Página Inicial » Frutas » Caqui: uma fruta com muitos benefícios para sua saúde e dieta

Caqui: uma fruta com muitos benefícios para sua saúde e dieta

Além de ser uma ótima fonte de fibras, o caqui é rico em betacaroteno. Conheça todos os seus benefícios.

É nessa época do ano que começamos a ver nos supermercados uma fruta muito consumida pelos brasileiros: o caqui. Originário da China e do Japão, ele se adaptou bem ao clima tropical e ao solo e hoje é muito produzido e consumido no Brasil.

Com a sua maior produção entre os meses de março e maio, essa é a época em que é possível encontrar as frutas mais bonitas nas gôndolas. O preço acessível do caqui já é um bom motivo para consumi-lo, e ainda, ele tem muitos benefícios para a saúde, a perda de peso, a pele e o sistema imune.

Como escolher a fruta

No Brasil encontramos vários tipos de caqui, e as variedades mais consumidas são:

– Caqui Taubaté e Caqui Rama Forte

São avermelhados, com a polpa de consistência amolecida.

– Caqui Fuyu e Caqui Giombo

São de cor laranja, com a polpa firme e crocante.

A fruta tem a casca fina e delicada, então é preciso guardá-la em local adequado para que não estrague rápido. É importante guardar na geladeira para e lavar antes de consumir.

Os benefícios do caqui

benefícios do caquiO caqui tem nutrientes que agem em várias partes do organismo, ajudando no seu bem estar, beleza e saúde.

O seu principal nutriente é o betacaroteno, que tem importante ação antioxidante. Nessa mesma gama de nutrientes, o caqui possui também a Vitamina C e E.

O betacaroteno ajuda de diversas formas. Ele colabora com a beleza pois tem efeito na saúde das unhas e dos cabelos, promove a formação de colágeno na face e combate radicais livres, promovendo o rejuvenescimento da pele e o retardo no seu envelhecimento. Em relação à saúde, ele age na produção de hormônios, na absorção do ferro e ajuda no controle dos índices glicêmicos.

Outro nutriente importante do caqui é o licopeno, que colabora com o sistema imune do organismo e ajuda no combate à doenças, colaborando para a sua saúde. As dietas ricas nesse nutriente estão relacionadas a uma baixa incidência de câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

O caqui na sua dieta

Além de grande quantidade de nutrientes que são ótimos para a saúde, ele é ótimo para sua dieta e para a perda de peso.

Um dos benefícios é a presença de grande quantidade de fibras, que além de darem a sensação de saciedade por mais tempo e impedir os lanches fora de hora, regulam o trânsito intestinal e acabam um pouco com o inchaço na área do abdome.

A sua maior qualidade para perda de peso é a quantidade de calorias presentes na fruta. Um caqui médio tem apenas 71kcal. Assim, ele é uma ótima opção para dietas.

Se consumido antes dos exercícios físicos, ele dá aquela sensação de saciedade e a energia necessária para o treino, e, já que durante a atividade física a circulação sanguínea aumenta consideravelmente, seus nutrientes são melhor absorvidos nesse momento.

Leia também:
Frutas que emagrecem: As aliadas na perda de peso

É importante, porém, tomar cuidado com os excessos. Por ter uma quantidade considerável do açúcar frutose – é isso que dá o sabor doce ao caqui – se consumido em excesso pode ser um problema para dietas. Os diabéticos, em especial, precisam tomar cuidado com sua ingestão para o controle da quantidade de açúcar no sangue.

A fruta também não é muito recomendada para gestantes, já que alguns estudos relacionam substâncias presentes em suas sementes com fatores de risco ao feto.

Então, o caqui é uma ótima fruta para ser consumida antes do treino físico, já que além de dar energia para o momento ele tem muitos benefícios para a saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!