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Alimentos que fazem bem para as unhas

Unhas fracas, manchadas e ressecadas podem ser causadas por deficiência de vitaminas e nutrientes, veja agora os alimentos que ajudam a manter suas unhas saudáveis.

Alimentos bons para as unhas

Ter umas sempre saudáveis e bonitas não é sinônimo apenas de beleza, mas também de saúde. Você sabia que as nossas unhas podem mostrar sinais de doenças como, por exemplo, unhas fracas, que quebram o tempo todo e são opacas podem demonstrar sinais de anemia. No caso de doenças hepáticas elas costumam ficar amareladas ou levemente esbranquiçadas na região da raiz (base).

Composição das unhas

Para saber como cuidar é preciso ter conhecimento e saber de quais substâncias ela é feita. Assim, você deve procurar alimentos que possam doar esses nutrientes para o nosso corpo a fim de que ele produza mais unha. Ela é formada por uma proteína chamada de queratina, a mesma encontrada nos fios do cabelo e nos pelos espalhados pelo corpo. Existem glândulas localizadas logo abaixo das unhas que secretam a queratina e que as mantêm aderidas à pele.

As nossas unhas não estão nas extremidades do nosso corpo por acaso. Elas estão ali para nos proteger de agentes invasores microscópicos. Em nós, seres humanos, as unhas das mãos crescem 4 vezes mais rápido que as unhas dos pés. Isso é uma adaptação natural da época em que precisávamos delas para tirar as cascas das frutas ou então rasgar a carne para comer.

Alimentos para manter as unhas saudáveis

Por todos esses motivos, a nossa unha deve estar sempre saudável e não ser porta de entrada de doenças. Para tanto, é necessário se alimentar bem com os alimentos corretos. Veja abaixo uma lista deles e melhore a saúde das suas unhas.

Para unhas fracas
Se a sua unha quebra com frequência ou se dobra muito facilmente, provavelmente ela está fraca e carente de uma substância chamada de Biotina, também conhecida como vitamina H. Alguns estudos indicaram que essa vitamina pode ter relação direta com a produção de queratina e, por isso, a falta dela deixa as unhas fracas.

Leia também: Biotina: uma vitamina essencial para nossa saúde e estética

Amendoim, amêndoa, cenoura, alface, cebola, gema do ovo, tomate e nozes são alimentos ricos em biotina. Em adultos (19 a 70 anos), a quantidade ideal por dia para o consumo desse nutriente é de 30 mcg.

Alimentos ricos em vitamina C também são excelentes para deixar as unhas mais fortes pelo menos motivo já explicado da biotina. Também porque essa vitamina é um dos ingredientes na produção de colágeno, um tipo de proteína que auxilia na fixação das unhas à pele. São eles: morango, goiaba, acerola, laranja, limão e outros.

Manchas e listras brancas
Você pode estar com alguma deficiência de zinco, um mineral muito importante que ajuda nas defesas do organismo e melhora o sistema imune. Neste caso, invista em alimentos como frutos do mar, ovos, grãos integrais, quinoa, amaranto, carne e sementes.

Minhas unhas não crescem
Isso pode ser sinal de deficiência da vitamina A. Assim, alimentos como brócolis, couve, abóbora, melão, manga, laranja, manteiga, frutos do mar, ovos, óleo de peixe e vegetais e frutas de cor amarela e alaranjada são ricos nesse nutriente.

Leia também: Vitamina A – Funções, fontes, benefícios e deficiência

Unhas ressecadas
Suas unhas costumam, literalmente, se abrir ao meio? Como se fizesse um tipo de fenda na unha? Isso é sinal de que as suas unhas estão ressecadas e perderam dureza. Neste caso, você pode estar com alguma deficiência de cálcio. Para quem quer dar uma mãozinha ao nosso corpo através da alimentação deve ingerir couve, espinafre, repolho, sementes de gergelim, quiabo, leite e laticínios.

Sobre Calila Galvao

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