Página Inicial » Corridas » Alongue-se antes de correr – Dicas de Alongamentos

Alongue-se antes de correr – Dicas de Alongamentos

A corrida é um dos esportes mais democráticos, basta calçar o tênis e começar a praticá-la, sem a necessidade de aparelhos. Em todos os estados brasileiros a modalidade têm atraído adeptos das mais variadas idades. Porém, antes de sair correndo por ai, é importante alongar bem os músculos para evitar distensões e outros problemas que podem afetar as fibras musculares.

O alongamento serve para manter ou, no caso dos iniciantes, ampliar a flexibilidade do corpo. Essa flexibilidade é importante, pois a corrida exige movimentos mais amplos ao dar a passada.

Entre os benefícios que o alongamento proporciona estão:

  • Melhora da aptidão física;
  • Aumento da consciência corporal, ajudando a melhorar a postura;
  • Redução do risco de lesões e distensões nos músculos;
  • Aumento da capacidade de contração muscular;
  • Redução da tensão muscular.

Os exercícios devem ser feitos com pouca intensidade, nunca ultrapassando o limite da flexibilidade de cada pessoa. Treinadores recomendam que antes de iniciar os exercícios de alongamento, o corredor faça um trote leve para ativar a circulação sanguínea.

Preparamos um guia com os principais alongamentos que você deve fazerantes de começar a correr. Mantenha-se em cada posição por pelo menos 30 segundos e não se esqueça de alongar igualmente os dois lados do corpo.

Alongamento posterior da perna com as pernas afastadasParte posterior da perna com as pernas afastadas

Em pé, abra as pernas numa distância superior à largura dos ombros. Com os joelhos estendidos, incline o corpo para frente em direção ao chão, no meio das duas pernas. Depois abrace a perna direita, levando a cabeça em direção ao joelho direito. Repita o movimento com a perna esquerda.

Alongamento posterior da perna com as pernas afastadasPanturrilha

Afaste as pernas, mantenha a perna de trás estendida, flexione a da frente e empurre até sentir uma leve tensão. Mantenha o tronco inclinado e as costas retas.

Alongamento posterior da perna com as pernas afastadasParte anterior da perna (coxa)

Em pé, aproxime o calcanhar direito do glúteo, segurando o peito do pé com a mão do mesmo lado. Repita o movimento com a perna esquerda.

Alongamento PeitoralPeitoral

Em pé, estenda o braço direito na altura dos ombros apoiando a palma da mão em numa porta, tronco, poste, etc. Gire o tronco até começar a sentir alongar os músculos do peitoral. Repita com o outro lado.

Alongamento PescoçoMusculatura do pescoço

Flexione um pouco os joelhos, mantenha o abdome contraído e puxe suavemente a musculatura do pescoço, até sentir tensionar levemente.

Alongamento OmbroOmbro cruzando o braço na frente

Na mesma posição de base do alongamento anterior, mantenha os ombros no lugar, com a postura ereta, e puxe o braço direito até sentir alongar o ombro. Sempre olhe para o lado oposto. Repita o movimento com o braço esquerdo.

Alongamento TricepsTríceps com cotovelo atrás da cabeça

Em pé, flexione um dos braços atrás da cabeça e, com a mão contrária, pressione lentamente o cotovelo para baixo.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!