Página Inicial » Saúde » Aipo (salsão): Todos os seus benefícios e melhor forma de consumir

Aipo (salsão): Todos os seus benefícios e melhor forma de consumir

Conheça as propriedades do aipo, também conhecido como salsão. Seus principais benefícios e melhores formas de preparo.

Aipo e seus benefícios

A natureza consegue nos fornecer um acervo completo de plantas cheias de benefícios e que podem ser incorporadas facilmente à alimentação. O aipo (ou salsão) é um desses temperos que dão um sabor incrível nas receitas e que oferece diversos benefícios para a nossa saúde.

Muitos acham que aipo é uma coisa e salsão é outra. Os dois são uma única planta. O que ocorre é que o nome aipo é mais falado quando nos referimos ao caule da planta e salsão à parte das folhas. Mas, a planta inteira pode ser chamada de aipo ou salsão já que toda ela é comestível.

Essa planta de origem europeia tem em seu nome um significado bastante apropriado. Aipo vem do latim, que significa cheiro forte. Ela é uma planta quase toda formada por água, cerca de 95%, e tem apenas 16 kcal. Por isso o aipo é uma planta muito utilizada por aqueles que querem perder uns quilos a mais. Veja agora outros benefícios do aipo.

Benefícios do aipo (salsão)

Rico em vitamina C
Uma das funções principais dessa vitamina, e que muitos já conhecem, é o fato de melhorar as barreiras do nosso corpo favorecendo a produção de anticorpos. Não é por acaso que quando temos um resfriado pensamos logo em tomar um suco de laranja ou algo como limão e mel. Esses alimentos são ricos em vitamina C e realmente funcionam.

Esse nutriente também é um bom antioxidante, reduzindo a quantidade de radicais livres no corpo, substância extremamente nociva para a saúde. Eles são os responsáveis por mexer na estrutura do DNA, deixando-o defeituoso e fazendo com que a célula se multiplique também com defeito. É dessa forma que um câncer acaba se desenvolvendo.

Desta forma você estará prevenido de diversas doenças. Inclusive as de cunho cardiovascular já que os radicais livres são também responsáveis por oxidar as placas de ateroma fazendo com que elas passeiem pela corrente sanguínea indo parar em locais perigosos como o coração e o cérebro.

Faz bem para a pele
A vitamina C, por ter ação antioxidante, também ajuda a retardar o envelhecimento celular deixando você mais jovem por mais tempo. Outra importante função que essa vitamina exerce é servir com um dos ingredientes principais para a formação de colágeno. Uma proteína que promover mais resistência à pele e elasticidade.

Fonte de minerais
O aipo é riquíssimo em sais minerais em grandes proporções como o cálcio, manganês, potássio, sódio e magnésio. O potássio é muito importante, principalmente para os portadores de hipertensão arterial ou para aqueles que têm predisposição, porque ele equilibra a quantidade de líquidos no nosso corpo estabilizando a pressão arterial.

É diurético
Existem várias receitas de sucos Detox e você pode conferir todas aqui (Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecernas quais você encontrar entre os ingredientes o salsão. Ali, eles estão se referindo às folhas e talos da planta que são excelentes diuréticos. É uma propriedade excelente porque reduz o acúmulo de líquidos do corpo provenientes de processos inflamatórios formados a partir da gordura acumulada.

Aumenta a libido
O aipo contém uma substância chamada de ferormônio. Ela é um tipo de cheiro que aumenta a atração sexual daqueles que estão próximos. É algo que o nosso subconsciente detecta e nós nem nos damos conta disso, mas sentimos os seus efeitos.

Como consumir o aipo (salsão)

suco aipo detox

O talo é muito mais conhecido na preparação de pratos como sopas e saladas, tortas, assados e peixes. Pode ser cortado na horizontal, em tiras ou até mesmo ralado. Já as folhas podem ser utilizadas como tempero de saladas assim como a salsa. Elas têm o mesmo sabor do caule só que menos acentuados e também são ricas em vitamina A que melhora a visão e também ajuda na cicatrização e manutenção das mucosas.

Como citado agora pouco, para se beneficiar das propriedades do aipo, você também pode preparar os sucos detox utilizando essa planta junto com frutas e verduras.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!