Página Inicial » Saúde » Citronela – Para que serve, benefícios como repelente e onde comprar

Citronela – Para que serve, benefícios como repelente e onde comprar

A planta de citronela pode proporcionar vários benefícios que vão desde a elaboração do óleo, passando por velas e até pulseiras para repelir insetos. Mas ela não tem apenas essa função.

planta capim citronela óleo

A Citronela é uma planta da família das gramíneas e muito utilizada para a fabricação de repelentes caseiros contra mosquitos.

Ela também é usada para a fabricação do óleo de citronela, que possui outros benefícios.

Ela lembra muito um capim, e apesar do aroma de limão convidativo, ela não deve ser consumida. Um dos mosquitos que a planta tem o poder de repelir é o da Dengue.

Deve-se tomar um cuidado extra com essa planta, já que ela lembra bastante a erva cidreira. Em qualquer caso, ela não deve ser consumida em hipótese alguma.

A citronela pode ser plantada em vasos tanto dentro quanto fora de casa. Caso você não queira o óleo de citronela, ela pode ser colocada em algum lugar ventilado dentro de casa para que seu aroma afaste os mosquitos.

Para que serve a citronela?

Usualmente, ela é utilizada para afastar mosquitos como um repelente natural. Ela também tem sido muito utilizada como vela ou pulseiras para repelir o mosquito que transmite a Dengue.

Assim, não só a Dengue como também a Chykungunya e o Zika são evitados. A citronela já começou a ser utilizada na fabricação de vacinas contra o mosquito transmissor.

Recentemente, a citronela também foi utilizada para fabricar algumas roupas para os atletas que participarão das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. O motivo pelo qual ela foi utilizada é o combate ao Aedes Aegypti.

Como a cidade passa por um surto, a citronela foi incorporada aos tecidos através da nanotecnologia. O esperado é que ela tenha o mesmo poder de um óleo aromático ou da planta in natura. Ela também é utilizada como repelente natural em forma de pulseiras.

Propriedades

Além de afastar mosquitos e outros insetos, a citronela também pode agir como calmante, embora essa função não seja aplicada a partir do seu consumo direto.

A citronela também é uma planta com alto poder bactericida, além de ajudar a combater a febre alta.

Ela também é muito interessante para quem tem problemas de sudorese, já que ela controla as glândulas, diminuindo o suor.

A citronela também tem o poder de reduzir a formação de gases intestinais. Ela é muito utilizada em tratamentos à base de aromas, a aromaterapia.

Ela também é fungicida, funciona como um excelente antisséptico e pode ainda estimular algumas funções do sistema nervoso.

Óleo de citronela

O óleo de citronela é extraído através do aquecimento das folhas da planta em água fervente. Aos poucos, o óleo começa a ser produzido e posteriormente é separado da água.

Além de perfumar o ambiente, muitas das propriedades se mantêm no óleo:

  • Inseticida, fungicida e bactericida;
  • Diminui enxaquecas;
  • Pode reduzir a ansiedade e a depressão;
  • Pode servir como antipulgas para pets;
  • Alivia alguns tipos de dores;
  • Funciona como repelente natural para mosquitos e insetos em geral;
  • Fortifica o funcionamento de alguns órgãos;

Ele pode ser usado tanto em um recipiente quanto em um repelente eletrônico, podendo ser usado em sua forma líquida ou em cartelas.

Apesar de a citronela não poder ser consumida, alguns suplementos naturais são feitos à base do bagaço extraído da planta.

Indicações

Um cuidado que se deve tomar no manuseio da planta é em relação às suas folhas, seja para plantar ou colher.

Se possível, use luvas para manusear a planta, já que elas são cortantes, assim como as folhas de erva cidreira.

A citronela também é indicada para pessoas em estado de depressão através da aromaterapia, já que o aroma natural da citronela pode causar uma excelente sensação de bem estar.

Ela ainda é recomendada para quem possui qualquer tipo de dor reumática ou sofre constantemente com dores de cabeça.

A planta ainda é indicada para quem quer usar algum tipo de desinfetante natural em casa, já que seu óleo também pode ser extraído com esse propósito. Até mesmo no tratamento de algumas doenças causadas por fungos e bactérias.

Onde comprar o óleo de citronela

O óleo de citronela ou os repelentes podem ser encontrados em qualquer loja de produtos naturais, ou mesmo em supermercados (nas maiores redes). É possível também encontrar a citronela em forma de spray que pode ser usado em roupas no ambiente.

Você também pode produzir o próprio óleo dentro de casa, embora dê um pouco de trabalho.

A parte mais complicada seria separar o óleo a água, processo feito a partir da condensação.

Os valores podem variar bastante de acordo com o modo com a citronela é vendida, seja como óleo, desinfetante, repelente ou spray para animais como gatos e cachorros.

Não existe contra indicações para a citronela, a não ser no caso de alguma irritação nas vias respiratórias ou de qualquer manifestação de alergia quando em contato direto com a pele.

Os valores podem variar desde R$7 como desinfetantes até R$100 como pulseiras repelentes.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Um comentário

  1. Impossível confundir citronela com erva cidreira. Mais fácil confundir com capim santo que assim como a citronela parece um capim. Já a erva cidreira é um planta com galhos e folhas ovaladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!