercícios pesados diários ou treinos 2x ao dia – Multiplicar por 1,9


HOMEM

(Exemplo: indivíduo com TMB citado acima, e FA = Levemente Ativo)

TMB (1.706) *1,375 = 2.346


MULHER

(Exemplo: indivíduo com TMB citado acima, e FA = Moderadamente Ativo)

TMB (1.355) * 1,55 = 2.101

  1. AJUSTE DE GASTO CALÓRICO

Com o resultado final do item 1, adiciona-se de 500 a 1.000 calorias, porém isso deve ser calculado conforme a genética de cada um.

  1. CÁLCULO DO CONSUMO DIÁRIO DE PROTEÍNAS

Diariamente em uma dieta para ganho de massa magra deve-se consumir uma quantidade intensa de proteínas, em média calcula-se de 2g a 3g por quilo de peso do individuo.

(Exemplo: indivíduo de 80 quilos de peso. Entre 160 e 240 gramas de proteínas / dia)

  1. DISTRIBUIÇÃO ENTRE AS REFEIÇÕES

– CALORIAS

Usando o valor dos itens 1 e 2 somados distribua entre as 6 e 7 refeições diárias. Balizadores importantes: a maior parte das calorias deve estar localizada no desjejum, no pré-treino e no pós-treino. E a menor parte na ceia (caso realize seu treino na parte da noite, de uma atenção especial para esta refeição).

– PROTEÍNAS

Assim como as calorias, o valor calculado no item 3 deve ser distribuídos entre as refeições diárias. Balizadores importantes: a maior parte das calorias deve estar localizada no desjejum, no pré-treino e no pós-treino. E a menor parte na ceia (caso realize seu treino na parte da noite, de uma atenção especial para esta refeição).

  1. COMPLEMENTAÇÃO DAS CALORIAS DIÁRIAS

Com o volume total de calorias por refeição calculado, é hora de se definir que alimentos colocar, lembrando sempre em adicionar o total de proteínas do item 4. Balizadores importantes: consuma o mínimo de carboidratos na ceia e evite gorduras nos desjejuns, refeições pré-treino e pós-treino.

Para que não fique com duvidas, abaixo detalhamos um exemplo de uma dieta para ganho de massa muscular, com 7 (sete) refeições. Note sempre as observações de horários e os itens a serem evitados, isso será primordial para os resultados.

7 refeições para ganhar massa muscular

  • Refeição 1 – Desjejum: Carboidrato: médio índice glicêmico / alto índice glicêmico( pode ser suplementos como maltodextrina/Dextrose); Proteína: média absorção / rápida absorção(pode ser suplementos, de preferência Whey Protein); Gordura: evitar;

  • Refeição 2 – Lanche: Carboidrato: baixo índice glicêmico; Proteína: média absorção / lenta absorção; Gordura: gorduras insaturadas;

  • Refeição 3 – Pré-treino (de 60 a 90 minutos antes do treino): Carboidrato: baixo índice glicêmico; Proteína: média absorção; Gordura: evitar;

  • Refeição 4 – Pós-treino líquido (suplementos) (logo após o treino): Carboidrato: alto índice glicêmico (maltodextrina ou dextrose); Proteína: rápida absorção (whey protein) outros aminoácidos (BCAA/Creatina/Glutamina); Gordura: evitar;

  • Refeição 5 – Pós-treino (Refeição sólida) (de 30 a 90 minutos depois da Refeição 4): Carboidrato: médio índice glicêmico / alto índice glicêmico; Proteína: média absorção; Gordura: evitar;

  • Refeição 6 – Lanche: Carboidrato: baixo índice glicêmico; Proteína: média absorção / lenta absorção; Gordura: gorduras insaturadas;

  • Refeição 7 – Ceia (60 minutos ou menos antes de ir dormir): Carboidrato: baixíssimo índice glicêmico, evitar; Proteína: lenta absorção; Gordura: gorduras insaturadas;

Acompanhe sua evolução de peso e musculatura, pense nesta dieta como algo cíclico e permanente. Entenda que a cada mês seu peso será alterado, portanto refaça estes cálculos todos com os novos números, e seu desempenho sempre apresentará melhoras.

Dicas para se manter firme em uma dieta para ganhar massa muscular

Lembre-se, todas as refeições são importantes e devem ser respeitadas, em outro artigo aqui do blog, onde o título do artigo é o que comer antes e depois do treino, damos um grande exemplo que não é apenas nesse período que você deve dar atenção a sua dieta. Nesse mesmo artigo citamos também os melhores alimentos para ganho de massa muscular.

E como falamos no início do artigo, todo esforço tem sua válvula de escape, e o “dia do lixo” é o momento de sair da dieta e consumir aquilo que não pôde durante toda a semana. Deixar de comer aquele doce, ou aquela bebida que você adora, pode ser em alguns casos algo ruim para seu corpo e principalmente ao seu psicológico, portanto, tenha foco e perseverança na dieta durante a semana e defina 1 dia de seu final de semana para comemorar.

Em breve iremos postar a segunda parte desse guia de como montar uma dieta para ganhar massa muscular, e dessa vez, os alimentos que devem entrar em cada refeição ao longo do dia. Caso esteja começando a treinar musculação agora, você pode ler também nossas dicas de alimentos com uma dieta para iniciantes na academia.

Leia segunda parte desse guia com os alimentos indicados: http://www.treinomestre.com.br/como-montar-uma-dieta-para-ganhar-massa-muscular-2-parte-alimentos-indicados/

56 Comentários

  1. Olá Boa noite!!
    Estou iniciando meu treino. Gostaria que me ajudasse com os cálculos
    Tenho 1.73 73k tenho 28 anos e faço atividade 3X por semana. Qual minha alimentação adequada….?????

  2. Oi não consegui realiza esse calculo poderia me dizer. tenho 1,58 de altura 50kg e 19 anos

    • 66+13,7*50+5*158-6,8*19=1411,8 (a este valor deve ser adicionado entre 500 e 1000 cal)

      • Tiago, ela é uma menina (Aline), vc usou a conta para homens.

        Aline, sua conta fica assim:

        TMB = 655 + ( 9,6 * [peso em Kg] ) + ( 1,7 * [altura em cm] ) – ( 4,7 * [idade em anos]

        TMB = 655 + ( 9,6 * [50] ) + ( 1,7 * [158] ) – ( 4,7 * [19]

        TMB = 1314,3

        Depois disso multiplique pelo fator de exercicios, se é sedentária, se faz exercicios de 3 a 5 dias por semana, etc.

        Uma vez mulitplicado, some de 500 a 1000 de acordo com sua genética como o Tiago falou.
        Metabolismo mais rapido, adiciona 1000, mais lento, adiciona 500.

        Depois disso vc tem a necessidade de calorias que precisa por dia, dai é só dividir pelo numero de refeições, priorizando desjejum, pré e pós-treino.

        Fazer o mesmo com quantidade de proteina diaria (De 2 a 3g de proteina para cada kg corporal) no seu caso, se vc pesa 50, vc tem que comer de 100 a 150g de proteina por dia, dividido pelo número de refeições que fará no dia.

        Lembrando que todo mês, conforme se ganha peso, é necessário refazer o calculo.

        Espero ter ajudado.

  3. Ola boa noite,nao conseguir realizar o cálculo,me ajude por favor tenho 23 anos 49 kg,e,1 60 de altura.

  4. Olá, obrigado pelo post, muito bom, me ajudou muito. Porém gostaria de entender porque distanciar a refeição sólida pós treino (item 5) da refeição líquida pós-treino (item 4), qual o objetivo disso, porque fazer isso?

    Porque evitar proteina de lenta absorção antes de dormir? A idéia não é utilizar carboidratos de baixo indice glicêmico e proteínas de lenta absorção para que o organismo não entre em catabolismo durante a noite toda?
    Não é para isso que deve-se tomar caseína miscellar antes de dormir? Por ela ser uma proteína de lenta absorção, impedindo o catabolismo?

    Gostaria de entender o porque disso, agradeço desde já a atenção! Adorei o site, virei fã!

  5. Queria saber como ficaria a dieta pois acordo as 6 da manhã e treino as 6:45 da manhã. ..obrigado

  6. alessandra santiago

    DANIEL NAO ENTENDI COMO FAÇO PARA DIVIDIR MEU CALCULO FINAL DEU 2610 CALORIAS E POSSO CONSUMIR ATÉ 180 GR DE PROTEINAS COM COMO FAÇO PARA SABER AS 6 REFEIÇÕES?

    • procura no google por tabela nutricional para saber os nutrientes de cada coisa (carbos, gordura e proteina são chamados de macro nutrientes). Depois você lê mais um pouco quais alimentos o de usar e decide o que vai comer em cada refeição
      – A partir dos nutrientes, estabeleça as quantidades dos alimentos que escolheu.

      Ex: um copo de leite desnatado tem 6,8g de proteina, 11 de carbo. Você ainda teria 173.2 de proteina. Procure deixar no máximo 30g de gordura, quanto menos melhor. Use tbm aplicativos de dieta myfitnesspal ou o outro de sua escolha. O resto das coisas é carbo

  7. Estou amando esse site!
    Achei muito fácil e muito inteligente postar como calcular e assim ter mais controle na dieta, porque realmente quem começa na academia quer mudar tudo, rotina de exercício, alimentação, suplementação… E não sabemos no começo por onde começar! Amei esses cálculos estão me ajudando muito.!

  8. Olaa…tenho 1,58 alt..70 kg…ee sou sedentária. .como calcular? ..Obrigada.

  9. Oi eu não entendi muito bem como se faz o cálculo. Alguém pode me ajudar?
    18 anos – 60,4 Kg – 1,66 de altura – Levemente ativa.
    Obrigada

  10. Olá! Trabalho à noite, saio às 07, treino até as 09:00h e vou dormir. Tomo whey e caio na cama. Tem algum problema eu não comer comida nesse período? Pode me atrasar a desenvolver a hipertrofia?

  11. Meu calculo somou 3.552 calorias, Sou homem.

    Ascrecentando mais 500 calorias fica um total médio de 4.000 calorias diárias. A pergunta que fica é? Quanto é isso em termos de comida? Não tenho dinheiro para nutricionista fazer uma tabela alimentar hipercalórica pra mim. Uma fatia de peito de frango grelhado fornece quantas gramas de proeteina? e uma batata doce de tamanho medio, quanto de carboidrato, queria ter essa noção em relação aos alimentos, como feito um dinossauro mas não passo dos 90 kg, e não ganho musculos, so gordura. Se puder me ajudar.

    • Tem um aplicativo legal chamado Tecnonutri, para iOs e Android, que da para você mensurar legal quantas calorias cada alimento do nosso dia a dia tem. Fica a dica! Abraço

  12. Boa noite me enrolei nos cálculos sou novato no mundo fitness
    Tenho 1.69, 53kg na primeira avaliação da academia,
    Estou á 15 dias treinando A segunda quarta e sexta e B terça e quinta.
    Obrigado desde já !

  13. Gostaria de saber do meu cálculo, tenho 1,70 de altura – 75,00 Kg e 22 anos, sou mulher, poderia me ajudar?

  14. muito bom este artigo.

  15. Boa tarde, excelente artigo, porém fiquei com dúvida no item “2. AJUSTE DE GASTO CALÓRICO” onde fala que é pre adicionar de 500 a 1000 no TMB de acordo com a genética. Como faço essa conta? Quando seria 500 e quando seria 1000?

    Abraços

  16. Alguém pode me ajudar no cálculo de proteína por favor, não entendi como funciona, tenho 51 quilos como fazer esse cálculo???

  17. Tenho 1.60 m , 58kg , 28 anos e treino 5 x por semana
    Pode calcular por favor?

  18. queria saber como vou calcular proteina e carbo meu calculo deu 3,374 de calorias diarias

  19. Entendi tdo mais sobre o calculo nem tentei entender muito complicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!