Como evitar e combater o colesterol alto

colesterol alto o que e como evitar e combaterExistem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL), precisamos dos dois em nosso organismo, mas é preciso haver equilíbrio. O LDL ajuda no funcionamento das gorduras no organismo,auxiliando na produção de alguns hormônios e vitamina D, mas em excesso pode fazer a gordura se alojar nas paredes das artérias, acarretando no “colesterol alto” e provocando graves problemas de saúde.

Uma alimentação saudável e equilibrada, além da prática de exercícios físicos, são fatores primordiais para equilibrar o colesterol, prevenindo assim doenças do coração e doenças vasculares.

O que é hipercolesterolemia ou, colesterol alto?

veia arteria entupida colesterol altoEm primeiro lugar, a hipercolesterolemia, ou colesterol alto, é uma doença séria, que pode ocasionar doenças cardiovasculares. Que são doenças relacionada ao coração e ao sistema circulatório, como por exemplo: infarto do miocárdio e arritmia.

O corpo humano precisa de oxigênio para funcionar. O colesterol alto, faz a gordura ser depositada nas paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo a passagem e, a diminuição do fluxo de sangue para os outros órgãos como: cérebro, coração e rins, através das artérias. Dessa forma seu corpo e, principalmente seu coração, precisa se esforçar ainda mais para bombear o sangue, podendo ocasionar um infarto do miocárdio.

Quais os sintomas do colesterol alto?

O colesterol é uma doença silenciosa, não existem sintomas específicos. Geralmente, se descobre a doença após algum ataque cardíaco. Por isso, é importante fazer exames periódicos para medir os níveis de colesterol. Além, claro, de manter um plano alimentar saudável, praticar atividade física e evitar o consumo de álcool e cigarro.

Como prevenir e diminuir o colesterol?

A alteração nos níveis do colesterol estão relacionados a nossa alimentação. Algumas medidas simples podem ajudar a controlar o colesterol. Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de gorduras, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leite integral, ovo, bacon, embutidos e frutos do mar.

O consumo de fibras, cereais e vegetais, como: farelo de aveia, óleo de linhaça, feijão, pães integrais, suco de uva, frutas, couve-flor, mandioca, ervilha, cenoura, e vegetais ajudam a diminuir o nível do colesterol ruim (LDL).

Para ficar mais fácil de entender, veja abaixo o que evitar e o que esta liberado na alimentação para o controle do colesterol.

O que evitar – Alimentos que aumentam o colesterol

alimentos evitar colesterol alto- Alimentos industrializados;

- Fast food;

- Bebidas alcoólicas;

- Salgadinhos (tipo doritos);

- Alimentos muito condimentados;

- Chocolate;

- Massas, bolos, biscoitos, pães;

- Doces;

- Embutidos como presunto, mortadela e linguiça;

- Frituras e alimentos muito gordurosos;

- Manteiga, banha, creme de leite e gema de ovo;

- Leite e derivados integrais;

- Preparações muito gordurosas como molho branco, rebada e dobradinha.

Esta liberado – Alimentos que controlam o colesterol

alimentos saudáveis- Frango, peixes (de água fria – atum, salmão) e carnes magras – retire a pele do frango e a gordura aparente da carne;

- Cereais como arroz integral, farinha de trigo integral, milho, soja, aveia e pães integrais;

- Legumes, verduras;

- Frutas – Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas;

- Azeite extra virgem;

- Vinho tinto – uma taça antes da refeição;

- Chá verde;

- Feijão, lentilha e ervilha seca;

- Fibras – Berinjela e quiabo são boas fontes de fibras solúveis;

- Leite e seus derivados desnatados, que possuem menos gordura.

Controlando os níveis do colesterol – HDL e LDL

Gorduras trans, gorduras saturadas, alimentos com colesterol, em especial os de origem animal, leite integral e seus derivados, sobre peso e sedentarismo, contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL).

A gordura saturada aumenta o LDL (colesterol ruim), e a gordura trans aumenta o LDL e diminui o HDL (colesterol bom, contribuindo para inflamações e o aumentam a probabilidade de formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos. Por isso tenha muito cuidado no consumo de alimentos que contenham essas substâncias.

Estar acima do peso aumenta os níveis do LDL, colesterol ruim, devido ao acúmulo da gordura. E a falta de exercícios diminui o HDL, colesterol bom. Perder peso e a prática de atividade física pode ajudar a equilibrar os níveis do colesterol.

Dê preferência as atividades aeróbicas. Porém, o mais importante é se movimentar. Escolha a atividade com a qual mais se identifica e mantenha uma alimentação equilibrada para ter uma vida mais saudável.

5 dicas para evitar o mal colesterol:

1- Fazer atividade física regular – pelo menos 3 vezes por semana, para controle do LDL e perda de peso.

2- Suco de berinjela – é antioxidante, ajudando a eliminar a gordura e as toxinas do organismo.

3- Evite alimentos gordurosos, embutidos e industrializados. Dê preferência a frutas e verduras, fibras, cereais e grãos integrais.

4- Evite frituras. Prefira alimentos assados ou cozidos.

5- Ingerir mais alimentos ricos em Ômegas 3, 6 e 9.

Fatores genéticos e diabetes também podem contribuir para o aumento do colesterol. Não deixe de fazer exames para verificar as taxas de colesterol e, combinando alimentação + atividade física, conseguirá manter o equilíbrio do seu corpo para uma vida saudável.

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