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Boxe, emagrecimento, força e resistência para você!

Muitas modalidades de lutas ganharam um enorme espaço nas academias, nos últimos anos. É o caso do Boxe, que iremos mostrar agora!

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Eu particularmente sou apaixonado por lutas. Apesar de não ser um praticante contínuo de nenhuma delas, acho fantástica a forma como elas pode ajudar as pessoas a serem mais ativas e menos estressadas. Lembro da minha infância, quando acompanhava as lutas de grandes lutadores, como Mike Tyson, Popó e outros. O boxe, apesar de ter menos espaço na mídia do que já teve, ainda é um esporte apaixonante.

Mas muita coisa mudou (para melhor) nos últimos anos. Termos como jab, direto, cruzado e outros, oriundos do boxe, ganharam espaço nas academias e centros de treinamento. Não seria para menos. O boxe é um esporte bastante intenso, com movimentação de membros constante e bastante dinâmico.

Ele vem sendo usado muito em academias e centros de treinamento, que não necessariamente tem cunho competitivo. O que irei tratar neste artigo e que vem tendo uma crescente considerável, é o treinamento de boxe apenas como atividade física, sem fins competitivos.

Boxe aplicado ao emagrecimento

Lembre de uma luta de boxe que você tenha assistido. Os lutadores se movimentam em grande velocidade e em um curto espaço (pelas limitações do ringue). Tudo, em alta intensidade e usando vários grupamentos musculares.

Essa lógica, fez com que o boxe fosse muito usado para treinos de emagrecimento. Primeiramente, temos a movimentação de pernas, que é constante no boxe. Isso por si só, já eleva o gasto calórico.

Além disso, temos um forte trabalho de todo o core, nas movimentações de tronco, a famosa esquiva.

Para completar, braços desferem os golpes, fazendo com que eles sejam fortemente.

Isso é o básico da modalidade. Se o treino for bem conduzido e houver uma adequação as necessidades do aluno, ele é muito interessante para quem quer emagrecer.

É óbvio, que como qualquer modalidade, principalmente de luta, há algumas restrições. Determinados perfis de pessoas, devem tomar cuidado com a prática.

Mas de uma forma geral, o boxe é sim muito indicado para quem quer emagrecer. Mais a diante, irei mostrar alguns exercícios do boxe e por que eles são indicados para quem busca emagrecer.

O treino de boxe aumenta a força e a resistência?

Usar o termo “treino de boxe” é um pouco complexo. Afinal, há infinitas possibilidades e cada praticante, tem sua individualidade. Mas vou usar alguns conceitos mais generalistas.

Quanto a produção de força, sim, o boxe irá ajudar. Primeiramente, por causa da melhora na técnica e coordenação motora. Isso fará com que haja uma maior eficiência nas contrações musculares e com isso, tenhamos melhores resultados em termos de produção de força.

Além disso, como os movimentos são contra uma resistência, haverá sim uma melhora no tônus muscular e na produção de força.

Mas veja bem, isso não significa que o boxe, sozinho, trará resultados acima da média em hipertrofia. Você sentirá sim uma melhora no tônus, mas não hipertrofia.

Falando em termos de resistência, sim, o boxe é fantástico para isso. Muita movimentação, repetição de movimentos e principalmente, um estimulo aberto. Como assim aberto Sandro?

O boxe não é cíclico, com uma repetição constante de movimentos. Ele acontece em um ambiente mais “imprevisível”, o que exige mais, em termos físicos.

Por isso, ele é interessante sim, para o aumento de força e tônus muscular, fundamental para a melhora na funcionalidade, e da resistência.

Principais movimentos do boxe

De forma geral, o boxe é uma luta olímpica e que tem um cunho comercial também. São muitos movimentos, muitos exercícios e ramificações e adaptações em cada um.

Para ser mais direto, selecionei os principais movimentos do boxe, para que você os conheça.

1- Jogo de pernas

O jogo de pernas é uma das bases do boxe. Neste vídeo em específico, ele trabalha também com conceitos de lutas que envolvem chutes, mas a lógica é muito parecida. Quanto mais rápida e eficiente a movimentação no jogo de pernas, melhor será a eficiência no boxe.

Pensando em termos competitivos, ela é a base para aplicar melhores golpes. Trazendo isso para um treino de condicionamento, teremos uma atividade intensa e bastante funcional, com este tipo de treino.

2- Esquiva

A esquiva está ligada a forma como o lutador irá evitar os golpes do adversário. É o principal fundamento de defesa do boxe.

Como ela trabalha muito com movimentos de quadril, todo o complexo do core acaba sendo solicitado. Por isso, o trabalho de glúteos, músculos lombares e abdominais, é bastante forte neste caso.

Ainda na esquiva, temos o movimento de pêndulo:

3- Jab e Direto

Estes são os dois golpes de ataque mais comuns no boxe. Basicamente, um deles é um golpe usado em distancias maiores e o outro, em aproximação.

4- Cruzado

O cruzado é outro golpe de ataque e basicamente é usado para furar a guarda do adversário.

Estes são alguns dos principais golpes, defesas e movimentações do boxe. É lógico que se formos aprofundar, há inúmeras variações de cada um deles.

Contraindicações do treino de boxe

Pensando em termos de treinamento para emagrecimento ou na melhora da funcionalidade, há algumas restrições em relação aquém pode fazer Boxe.

Pessoas com problemas articulares, devem tomar cuidado com a prática. São muitos movimentos abruptos, que caso não haja uma preparação adequada, podem trazer lesões.

Além disso, a sequência de movimentos, pode gerar impacto e trazer malefícios para articulações que não estejam saudáveis.

No geral, só pessoas com quadros mais graves de lesões ou muito acima do peso, é que devem evitar a prática. Porém, é fundamental que durante o treinamento, você tenha uma alternância com exercícios resistidos. Isso, além de prevenir lesões, te fará chegar antes aos resultados que espera.

De maneira geral, o boxe é uma prática de excelente qualidade, quando bem conduzido. Sempre treine com a orientação de um bom profissional e lembre-se que a dieta também é fundamental para ter melhores resultados. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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