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Biotina: uma vitamina essencial para nossa saúde e estética

Saiba para que serve e porque a biotina deve estar sempre presente em nossa alimentação, e quais as melhores fontes de alimentos podemos encontrar essa vitamina.

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Nossa alimentação deve ter um pouco de tudo, pois todos os nutrientes são importantes para a nossa saúde. A biotina, por exemplo, uma vitamina do complexo B consegue fazer verdadeiras maravilhas no nosso organismo. Também conhecida como vitamina B7 ou Vitamina H, ela pertence à classe das vitaminas que funcionam como coenzima, ou seja, ela ajuda a tornar alguns processos metabólicos mais rápidos, principalmente quando o assunto é proteínas e carboidratos.

Benefícios da biotina

A biotina participa da formação da pele e de forma indireta na utilização dos açúcares e das proteínas pelo corpo. Ela é uma vitamina hidrossolúvel que tem como função principal equilibrar os níveis de colesterol. A sua carência pode acarretar em problemas para a saúde. Ela faz parte do metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos, ou seja, praticamente tudo o que você come. Desta forma, é possível que a biotina ajude também na perda de peso já que acelera os processos metabólicos através da catálise.

Como ela também participa indiretamente da utilização dos açúcares, a biotina também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e assim mantém as taxas normalizadas. Outro importante benefício é o fato da biotina conseguir equilibrar as taxas de colesterol ruim, ou seja, o LDL. Essa é uma das suas funções mais importantes e que tem alto impacto na saúde já que consegue ajudar na prevenção e tratamento da hipertensão arterial evitando infartos do coração e o AVC.

A biotina também é um excelente aliado à beleza pois deixa a pele, os cabelos e as unhas mais saudáveis. Ela ajuda a reduzir a queda dos cabelos, deixando a raiz mais forte e também as unhas, fazendo com que elas cresçam mais resistentes. Quanto à pele, como já foi dito no início desse texto, a biotina faz parte da formação da pele e quando há a falta desse nutriente, ela fica seca e com escamas.

Em quais alimentos encontro a biotina?

  • Leite e derivados;
  • Espinafre, couve-flor, cenoura;
  • Abacate, morango, melancia;
  • Sementes;
  • Nozes, amendoim e amêndoas;
  • Gema de ovo cozida (a gema crua reduz a absorção de biotina pelo organismo);
  • Carne vermelha;
Como consumir a biotina

Para conseguir todos esses efeitos da biotina o ideal é que ela seja ingerida com outras vitaminas. Do contrário, as suas propriedades não poderão ser sentidas pelo corpo. É possível ingerir os suplementos de biotina para quem tem alguma deficiência na alimentação ou na absorção desse nutriente. Porém, ela só é prescrita quando a pessoa como a apresentar alguns sinais de sua deficiência como furunculose, seborreia no couro cabeludo ou dermatite.

Onde comprar a biotina
É necessário fazer uma visita ao nutricionista ou nutrólogo para que não haja excesso de biotina no sistema, porém esse excesso é excretado pela urina e não provoca grandes transtornos. A quantidade ideal para adultos entre 19 e 70 anos é de 30 mcg por dia. Para comprar, você pode se dirigir a uma farmácia, em sites na internet ou em farmácias de manipulação que possuem um preço mais em conta.

Deficiência de Biotinidase

Essa doença metabólica é um erro de herança autossômica recessiva. Os portadores dessa patologia são incapazes de reutilizar a biotina presente no organismo e que ficam ligadas às proteínas e outros nutrientes. Elas acabam saindo do corpo através da urina ainda que o corpo esteja precisando delas. As manifestações da doença já podem começar a partir dos 7 meses de vida: letargia, crises convulsivas, hipotonia muscular e ataxia (tremor muscular). Existem alguns sinais neurológicos que podem aparecer antes desse tempo ou pode ocorrer dos sinais só aparecerem na adolescência. Para tratar a doença desde o início, a mulher deve seguir o pré-natal corretamente, de acordo com a prescrição médica.

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