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A aveia engorda ou ajuda emagrecer?

Por ser rica em carboidratos, sempre surge a dúvida se aveia engorda ou pode ser utilizada em dietas para emagrecimento.

Entenda o que é a Aveia

A aveia é um cereal rico em cálcio, ferro, proteínas, fonte de vitaminas principalmente B, carboidratos, minerais, entre outras, além de conter significativas quantidades de fibras solúvel e insolúvel.

aveia engordaO excelente valor nutricional da Aveia é graças a fibra encontrada no alimento como a beta-glucana, ou, B-glucana, responsável pelo bom funcionamento do organismo, pois consegue saciar a fome por mais tempo, também pelo controle da glicemia (quantidade de glicose presente no sangue), além de ser ótimo coadjuvante para diminuir em até 70% o LDL, colesterol ruim, e ainda ter sucesso no controle da pressão arterial.

A aveia comercializada nos mercados podem ser encontradas em diferentes tipos como o Farelo de Aveia, Flocos de Aveia e a Farinha de Aveia, todas tem as mesmas funcionalidades, sendo que a única diferença é que o Farelo de Aveia tem uma quantidade maior da fibra B-glucana entre todas.

Conheça todos os tipos de aveia e qual a melhor opção: Os diferentes tipos de aveia e qual é a melhor opção

Importância do consumo da Aveia

Para conseguir todos os benefícios que a Aveia oferece e ter uma vida mais saudável, é importante que a pessoa tenha o hábito de tomar 2 litros de água por dia no mínimo.

Essa quantidade se faz necessária para que a Aveia ao entrar em contato com a água forme uma massa tipo gel, responsável em inibir a gordura e o açúcar no intestino, com isso, além de beneficiar seu funcionamento impede também que o organismo absorva tais substâncias.

Quais outros benefícios no consumo da Aveia

Os radicais livres também são combatidos com a adição da Aveia nas refeições, principalmente a matinal com frutas, ou leite, devido a ação dos antioxidantes encontrados responsáveis pela prevenção de doenças que a maioria dos idosos tem como cataratas, problemas cardiovasculares e até Alzheimer.

A Aveia também é fonte de zinco, principal responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e ótimo aliado na cicatrização de ferimentos.

Afinal, a Aveia engorda ou ajuda na dieta?

O alto valor nutritivo encontrado na aveia pode dar a impressão que engorda, por isso, muitas pessoas evitam a inclusão diária nas refeições, mas, o fato é que além de não engordar pode ajudar e muito nas dietas, e para alcançar os benefícios precisa haver certa regularidade no consumo.

Outro bom motivo para incluir a aveia na dieta é devido ao índice glicêmico deste alimento ser relativamente baixo, isso significa que a fonte de carboidrato presente, é absorvida aos poucos no sangue nivelando a quantidade de açúcar, por isso, pode ser consumida inclusive pelos diabéticos com acompanhamento médico, é claro.

benefícios da aveia

O valor nutricional da Aveia é incontestável mesmo sabendo que possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas excelentes para o organismo, mas, estamos falando da “Aveia in natura”, seja em flocos, farinha ou farelo que contém em média 120 calorias em cada 2 colheres de sopa.

Já nos mercados existem alguns tipos de Aveias acrescidas de sabores como mel, maçã, canela, chocolate entre outros, e todas agregam somente ingredientes calóricos na fabricação, portanto antes de consumir é bom ficar atento ao rótulo do produto, senão nesses casos podem realmente engordar.

Leia também: Aveia: Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Qual a melhor forma de consumir a Aveia

A Aveia é um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras, o importante é que seja consumida diariamente, assim promove melhor o trânsito intestinal eliminando a barriga, além de manter uma saciedade mais prolongada entre as refeições evitando as “beliscadas fora de hora na cozinha”, e claro com a inclusão de uma dieta saudável e balanceada de acordo com seu nutricionista.

O ideal é que a Aveia seja incluída no café da manhã, assim suas propriedades começam a agir no organismo que acabou de despertar, fazendo melhor absorção de todos os nutrientes.

A forma de como consumir a Aveia fica a critério de cada pessoa, o importante é incluir diariamente e neste caso, o bom é que por se tratar de um superalimento altamente nutritivo, o custo de 1 caixa de 200 gramas é de valor muito baixo, algo em torno de R$ 3,00, portanto, é o tipo de alimento que não há desculpas para não ser consumido todos os dias.

A Aveia pode ser acrescida pura em cima de iogurtes sem açúcar e desnatados, sobre frutas com 1 fio de mel, com banana amassada, neste caso excelente fonte de potássio e ótimo para evitar câimbras, ou na forma de mingau, basta misturar 1 xícara de leita desnatado com 2 colheres de aveia colocar no micro-ondas por 2′ aproximadamente, adoçante a gosto e tá pronto, ou se preferir pode fazer direto no fogão.

Para quem não aprecia muito o gosto da aveia misturada a alimentos mais doces, pode simplesmente polvilhar os flocos de Aveia, ou até mesmo o farelo, tanto faz, sobre as saladas de folhas que está acostumado a consumir, a sabor não é alterado em nada e a salada torna-se muito mais nutritiva e atraente, aproveite e espalhe também algumas sementes de chia ou outros grãos que preferir.

A Aveia pode também ser misturada a sucos, leite de soja, em caldos de legumes, pode ser incluída no preparo de bolos, e tem muita gente que prefere misturá-la somente com água, de qualquer maneira, o ideal é não ultrapassar a ingestão de 3 colheres ao dia (ou conforme orientação de um nutricionista), assim, poderá ver os resultados positivos na hora de subir na balança.

Um comentário

  1. Marta Rodrigues gomes

    Eu não como arroz, a aveia estar em todas as minhas alimentação , geralmente consumo as em flocos grosos, acredito que é melhor.

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