Página Inicial » Esteroides Anabolizantes » Oxandrolona (Anavar): Para que serve, seu ciclo e efeitos colaterais

Oxandrolona (Anavar): Para que serve, seu ciclo e efeitos colaterais

Nesse artigo iremos tirar todas as dúvidas a respeito do esteroide Oxandrolona, como funciona seus ciclos (Homens e mulheres), efeitos colaterais, falsificação da droga e preço.

Oxandrolona anavar bula

Antes de tudo, este artigo tem caráter unicamente informativo. Não recomendamos nem incentivamos o uso de quaisquer substâncias! Consulte sempre um profissional especializado.

A oxandrolona é um anabolizante esteroide anabólico androgênico. Substâncias andrógenas são aquelas que, sendo naturais ou sintéticas, controlam o desenvolvimento ou a manutenção de características essencialmente masculinas. Ela tem baixa afinidade para se ligar a receptores andrógenos. Ela também não se liga à globulina do hormônio sexual. Desta forma, a substância fica livre no organismo em grande quantidade e na sua forma ativa.

Um porém a se levantar quando o assunto é a oxandrolona é que por ela não se ligar aos hormônios sexuais, permite que haja um aumento de estrógenos circulantes no corpo. O estrógeno é justamente o oposto da substância andrógena. O estrogênio tem como função controlar e desenvolver as características femininas.

Porque se tornou tão popular?

Criado em 1964 pelos Laboratórios Searle sob a marca “Anavar”, Oxandrolona é um dos esteroides mais populares no mundo do bodybuilding. Muito consumido pelas mulheres por ser pouco tóxico ao organismo, também é utilizado por atletas e fisiculturistas.

Um dos motivos por ser muito utilizado por mulheres é que a oxandrolona, também conhecida como Anavar, não possui grandes efeitos colaterais. Assim, as mulheres não desenvolvem características masculinas de maneira tão nítida como a definição de músculos no tronco e nos membros inferiores ou na voz, que fica mais grossa.

Essa droga se tornou famosa e popular rapidamente no mundo dos fisiculturistas por promover o aumento do ganho de força. Apenas 10 a 15 minutos depois da ingestão é possível sentir os seus efeitos por aumentar o acúmulo de fósforo e creatina dentro das células (fonte de energia para esforços imediatos e de curta duração, em torno de 10 segundos). Ele também é usado para perder peso, outro atrativo para a maioria das mulheres.

Durante os primeiros anos no mercado, o Anavar foi prescrito para tratamento de diversos distúrbios de infertilidade, anemias e outros tipos de doença. Atualmente, a droga não é muito utilizada na medicina clínica e o laboratório responsável descontinuou a fabricação do medicamento por não desejar ver seu nome associado a esteroides.

Hoje, a Oxandrolona presente no Anavar é falsa. A maneira mais segura de consegui-la é manipular a fórmula em farmácias específicas.

Para que fins medicinais é utilizado a Oxandrolona?

Primariamente, a oxandrolona é indicado para síndromes catabólicas, atuando na restauração dos tecidos musculares.

Seu efeito principal é um grande aumento da força. Isso ocorre pelo fato que a Oxandrolona  amplia os depósitos de fósforo creatina intracelular, que funcionam como combustível muscular para esforços imediatos de curta duração com até 10 segundos, aproximadamente.

Costuma ser administrado a Oxandrolona em conjunto com outros esteroides anabolizantes nos chamados “ciclos” para ampliar os resultados. Por exemplo, juntamente com o Parabolan para densidade muscular e com a Deca Durabolin para aumento da massa muscular.

Os comprimidos de oxandrolona são indicados como terapia adjuvante para promover ganho de peso depois da perda de peso, após a cirurgia extensa, infecções crônicas, ou trauma grave.

E em alguns pacientes que sem razões fisiopatológicas definidas não conseguem ganhar ou manter peso normal, para compensar o catabolismo protéico associado com administração prolongada de corticosteróides, e para alívio da dor óssea freqüentemente acompanhando osteoporose.

 Oxandrolona emagrece e queima gordura?

Em relação à queima de gordura, a Oxandrolona pode ser chamada de um esteroide fat-burner. Estudo realizado em pacientes com níveis normais de testosterona e que passaram a utilizar a Oxandrolona demonstrou que a gordura visceral e abdominal diminuíram.

Uma das principais razões para a popularidade dessa droga é que, em doses baixas, ela não é convertida em estrógeno. Muitos afirmam que a retenção de água também é muito menor com este esteroide.

Efeitos colaterais da Oxandrolona

A Oxandrolona é um androgênico (hormônio masculino) que sofre aromatização se convertendo em estrógeno (hormônio feminino). É de alta hepatoxidade.

Em doses baixas podem aparecer desconforto abdominal, náuseas ou diarreia. Entretanto, quando há superdosagem, os efeitos colaterais incluem:

  • mal estar geral;
  • queda de cabelo;
  • diarreia;
  • irregularidades menstruais;
  • dores no estomago;
  • náuseas;
  • inchaço;
  • reações alérgicas graves, como erupção cutânea, urticária, coceira, dificuldade em respirar, aperto no peito, inchaço da boca, do rosto, lábios ou língua;
  • Alterações do desejo sexual;
  • Alterações na cor da pele;
  • Confusão;
  • Urina escura;
  • Engrossamento da voz nas mulheres, crescimento incomum de pelo, especialmente pelo facial ou rouquidão;
  • Depressão;
  • Contusões ou sangramento recorrentes;
  • Genitais ou seios alargados;
  • Excitabilidade;
  • Ereções freqüentes ou persistentes;
  • Aumento da freqüência urinária ou sede;
  • Arritmia cardíaca;
  • Perda do apetite;
  • Alterações mentais ou do humor;
  • Câimbras musculares ou espasmos;
  • Inchaço dos tornozelos ou mãos;
  • Cansaço incomum;
  • Amarelamento da pele ou olhos.

A maioria dos efeitos são reversíveis quando o uso da droga é interrompido.

Esta não é uma lista completa de todos os efeitos colaterais que podem ocorrer. Se tiver qualquer dúvida sobre efeitos colaterais, conversar com o médico. Procurar o médico para aconselhamento sobre efeitos colaterais.

Contraindicações

  • Conhecido ou suspeita de carcinoma da próstata ou mama masculina.
  • Carcinoma do seio em mulheres com hipercalcemia, esteróides anabolizantes androgênicos podem estimular reabsorção óssea osteolítica.
  • Gravidez, por causa da possível masculinização do feto. A oxandrolona foi indicada a causar embriotoxicidade, infertilidade, fetotoxicidade, e masculinização dos descendentes de animais do sexo feminino.
  • Nefrose, a fase nefrótica da nefrite.
  • Hipercalcemia.

Informações de Segurança Importantes

– Oxandrolona não foi indicada a aumentar a capacidade atlética. Não tomar oxandrolona por qualquer outra razão do que foi prescrita.

– Oxandrolona pode reduzir a quantidade de determinadas substâncias formadoras de coágulo no sangue. Para prevenir sangramento, evitar situações em que hematomas ou lesões possam ocorrer. Relatar qualquer sangramento incomum, contusão, sangue nas fezes, ou fezes escuras, alcatroadas, ao médico.

Pacientes com diabetes – Oxandrolona pode afetar o açúcar no sangue. Verificar níveis de açúcar no sangue de perto e perguntar ao médico antes de ajustar a dose do medicamento de diabetes.

– Os exames laboratoriais, incluindo testes de função hepática, contagem de células do sangue, níveis de colesterol, ou níveis de cálcio no sangue, podem ser realizados para verificar por efeitos colaterais. Certificar-se de manter todas as consultas médicas e laboratoriais.

– Usar oxandrolona com precaução em idosos porque eles podem ser mais sensíveis aos seus efeitos, especialmente problemas de próstata, acúmulo de líquido, ou testes de função hepática anormais.

– Usar oxandrolona com extrema precaução em crianças. A segurança e eficácia não foram confirmadas.

– Oxandrolona pode atingir a taxa de crescimento ósseo em crianças. O crescimento ósseo da criança deve ser verificado a cada 6 meses, enquanto usando oxandrolona.

Gravidez e aleitamento – Não usar oxandrolona se estiver grávida. Se suspeitar que pudesse estar grávida, contatar o médico imediatamente. É incerto se oxandrolona é excretada no leite materno. Não amamentar enquanto tomando oxandrolona.

– Quando usada por longos períodos ou em doses altas, algumas pessoas desenvolvem uma necessidade de continuar tomando oxandrolona. Isto é conhecido como dependência ou vício.

– Se subitamente parar de tomar oxandrolona, é possível vivenciar sintomas de abstinência, incluindo depressão, insônia, perda do apetite, alterações do humor, diminuição da libido, agitação, ou cansaço.

Apresentação da Oxandrolona

Apresentado na forma oral, permanece no corpo por cerca de 3 semanas (Tempo de detecção da droga no organismo) e tem meia vida (tempo de ação que a substância fica em nosso organismo) em torno de 8hr-12hr.

Em um estudo farmacocinético de única dose de oxandrolona em sujeitos idosos, a meia-vida média de eliminação foi de 13.3 horas. Em um estudo farmacocinético de dose única anterior em voluntários jovens, a meia-vida média de eliminação foi de 10.4 horas.

Não foram encontradas diferenças significativas entre os voluntários mais jovens e idosos para tempo a atingir o ponto máximo, pico de concentração plasmática ou AUC depois de uma única dose de oxandrolona. A correção entre o nível plasmático e o efeito terapêutico não foi definida.

Dosagens e Ciclos de Oxandrolona para homens

Geralmente, a oxandrolona é administrada pelos homens em doses que variam de 30mg/dia a 100mg/dia. Já nas mulheres, as doses variam entre 10mg/dia a 30mg/dia, isso em um ciclo “comum”.

Uma dose de 8 a 12 comprimidos por dia para homens e 5 a 6 comprimidos para mulheres supostamente podem trazer bons resultados.

A Oxadrolona costuma ser utilizada em ciclos com outros esteroides abordados aqui no Treino Mestre, como Durateston e Deca Durabolin.

Leia também:

Como funciona o ciclo de Oxandrolona para mulheres

A indicação para as mulheres é de 10 a 30 miligramas por dia. Lembrando que, por ser uma substância anabolizante, é necessário consultar um profissional em primeiro lugar. Não ultrapasse a dose recomendada, pois isso pode gerar sérios danos para a saúde. Alguns efeitos adversos da oxandrolona foram observados com o seu usa a longo prazo.

No estudo feito por Corrigan, foram observados sinais e sintomas de problemas psiquiátricos como a paranoia e a depressão com a ingestão da oxandrolona por muito tempo. Em outro estudo, feito por Lear e English foi observado psoríase intermitente durante sete anos em um atleta culturista. Houve uma exacerbação da doença que se tornou cada vez mais frequente depois do uso prolongado da medicação.

Outros problemas mais comuns também podem surgir devido a superdosagem. O desenvolvimento dos mamilos nos homens, a perda da libido, retenção de líquidos, náuseas, vômitos, formação de acne devido a maior oleosidade na pele, entre outros. Esse medicamente também é utilizado em pacientes portadores de HIV. O oxandrolona se mostrou bastante eficaz no tratamento de aidéticos, pois houve ganho de massa corporal e melhora no desempenho durante os exercícios físicos.

Usar oxandrolona como indicado pelo próprio médico. Verificar as informações do medicamento para instruções de dosagem exata.

Oxandrolona pode ser tomada com ou sem alimento.

Se perder uma dose de oxandrolona, tomar tão logo quanto possível. Se for quase momento para a próxima dose, pular a dose perdida e voltar para o esquema de dose regular. Não tomar 2 doses de uma vez.

Mais estudos

Um Estudo duplo-cego, realizado em 1999 por Strawford e outros colaboradores conseguiram constatar os efeitos positivos da oxandrolona no ganho de massa muscular. 11 homens receberam oxandrolona e outros 11 receberam placebo com reposição intramuscular de testosterona por 8 semanas. Ao final, constataram que o grupo que ingeriu a oxandrolona teve um ganho médio de peso e força maior do que o grupo placebo.

Oxandrolona manipulada, onde comprar e preços

O fabricante original da droga já não está mais disponibilizando essa substância no mercado porque não quer o nome da sua empresa associado a fabricantes de esteroides. Porém, hoje ainda é possível encontrar essa substância em farmácias de manipulação. Para isso é necessário que você tenham em mãos uma receita prescrita pelo seu médico.

Seu preço pode variar de acordo com a dosagem por cápsulas e quantidade na embalagem. Em uma pesquisa realizada em alguns sites, o preço da Oxandrolona ficou assim:

  • embalagem contendo 100 cápsulas com 10 mg cada cápsula, custa R$160,00;
  • 100 cápsulas com 20 mg cada R$220,00;
  • 100 cápsulas com 30 mg R$290,00;
  • 100 cápsulas com 40 mg R$390,00.

* Vale lembrar mais uma vez que não apoiamos o uso e venda indevida dessa ou de qualquer outra droga abordada no Treino Mestre. Esse é um artigo de caráter informativo.

Aviso
Apesar dos supostos benefícios e dos pouco ou quase nenhum efeito colateral, a Oxandrolona pode ser uma grande vilã.

Todo esteroide anabolizante tem potencial de danificar o fígado e causar icterícia. Há casos de indivíduos que desenvolveram disfunções hepáticas, comprometendo assim o funcionamento do fígado. A complicação mais grave que qualquer esteroide anabólico pode ocasionar é o câncer de fígado. Todas as pessoas que utilizam estes medicamentos devem estar cientes das possíveis complicações.

Se você faz uso de esteroides anabolizantes, realize exames hepáticos e até mesmo ultrassom do fígado anualmente.

Antes de ingerir qualquer substância com poder anabolizante, procure auxílio médico, pois tais hormônios podem ser prejudiciais a saúde do organismo.

No vídeo abaixo os profissionais do canal maromba, esclarecem maiores dúvidas sobre a Oxandrolona:

Relatos e o antes e depois

Logo abaixo em nossa área de comentários, já existem centenas de depoimentos sobre o uso da oxandrolona e seus efeitos no ganho de massa muscular. Assim como existem relatos de seus efeitos colaterais e a não comprovação de resultados por quem já utilizou essa substância. Caso você já tenha utilizado a oxandrolona ou ainda esteja utilizando e quiser deixar seu relato sobres os efeitos do antes e depois de tomar a oxandrolona, todos irão agradecer.

Referências:
SILVA, Paulo Rodrigo Pedroso da; DANIELSKI, Ricardo; CZEPIELEWSKI, Mauro Antônio. Esteróides anabolizantes no esporte. Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 8, n. 6, Dec.  2002 .  Scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922002000600005&lng=en&nrm=iso access on  06  Jan.  2015.  Dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000600005
SOUZA, Guilherme de Sá. Uso Racional de Anabolizantes: Uma abordagem sobre o uso em pacientes HIV-Positivos. Monografia apresentada à Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. 2007.

218 Comentários

  1. Fiz um ciclo ano passado, ganhei massa muscular porém meu corpo ficou feio com acne, minha voz engroçou, ainda nasce pêlos, e nao volta mais como antes, me arrependo muito por que tenho medo de nunca mais eu voltar a ser eu mesma. E essa é minha dúvida, vou ficar com a voz grossa e com os outros efeitos até quando?

  2. Já estou na 4 semana do meu ciclo, tomo 10mg de 12/12h . Meu médico aumentou pra mesma dosagem de 8/8h agora. Não tive nenhum efeito colateral até agora. Aumento de força foi considerável . Mas estou com medo de aumentar e os efeitos aparecerem .

    • Ja viu alguma diferença no corpo?

      • Olá pessoal!
        Tomei um ciclo no ano passado, ganhei massa, e mesmo com dieta não perdi muita gordura abdominal. Não tive nenhum efeito colateral, só minha libido que aumentou consideravelmente, e depois meu cabelo caiu um pouco mais, que o normal. Mas um mes depois tudo voltou ao normal. Ontem iniciei um novo ciclo, com 20 mg ao dia, 10 de manha e 10 à noite. Vou comprar amanha um remédio para proteger meu figado, no momento só isso me preocupa.
        abraços.

      • Meu peso foi de 57 para 59,5, não cheguei a fazer nenhuma avaliação…mas acho q foi ganho de massa magra sim

  3. Estou terminando meu ciclo de oito semanas,falta doze dias, aumento muito minha força,e ganho de massa tbm,mas agr começou surgi espinhas,será devo parar ciclo tenho 45anos peso 58 kls

  4. Olá, pessoal…. meu endocrinologista sugeriu que eu tomasse de 12 em 12hrs a oxandrolona 5mg cada comprimido. Tenho uma imensa dificuldade de adquirir massa muscular e JAMAIS acreditei que algo poderia realmente mudar o meu metabolismo. Enfim… comecei a tomar a oxandrolona 5mg no dia 04/10/17 e quase morri quando me pesei no sábado passado e percebi que aumentei 3 quilos e um pouco mais de 1cm em cada perna e glúteos. Confesso que fiquei estarrecida e maravilhada com aquilo. Como meu ciclo serão de 5 semanas, vamos ver quais serão os resultados e os efeitos colaterais, né? Será que com essa miligrama tão baixa, no final do período terei alterações na minha voz?

  5. Qual médico devo procurar para começar a tomar ?

  6. Eu to fazendo o ciclo tive aumento de força ganho de massa muscular, diminui circoferencia abdominal e definiçao, ñ apareceu acne e nem um sintoma porem tomo abaixo do q se indica para mulheres.

  7. Quero fazer um ciclo sem testo e me indicaram oxadrolona, será que vai afetar muito minha líbido?

  8. Com quanto tempo de uso começo a perceber alguma diferença?

  9. Estou tomando 20mg por dia. Vai fazer 2 semanas que iniciei… Vejo algumas pessoas dizendo que notaram resultados em 1 semana, mas eu não percebi nada de diferença em mim. Será que tem algo errado comigo?!
    Quanto tempo pra eu perceber mudanças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!