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A aveia engorda ou ajuda emagrecer?

Por ser rica em carboidratos, sempre surge a dúvida se aveia engorda ou pode ser utilizada em dietas para emagrecimento.

Entenda o que é a Aveia

A aveia é um cereal rico em cálcio, ferro, proteínas, fonte de vitaminas principalmente B, carboidratos, minerais, entre outras, além de conter significativas quantidades de fibras solúvel e insolúvel.

aveia engordaO excelente valor nutricional da Aveia é graças a fibra encontrada no alimento como a beta-glucana, ou, B-glucana, responsável pelo bom funcionamento do organismo, pois consegue saciar a fome por mais tempo, também pelo controle da glicemia (quantidade de glicose presente no sangue), além de ser ótimo coadjuvante para diminuir em até 70% o LDL, colesterol ruim, e ainda ter sucesso no controle da pressão arterial.

A aveia comercializada nos mercados podem ser encontradas em diferentes tipos como o Farelo de Aveia, Flocos de Aveia e a Farinha de Aveia, todas tem as mesmas funcionalidades, sendo que a única diferença é que o Farelo de Aveia tem uma quantidade maior da fibra B-glucana entre todas.

Conheça todos os tipos de aveia e qual a melhor opção: Os diferentes tipos de aveia e qual é a melhor opção

Importância do consumo da Aveia

Para conseguir todos os benefícios que a Aveia oferece e ter uma vida mais saudável, é importante que a pessoa tenha o hábito de tomar 2 litros de água por dia no mínimo.

Essa quantidade se faz necessária para que a Aveia ao entrar em contato com a água forme uma massa tipo gel, responsável em inibir a gordura e o açúcar no intestino, com isso, além de beneficiar seu funcionamento impede também que o organismo absorva tais substâncias.

Quais outros benefícios no consumo da Aveia

Os radicais livres também são combatidos com a adição da Aveia nas refeições, principalmente a matinal com frutas, ou leite, devido a ação dos antioxidantes encontrados responsáveis pela prevenção de doenças que a maioria dos idosos tem como cataratas, problemas cardiovasculares e até Alzheimer.

A Aveia também é fonte de zinco, principal responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e ótimo aliado na cicatrização de ferimentos.

Afinal, a Aveia engorda ou ajuda na dieta?

O alto valor nutritivo encontrado na aveia pode dar a impressão que engorda, por isso, muitas pessoas evitam a inclusão diária nas refeições, mas, o fato é que além de não engordar pode ajudar e muito nas dietas, e para alcançar os benefícios precisa haver certa regularidade no consumo.

Outro bom motivo para incluir a aveia na dieta é devido ao índice glicêmico deste alimento ser relativamente baixo, isso significa que a fonte de carboidrato presente, é absorvida aos poucos no sangue nivelando a quantidade de açúcar, por isso, pode ser consumida inclusive pelos diabéticos com acompanhamento médico, é claro.

benefícios da aveia

O valor nutricional da Aveia é incontestável mesmo sabendo que possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas excelentes para o organismo, mas, estamos falando da “Aveia in natura”, seja em flocos, farinha ou farelo que contém em média 120 calorias em cada 2 colheres de sopa.

Já nos mercados existem alguns tipos de Aveias acrescidas de sabores como mel, maçã, canela, chocolate entre outros, e todas agregam somente ingredientes calóricos na fabricação, portanto antes de consumir é bom ficar atento ao rótulo do produto, senão nesses casos podem realmente engordar.

Leia também: Aveia: Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Qual a melhor forma de consumir a Aveia

A Aveia é um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras, o importante é que seja consumida diariamente, assim promove melhor o trânsito intestinal eliminando a barriga, além de manter uma saciedade mais prolongada entre as refeições evitando as “beliscadas fora de hora na cozinha”, e claro com a inclusão de uma dieta saudável e balanceada de acordo com seu nutricionista.

O ideal é que a Aveia seja incluída no café da manhã, assim suas propriedades começam a agir no organismo que acabou de despertar, fazendo melhor absorção de todos os nutrientes.

A forma de como consumir a Aveia fica a critério de cada pessoa, o importante é incluir diariamente e neste caso, o bom é que por se tratar de um superalimento altamente nutritivo, o custo de 1 caixa de 200 gramas é de valor muito baixo, algo em torno de R$ 3,00, portanto, é o tipo de alimento que não há desculpas para não ser consumido todos os dias.

A Aveia pode ser acrescida pura em cima de iogurtes sem açúcar e desnatados, sobre frutas com 1 fio de mel, com banana amassada, neste caso excelente fonte de potássio e ótimo para evitar câimbras, ou na forma de mingau, basta misturar 1 xícara de leita desnatado com 2 colheres de aveia colocar no micro-ondas por 2′ aproximadamente, adoçante a gosto e tá pronto, ou se preferir pode fazer direto no fogão.

Para quem não aprecia muito o gosto da aveia misturada a alimentos mais doces, pode simplesmente polvilhar os flocos de Aveia, ou até mesmo o farelo, tanto faz, sobre as saladas de folhas que está acostumado a consumir, a sabor não é alterado em nada e a salada torna-se muito mais nutritiva e atraente, aproveite e espalhe também algumas sementes de chia ou outros grãos que preferir.

A Aveia pode também ser misturada a sucos, leite de soja, em caldos de legumes, pode ser incluída no preparo de bolos, e tem muita gente que prefere misturá-la somente com água, de qualquer maneira, o ideal é não ultrapassar a ingestão de 3 colheres ao dia (ou conforme orientação de um nutricionista), assim, poderá ver os resultados positivos na hora de subir na balança.

3 Comentários

  1. Marta Rodrigues gomes

    Eu não como arroz, a aveia estar em todas as minhas alimentação , geralmente consumo as em flocos grosos, acredito que é melhor.

  2. Essa dicas me ajudaram muito ,obg

  3. BOM DIA!
    GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR MARCA DE AVEIA

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