Página Inicial » Dietas e Nutrição » Carne Vermelha – Benefícios do seu consumo no ganho de massa muscular

Carne Vermelha – Benefícios do seu consumo no ganho de massa muscular

A carne vermelha é uma excelente fonte de proteínas que auxiliam na construção muscular. Saiba todos os seus benefícios, modo de preparo e tabela nutricional.

carne vermelha bovina benefícios massa muscularA primavera chegou e muitos já estão nas academias tentando perder uns quilinhos extras ganhos no inverno ou aumentar a massa muscular para fazer bonito no verão. A realização de atividades físicas regulares é fundamental para entrar em boa forma, mas não se deve negligenciar da alimentação. Uma dieta balanceada sem excesso de gordura com opções saudáveis devem estar na mesa de quem deseja se sentir bem na frente do espelho. Especialistas se dividem em relação ao tipo de carne que mais aumenta a massa muscular, mas a carne vermelha magra ganha cada vez mais defensores.

A carne vermelha no ganho de massa muscular

A carne vermelha é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, ou seja, fonte de aminoácidos essenciais, dentre eles, a creatina. Esses aminoácidos são fundamentais para a construção muscular. A carne vermelha também é rica em ferro, cálcio  e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12. Além disso, a carne bovina é rica em cobre, potássio e magnésio. Já os malefícios aparecem em cortes mais gordos consumidos em grandes quantidades e com maior frequência. Mas a sua ingestão se torna benéfica para a saúde quando existe o equilíbrio da dieta e a preferência por cortes magros com as devidas formas de preparo. É fundamental alertar que a sua ingestão deve ser evitada por pessoas com taxas elevadas de ácido úrico, colesterol, indivíduos com problemas digestivos e complicações renais graves.

Após décadas sendo considerada uma das vilãs da alimentação saudável, a carne bovina vem conquistando elogios de pesquisadores. Com os animais hoje são abatidos mais jovens e não acumulam tanta gordura, especialistas voltaram a incentivar o seu consumo, com moderação, e enfatizar seus benefícios. A carne vermelha, por exemplo, é o único alimento de origem animal possuidor de vitamina B12, essencial para a memória e o aproveitamento do ferro no organismo, sendo também a sua melhor fonte. O sistema imunológico tem suas defesas elevadas com a dobradinha ferro e zinco, mais um mineral encontrado na carne vermelha.

Para as pessoas que tem dificuldade em comer carnes vermelhas, seja pelo gosto, má digestão, ou restrição médica, existe hoje no mercado de suplementos, as proteínas isoladas de carne bovina. O bom desses suplementos é que eles trazem todos os benefícios da carne vermelha, sem grande quantidade de gordura, e alguns casos, zero de gordura. Como o no caso da Elite Primal e o Carnivor.

Na medida certa

carne grelhada receita massa muscularO medo do colesterol sempre atormenta os amantes de um bom churrasco. Mas não precisa ser assim. O problema está nos excessos e até comer quantidade de menos pode interferir negativamente na saúde. O consumo em demasia da carne vermelha pode contribuir para o aumento do colesterol ruim e favorecer o aparecimento de problemas cardíacos. Porém, a ausência da mesma também pode gerar malefícios para a saúde, como a perda de massa magra, o enfraquecimentos de cabelos e unhas e a má regeneração dos tecidos. Nutricionistas indicam que o melhor tipo de carne é a magra, seja de boi, frango ou peixe, desde que preparada de maneira adequada, dispensando quando possível o uso de frituras.

Como comprar o melhor corte?

Procure comprar os cortes que apresentam um tom mais avermelhado. A existência de pontos amarronzados significa que a carne está iniciando seu processo de deterioração, apesar de não necessariamente apresentar nenhum cheiro nesta fase. Solicite que a peça seja cortada em bifes de pelo menos dois a três centímetros de espessura, com a menor quantidade possível de gordura pesando aproximadamente 100 gramas.

Compare quais são os cortes de carnes com mais gordura e mais magros

Cortes magros 

  • Patinho – 7 gramas de gordura
  • Maminha – 7 gramas de gordura
  • Músculo – 7 gramas de gordura
  • Lagarto – 9 gramas de gordura
  • Filé mignon – 9 gramas de gordura
  • Coxão duro – 9 gramas de gordura
  • Coxão mole – 9 gramas de gordura

Cortes gordos 

  • Acém – 11 gramas de gordura
  • Alcatra – 12 gramas de gordura
  • Contra-filé de costela – 13 gramas de gordura
  • Cupim – 13 gramas de gordura
  • Picanha – 20 gramas de gordura
  • Fraldinha – 26 gramas de gordura
  • Costela – 28 gramas de gordura

Qual corte incluir em uma dieta para hipertrofia?

A carne vermelha mais presente na dieta de quem visa o ganho de massa muscular é o patinho, que além de possuir pouca gordura se comparada aos outros cortes, possui cerca de 35,9g de proteínas a cada 100g.
A melhor refeição para incluir carnes vermelhas na dieta certamente é o almoço, pois este tipo de carne tem uma digestão mais lenta. Prefira reservar o filé de frango e peixes para o jantar por serem mais leves e produzirem uma digestão mais rápida. Confira em outro artigo aqui no site, as melhores fontes de proteínas para incluir em uma dieta para ganhar massa muscular.

Melhor forma de preparar o bife de patinho:

A melhor opção é preparar a carne grelhada sem adicionar muitos temperos por já possuírem grande quantidade de sódio. Evite de qualquer modo fritar a carne na panela com óleo. Se não puder preparar a carne grelhada, a outra opção seria preparar uma peça de carne magra cozida na panela de pressão com legumes.

Confira abaixo a tabela nutricional:

Patinho grelhado e limpo (retirado a gordura) – Informações Nutricionais

Proteínas 35,9 g
Carboidratos 0,12 g
Gorduras monoinsaturadas 3,10 g
Gorduras saturadas 3,10 g
Gorduras poliinsaturadas 0,3 g
Colesterol 125,7mg
Fibras 0 g
Cálcio 4,8mg
Manganês 0,0mg
Magnésio 27,3mg
Fósforo 288,8mg
Ferro 3,0 mg
Potássio 421,0mg
Cobre 0,1ug
Zinco 8,1mg
Niacina 3,0mg
Riboflavina B2 0,0mg
Tiamina B1 0,0mg
Sódio 61,49 mg
Valor calórico 219,03 kcal

Um comentário

  1. ewerton da silva cavalcante

    Quero obter todas as dicas para uma boa alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!