Página Inicial » Dietas e Nutrição » Alimentos e Suplementos X Acne – Veja nossas dicas e saiba como evitar as espinhas

Alimentos e Suplementos X Acne – Veja nossas dicas e saiba como evitar as espinhas


Acne X Alimentação

A Acne, doença causada por uma predisposição genética, se manifesta através dos hormônios sexuais. Mais frequente nos adolescentes, devido à puberdade, ela também causa problemas para adultos, mulheres em sua maioria. Os cravos e espinhas causados pela Acne podem ter solução, ou ao menos uma boa redução, apenas seguindo uma alimentação correta, ou seja, uma dieta própria para isso.

Pesquisas de organizações canadenses comprovaram que 32% dos participantes tiveram a gravidade da Acne reduzida com a mudança dos hábitos alimentares. Em outra pesquisa, realizada na Austrália, 43 voluntários tiveram melhoras reduzindo a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico.

Dois passos importantes para amenizar os problemas causados por esta doença são: reduzir o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico e limitar a ingestão de gorduras saturadas.

Portanto repense sua dieta e evite fastfoods, frituras, refrigerantes, bebidas e pratos que levam muito açúcar.

Já na contramão destes alimentos citados acima, existem aqueles que podem ajudar a combater a Acne e seus efeitos. Uma dieta a base de legumes, frutas, cereais e pães integrais será muito positiva contra cravos e espinhas.

Mas vamos ser mais específicos e mostrar um pouco mais o que cada tipo de alimento poderá lhe trazer de beneficio na busca de uma pele mais saudável:

  • Vitamina A / Betacaroteno – ela é importante para o amadurecimento celular, protege a pele dos efeitos de radicais livres e controla a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo (uma das causas da Acne).
  • Vitamina B6 – auxilia a regular os níveis dos hormônios causadores das lesões da Acne, reduzindo o número e a intensidade destas. Assim as variações hormonais diminuem e o individuo sofrerá menos problemas.
  • Zinco – mineral que trabalha na manutenção da imunidade do nosso corpo, aumentando a atividade imunológica ele reduz as inflamações e aumenta a regeneração do tecido e ajuda a manter os níveis de hormônios saudáveis.

Alimentos que possuem alta concentração de Vitamina A:

  • Vegetais e frutas de tom amarelo/laranja: cenoura, batata-doce, abóbora, melão, papaia, damasco, manga, carambola, nectarina, pêssego, entre outros.
  • Vegetais e frutas de tom verde escuro: espinafre, brócolos, couve, chicória, escarola, agrião, entre outros.

Alimentos que possuem alta concentração de Vitamina B6:

  • Banana, batata, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum, abacate.

Alimentos que possuem alta concentração de Zinco:

    • Frutas: pera, pêssego, ameixa, uvas, abacate, abacaxi, banana, maça, manga, melão, morango, laranja, limão, entre outros.
    • Legumes: abobora, acelga, alface, agrião, cebola, tomate, pepino, feijão, pimentão, ervilha, espinafre, entre outros.
    • Outros: camarão, caranguejo, leite e derivados, chá verde, uva passa, nozes, entre outros.

      Suplementação X Acne

    • Creatina

      Muitas pessoas relacionam o uso de Creatina a intensificação dos efeitos da Acne, e existem estudos que comprovam que isoladamente ela não tem este “poder”, mas algumas combinações erradas podem sim aumentar os cravos e espinhas.

A maioria das marcas de Creatina aconselham em suas embalagens, a mistura do produto com sucos de frutas ou isotônicos (Gatorade, Powerade, etc), é ai que está o problema para aqueles que possuem propensão genética a Acne, já que esses isotônicos contém grande quantidade de carboidratos, e como dito no início do artigo, estudos mostram que carboidratos de alto índice glicêmico contribuem para o aparecimento de espinhas, então manerem também na maltodextrina, DextroseHipercalóricos.

Portanto, se você possui problemas com esta doença e quer utilizar a Creatina como suplemento, utilize apenas água para ingeri-la. Isso resolverá os efeitos citados acima.


  • Whey Protein

Não há estudos que provem a ligação direta do uso de Whey Protein a potencialização da

Acne, o consumo isolado de deste tipo proteína não causa lesões deste tipo.

Porém sabemos cientificamente que atividades que objetivam a hipertrofia aumentam a

produção de hormônio testosterona, que por sua vez estimulam a liberação de bactérias causadoras da Acne nas glândulas sebáceas.

Além disso, a proteína do soro do leite possui um elemento estimulante do hormônio insulina, que causa efeito sinérgico à testosterona, agravando ainda mais o problema.

Outro fator comumente paralelo aos citados acima, é o uso de dietas hiperprotéicas, o que unidos podem causar mais agravantes ao portador da Acne.

Uma boa dieta e suplementação correta pode evitar os sintomas da Acne, além de significar em uma alimentação saudável, o que lhe trará outros bons resultados além da diminuição dos problemas desta doença.

Abraços e Bons Treinos.

15 Comentários

  1. adorei ! era tudo o que eu queria saber sobre suplementos x acne . eu tava fazendo tudo errado !

  2. adorei ! era tudo que eu precisava saber sobre suplementos x espinhas . eu tava fazendo tudo errado !

  3. muito bom, o pessoal aqui da região precisa aprender a tomar suplementos. os frangos aqui mandam pó de guaraná pra dentro achando que vai crescer musculo, todo dia aumenta 10 quilos, faz as 3 mesas de supino cada uma com um peso diferente, 6 meses tepois tá o cara com o triceps e o biceps enormes, antebraço de um bebe, peitos de uma mocinha de 12 anos, as pernas um pouco mais grossas de um periquito… é assim que as criaturas daqui malham…

  4. Oi boa noite o lipo 6 brack causa acne..

  5. Mas a maltodextrina, pelo que eu lí em outro tópico, tem o índice glicêmico baixo. Teria problema combiná-lo ao way e creatina? Já que esses dois ultimos necessitam de carbo para melhor absorver.

  6. pelo que eu entendi para amenizar os efeitos desses suplementos com alto índice glicêmico, é tomar água

  7. muito boas suas dicas sobre quais alimentos ajudam a evitar a acne,estava mesmo a procura destas informações

  8. Estou tomando whey e BCAA,sou magro, quero ganhar massa muscular..ai tava pensando em tomar creatina e dextrose junto com o whey no pós-treino e o BCAA no pré.
    Se eu tomar em média 3-4 litros de água vai ter muito problema? Eu tenho um pouco de espinha!

  9. Cara espinha é fo**…fiz tratamento com roacutan…e vou tomar creatina ..algum problema?

  10. Tomo Whey Iso , Glutamina , Bcaa e Creatina há anos e nunca tive problema de espinhas,,,,o que me deu muita espinha nas costas foi Malto…..nao aconselho ninguém a tomar se tem problema com acne…..

  11. eu comecei a tomar Whey ISO + Dextrose e sei que é a Dextrose q esta me dando espinhas na cara pq sábado e domingo eu só tomo Whey e na segunda feira não tenho nada de espinhas apenas as marcas que elas deixam , mas depois do treino de segunda tomo Whey + Dextrose e logo na terça de manha já aparecem as espinhas .. alguém sabe pelo que eu poderia substituir a dextrose ?? sem ser malto q também já ouvi dizer q da espinhas… ajuda ae ??

  12. Tomo whay proten + carboidrato ( dextrose ) + creatina. Percebi que minha pele ficou muoto oleosa. E tive algumas espinhas coisa que não tinha. Sera que to tomando errado? Qual seria a forma correta. A tomo 3 vezes por semana. E a creatina todos oa dias porem so com agua

  13. Post muito valioso , mas acredito que genética também está muito envolvida nesse caso , os suplementos ajudam a produzir hormônios naturais aliados aos treinos e isso favorece a espinhas devido a oleosidade da pele, hormônios e outros fatores, então acho que é valido uma pessoa que tem tendência procurar um tratamento e continuar treinando do que ficar parado nos treinos e suplementos por causa de espinhas!

    Genética e fatores de vida tem de ser encarados!

    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!