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Alfarroba – O que é, todos os seus benefícios e onde comprar

Muitas pessoas tem substituído o chocolate tradicional ao leite pela alfarroba por ser uma opção mais saudável. Será que vale a pena? Veja agora!

Árvore alfarrobeira

O que é e para que serve

 A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, uma planta originária da região mediterrânea. Seu formato é em forma de vagem, cujo tamanho varia de 10 a 20 centímetros de comprimento.

Esse vegetal possui cor marrom escuro e sabor e odor característicos. Também possui sementes que variam de 10 a 16. A sua vagem é muito semelhante com a do feijão.

Toda a vagem pode ser utilizada. As sementes, que constituem a menor fração da vagem, cerca de 10 %, são utilizadas para extração da goma que possuem diversas utilidades em vários ramos da indústria.

O restante da vagem, constituída da polpa, também é utilizada. Nesse caso, a polpa é seca, torrada e, por último, moída. Com isso, obtém-se a farinha, cuja principal utilidade é como substituta do chocolate feito com cacau.

Este é um alimento é considerado como funcional, pois, além de ser saudável e nutrir o organismo, oferece vários benefícios à saúde, principalmente na prevenção de doenças.

Curiosidades

Acredita-se que desde os tempos antigos, a alfarroba tem sido usada para o processo de mumificação. Há, ainda, indícios de que ela já era utilizada pelos antigos povos romanos e gregos, além dos povos indígenas.

A semente desse vegetal também já foi utilizada nos tempos antigos como medida para avaliar o peso de joias, principalmente diamantes, pois a unidade quilate era o peso de uma semente de alfarroba.

Propriedades nutricionais

Esse vegetal é rico em vários nutrientes. Os principais são:

  • Açucares: frutose, sacarose, glucose e manose;
  • Fibras: celulose e hemiceluloses;
  • Proteínas;
  • Gorduras: ácidos graxos insaturados (em maior quantidade) e ácidos graxos saturados (em menor quantidade);
  • Vitaminas, principalmente a vitamina A e vitaminas do complexo B;
  • Minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, sódio e zinco;
  • Antioxidantes: compostos fenólicos (principalmente taninos e flavonoides).

alfarroba

Benefícios

A alfarroba oferece vários benefícios à saúde. Os principais benefícios são:

1. Antidiarreica

Esse vegetal é bastante utilizado para combater a diarreia causada, principalmente, em crianças, além de outros problemas digestivos como distúrbios no estômago. A parte utilizada para esse fim é a farinha da polpa da vagem por causa das suas propriedades antioxidantes, especialmente os taninos.

Os taninos evitam a proliferação das bactérias prejudiciais no intestino causadoras da diarreia. Além disso, as fibras da farinha da alfarroba ajudam a dar volume no intestino e a formar o bolo fecal, reduzindo a ação da diarreia.

2. Substituto do chocolate

A farinha preparada da polpa da vagem pode ser utilizada como um substituto do cacau, matéria-prima para fazer chocolate, por pessoas que não comem ou não querem comer chocolate. A aparência dessa farinha é muito parecida com a do cacau em pó, porém, com sabor mais suave.

Esse vegetal é uma boa opção como substituto do cacau não só pela aparente semelhança, mas também porque contém muitos nutrientes que oferecem vários benefícios para a saúde.

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3. Utilização na indústria

Como vimos, da semente da vagem desse vegetal é extraída uma goma bastante usada na indústria. Essa goma pode ser utilizada pela indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética e têxtil como espessante, emulsificante, estabilizante, entre outras finalidades, por causa da presença de carboidratos complexos nas sementes.

4. Melhora a saúde intestinal

A alfarroba também ajuda a melhorar a saúde intestinal. As fibras presentes nesse alimento promovem a melhora do trânsito intestinal porque estimulam os movimentos peristálticos da parede do intestino ajudando a formar o bolo fecal juntamente com a água. Dessa forma, as fibras previnem a constipação e doenças como o câncer de intestino.

5. Ajuda no controle do peso

A farinha desse alimento ajuda no controle do peso por causa das fibras. Esses nutrientes controlam a absorção de carboidratos no intestino evitando o acúmulo de açúcar no corpo e a formação de gordura, pois quando há excesso de açúcar no organismo, parte dele é convertida em reserva energética que é armazenada sob a forma de gordura (tecido adiposo).

Além disso, as fibras garantem mais saciedade ao organismo já que retardam o esvaziamento gástrico. Dessa forma, a ingestão alimentar fica mais controlada, pois a fome fica mais retardada. Com o consumo das fibras, o peso fica não só mais controlado como a perda de peso também ocorre.

6. Ajuda a controlar a glicose e o colesterol

Esse benefício também ocorre por causa das fibras presentes na alfarroba que a torna um alimento de baixo índice glicêmico. As fibras, quando estão presentes no intestino, formam uma espécie de gel junto com a água e, a partir daí, formam uma barreira que controlam a absorção do açúcar e das gorduras para o sangue. Por isso, a taxa de glicose fica mais controlada e ocorre a redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos.

7. Possui atividade antioxidante

A atividade antioxidante da alfarroba no organismo é tão elevada que se assemelha ao potencial antioxidante do azeite de oliva e do vinho.  

Suas substâncias antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, compostos derivados de processos oxidativos no organismo e oriundos de fontes externas como poluição, substâncias químicas, alimentação rica em gorduras, açúcares e sal, radiação solar e artificial, entre outras fontes.

É comprovado que os radicais livres agem atacando as células saudáveis do corpo de forma a gerar sérios problemas de saúde como o aparecimento de doenças, entre elas doenças cardiovasculares, doenças crônico-degenerativas e alguns tipos de câncer, além de causar o envelhecimento precoce das células.

As substâncias antioxidantes presentes na alfarroba agem destruindo esses radicais livres ou neutralizando a sua ação. Dessa forma, ficam impedidos de danificarem as células do corpo.

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8. Promove a saúde da pele e da visão

Esse vegetal também é um alimento que ajuda a manter e melhorar a saúde da visão e da pele, além das unhas e dos cabelos. Esse benefício ocorre por causa da presença da vitamina A nesse alimento.

9. Previne a enxaqueca

Esse alimento pode ser consumido por pessoas que desejam comer chocolate ou outras preparações que tenham cacau, porém, evitam por causa da feniletilamina, uma substância que pode causar enxaquecas, além de reações alérgicas.

Por isso, o chocolate de alfarroba e outras preparações que utilizam a farinha desse vegetal no lugar do cacau em pó são boas opções para serem consumidas no lugar de preparações que tenham cacau, a fim de evitar os sintomas fortes da enxaqueca, pois a alfarroba é livre da feniletilamina.

10. Ajuda na saúde óssea

Esse alimento contribui para manter a saúde dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose porque ele é rico em cálcio, o mineral que está em segundo lugar em termos de quantidade nesse alimento.

11. Outras utilizações

A farinha desse alimento também é utilizada para a ração animal por causa das suas boas propriedades nutricionais e, além de ser um substituto do cacau na produção de chocolate, pode ser utilizada em todas as preparações culinárias que utilizam o cacau como, por exemplo, achocolatado, bolos, pães, doces e outras receitas.

Vale a pena como substituo do chocolate?

Apesar de a farinha da alfarroba ter a aparência semelhante ao pó do cacau, apresenta algumas diferenças e vantagens em relação ao cacau tradicionalmente utilizado para fazer o chocolate.

Essa farinha possui menor teor de gorduras, açúcares e calorias quando comparada ao pó de cacau. Por isso, pode ser utilizada por quem está de dieta para perda de peso e por pessoas diabéticas.

O chocolate de alfarroba ou qualquer outra preparação que utiliza esse vegetal são ótimas opções para quem é alérgico ao chocolate de cacau, porque são preparações que não contêm componentes alergênicos.

Além disso, esse vegetal não contém estimulantes que estão presentes no cacau como a cafeína e a teobromina. Essas substâncias estimulam o sistema nervoso central deixando o corpo em alerta. Por isso, o consumo do chocolate de alfarroba é favorável para quem possui problemas de insônia que não podem consumir com frequência alimentos ricos em estimulantes como o cacau, café e outros. Para quem gosta de sabor mais suave, o chocolate de alfarroba sem adição de açúcar é uma boa opção.

Outras vantagens da farinha desse vegetal em relação ao cacau em pó é que ela é de mais baixo custo e possui alta solubilidade. Ao contrário do cacau, é possível obter preparações de qualidade e que tenham menor quantidade dessa farinha. Por isso, em relação ao custo, essa farinha se torna mais barata porque rende mais.

Pesquisas têm demonstrado que, apesar de esse vegetal ser pouco conhecido no cenário nacional, ele tem uma boa aceitabilidade como um substituto saudável do cacau, principalmente na elaboração de chocolates e outros doces que tenham o cacau na sua preparação como o brigadeiro de chocolate.

Onde comprar o alfarroba?

O alfarroba em pó para preparo de receitas assim como as opções prontas de doces, pastas, cremes, barras ou gotas para substituir o chocolate tradicional, podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. 

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Cuidados com o consumo em excesso

Assim como todo alimento, o consumo em excesso da alfarroba pode se tornar prejudicial. Pode ser consumida por diabéticos com moderação por ser de baixo índice glicêmico, porém, como esse alimento também possui açúcares naturais, o consumo em excesso por esse grupo populacional pode fazer com que haja aumento da glicose sanguínea.

Se consumido em excesso, esse vegetal também pode causar prisão de ventre por ser rico em fibras. As fibras desse alimento são benéficas na medida em que são consumidas na quantidade correta e junto com a ingestão aumentada de água para que haja efeito benéfico no intestino, caso contrário, farão o efeito contrário, ou seja, o intestino vai ficar preso causando a constipação.

Recomendações de uso

A alfarroba pode ser consumida em qualquer faixa etária e na quantidade de 15 a 20 gramas por dia, em média, para um adulto saudável. Porém, o mais recomendado que você procure um profissional nutricionista para orientar sobre a quantidade correta de acordo com as suas condições fisiológicas e nutricionais.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Um comentário

  1. Eu vejo sempre produtos de alfarroba e até agora não sabia bem o que era. Acabo usando o cacau 100% quando tenho vontade de comer algum doce.

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