Página Inicial » Dietas e Nutrição » Amaranto: Todos os seus benefícios, inclusive no ganho de massa muscular

Amaranto: Todos os seus benefícios, inclusive no ganho de massa muscular

Além de proporcionar inúmeros benefícios a saúde e prevenir várias doenças, o amaranto é rico em proteínas e aminoácidos essenciais, que auxiliam na recuperação e ganho de massa muscular.

Amaranto - Benefícios, como consumir e receitas

Para quem ainda não descobriu os maravilhosos poderes que essa substância pode oferecer, ficará surpreso com todas as qualidades que ela possui. Entre os inúmeros benefícios temos o ganho de massa muscular, ajuda na prevenção de infartos, previne o câncer e ainda ajuda a perder peso. Para aqueles que têm a doença celíaca é uma excelente opção já que não contém glúten. O amaranto é um cereal originário do Peru e ainda é pouco conhecido aqui no Brasil.

Para que serve

Amaranto se caracteriza grão pertencente à família Amaranthaceae que tem destaque por se apresentar bastante balanceado de modo nutritivo. E se resume rico nas proteínas, cálcio, ferro, fibras, magnésio e fósforo.

O item favorece para regulação do colesterol e pressão arterial. E ainda carrega substância com capacidade de interromper o crescimento dos tumores, assim o alimento é determinado positivo à prevenção do câncer.

O amaranto ainda favorece de modo indireto para emagrecimento. Isto devido a ser rico nas fibras, nutriente que ao ser consumido em quantidades adequadas gera saciedade. E, as mesmas favorecem para superior funcionamento em relação ao intestino. Determinadas pesquisas preliminares também notaram que o grão favorece a melhorar o sistema imunológico.

Quais os benefícios do amaranto?

  • Pode ser utilizado pelos celíacos, já que não apresenta glúten
  • Antioxidante, age com retardo do processo do envelhecimento
  • É fonte de fibras, ajuda em controlar glicemia
  • Por se caracterizar fonte de cálcio biodisponível, o de maior absorção pelo corpo, se resume opção interessante para ser usada pelos indivíduos que têm deficiência deste micronutriente.
  • Por apresentar 15% das proteínas e aminoácidos essencial, se apresenta alimento que auxilia em manutenção da massa muscular

Os benefícios do amaranto, como se pode ver, são muitos. Ele é bastante procurado pelos marombeiros de plantão, pois eles ajudam na regeneração muscular no pós-treino e assim, consegue eliminar, ou ao menos reduzir, a dor dos músculos que ocorre algumas horas depois do exercício. Esse grão possui inúmeros nutrientes como proteínas, fibras, fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Em apenas 45 gramas de amaranto há 6.1 gramas de proteínas e apenas 167 kcal.

O amaranto é excelente para auxiliar na prevenção de paradas cardiorrespiratórias e também de AVC. Ela consegue ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol, dois componentes que agem diretamente sobre a circulação sanguínea e interferem no bom funcionamento do sistema circulatório. Esse grão também é uma boa pedida para aqueles que querem perder peso, mas não há uma perda significativa. O amaranto é rico em fibras, substâncias que aumentam a sensação de saciedade, regulam o intestino e formam uma espécie de esponja ao se encontrar com a gordura, levando-a para fora do corpo.

Propriedades mais importantes do amaranto

O grão de amaranto é considerado um cereal completo e de alto valor biológico sendo excelente para aqueles que são vegetarianos e praticantes de atividades físicas. Possui uma quantidade de cálcio muito maior quando comparado aos outros cereais, além de ter alta biodisponibilidade. Ou seja, o cálcio contido no amaranto consegue ser bem aproveitado pelo nosso organismo. Porém, mesmo com toda essa quantidade de cálcio, esse cereal não pode ser um substituto do leite já que este ainda possui quantidades maiores desse mineral. O amaranto também é indicado para dietas com baixa quantidade de ferro.

  • O amaranto tem destaque por se apresentar rico nas proteínas com alto valor biológico e que assim induzem com que o item seja boa alternativa aos vegetarianos, praticantes de exercícios físicos e idosos. O item também carrega mais cálcio em comparação com a maioria de demais cereais.
  • O cálcio, acompanhado de fósforo e magnésio, que têm presença nas quantidades elevadas no amaranto, são interessantes à saúde dos dentes e óssea. O alimento apresenta ainda quantidades adequadas do ferro. A deficiência do ferro pode induzir para anemia, e amaranto é determinado cereal adequado por conferir quantidades corretas de tal mineral.
  • O zinco tem presença em cereal e é essencial para ação de várias enzimas. Mais um nutriente essencial que o amaranto carrega se caracterizam as fibras que auxiliam em perda de peso, já que oferecem saciedade, e as mesmas também melhoram trânsito do intestino. O amaranto também apresenta vitamina C, nutriente que favorece o sistema imunológico.

Quantidades ideais para o consumo do amaranto

A quantidade ideal de amaranto por dia é de 45 gramas o que é equivalente a 3 colheres de sopa. Dentro desta pequena quantidade podemos encontrar:

  • 4,2% de vitamina C;

  • 5,7% de gordura;

  • 7,2% de cálcio;

  • 9,7% de carboidratos;

  • 12,2% de proteínas;

  • 18,4% de zinco;

  • 18, 4% de fibras;

  • 24% de ferro;

  • 36% de fósforo;

  • 42,5% de magnésio.

Os benefícios de amaranto no ganho de massa muscular

Como dito mais acima, o amaranto é um cereal rico em proteínas e, portanto, excelente alimento para auxiliar na recuperação das fibras musculares. O amaranto possui todos aqueles aminoácidos chamados de essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir e é necessário obtê-los de outros alimentos. Pelo seu elevado valor biológico, o amaranto é bom substituto para alguns tipos de proteínas concentradas, seja a proteína do soro do leite (whey protein) do ovo (albumina) ou de soja (proteína vegetal).

Leia também:
+ Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar
+ Albumina – O que é, efeitos e como tomar
+ Quinoa – Benefícios e como preparar

amaranto em flocos onde comprar

Como consumir

Você pode encontrar a farinha ou flocos de amaranto em lojas de produtos naturais ou pode comprar os grãos e triturá-los em casa. Ele é ótimo substituto da farinha de trigo para pães, bolos, biscoitos e outras massas. Também pode ser adicionado para ser ingerido com frutas, iogurtes e em saladas. Uma forma divertida e prática de comer o amaranto é em forma de pipoca. Basta adicionar os seus grãos no recipiente e esperar estourar.

Contraindicações

Apesar de ser um alimento extremamente nutritivo, o amaranto possui elevado índice glicêmico e não deve ser consumido por pessoas diabéticas ou que tenha propensão para desenvolver a doença. Esse grão elevará o nível de glicose no sangue e, consequentemente, as taxas de insulina. Também deve ser evitado por pessoas que possuem problemas renais. Como o amaranto é rico em proteínas, os rins podem ficar sobrecarregados.

Prós e contras

Apesar desse grão possuir boas quantidades de fibras, que auxiliam na perda de peso, o amaranto também possui altas taxas de carboidrato e elevado índice glicêmico. Essas duas características aumentam as possibilidades de lipogênese, ou seja, há maior formação de células de gordura que são logo armazenadas no tecido adiposo.

Amaranto em flocos

Com venda em flocos naturais, apresentando forma e consistência parecidas com da aveia, este alimento pode ser ingerido junto às frutas e iogurte pelo café da manhã, como item a produzir bolos, doces e pães, sem contar ser integrado nas vitaminas, sopas, e mais receitas de preparações salgadas e doces.

O modelo em flocos pode ter consumo cozido, da mesma maneira do arroz, ou in natura com mistura com saladas. Na seqüência são apresentadas 2 receitas com amaranto em flocos, para que este alimento saudável seja incorporado no cardápio de maneira deliciosa.

Receitas com Amaranto

Smoothie de amaranto em flocos

Ingredientes:

  • – 2 colheres de sopa do amaranto em flocos
  • – meia xícara de chá do suco de laranja
  • – meia xícara de chá dos morangos congelados
  • – 2 bolas do sorvete sabor creme
  • – 4 pedras do gelo

Preparo:
Colocar os ingredientes em liquidificador, iniciando por suco de laranja, então amaranto em flocos, depois sorvete, morango e gelos. Bater usando velocidade máxima durante 3 minutos e servir na seqüência.

Bolo de amaranto e banana passa

Ingredientes:

  • 1 xícara dos flocos de amaranto
  • meia xícara do amido de milho
  • 1 xícara de chá da banana passa picada
  • 1 colher de chá do sal
  • 1 ovo
  • meia xícara da farinha de aveia
  • 1 xícara do açúcar mascavo
  • 1 banana amassada
  • 1/3 de xícara da margarina
  • 1 colher e meia do fermento para pão
  • ¼ de xícara do leite ou leite de soja

Preparo:

Iniciar batendo ovo e açúcar. Na seqüência, colocar a margarina e banana amassada. Quando misturar, interromper a bater, e dispor o amido de milho. Misturar usando a colher até incorporação do amido em massa. Após isso, retornar a bater e acrescentar farinha e sal.

Parar mais uma vez de bater para acrescentar flocos de amaranto e banana passa. Fazer mistura usando colher até que o amaranto seja incorporado em massa.

Retornar a bater e adicionar o leite. Dispor a mistura na forma untada, espalhar e adornar usando rodelas da banana. O açúcar e canela a gosto são polvilhados. Em forno pré-aquecido, com temperatura média, dispor a forma para que seja assado durante 40 a 45 minutos e está pronta esta receita com o ingrediente especial amaranto que é saudável.

2 Comentários

  1. Muito boa matéria, sempre bom colocar os prós e contras, seja o que for!

  2. Olá! Adorei a receita do bolo de amaranto! Mas não foi comentado de como utilizar o fermento para pão…gostaria de saber como fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!