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Agrião – Seus principais benefícios, tipos, propriedades e como preparar

Por ser rico em vitamina A e C, o agrião é um excelente antioxidante. Conheça agora todos os seus benefícios, se ele ajuda emagrecer e melhores formas de preparar.

Agrião

O agrião é um alimento utilizado há milhares de anos, de diversas formas. É característico pelo seu sabor levemente picante e forte. Tem origem na Europa e Ásia, e atualmente é cultivado com facilidade também nas Américas.

São conhecidos diversos benefícios do agrião, visto que é uma folha rica em vitaminas, sais mineiras e outros nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo. Sendo assim, além de controlar as funções vitais básicas, ele pode ajudar também na prevenção e combate de determinadas doenças (como câncer e anemias).

Quais são os tipos de agrião?

Existem diversos tipos e espécies de agrião, que podem variar com a forma de plantio e lugar de cultivo. Abaixo, mencionaremos alguns deles.

1. Agrião-da-terra: é uma planta extremamente resiste, e por isso levou este nome. Possui folhas pequenas, e com um sabor muito marcante devido a sua picância.

2. Agrião-de-horta: tem folhas crespas e verde-escuras. Pode ser plantado em qualquer solo, pois se trata de um organismo de fácil adaptação e de muita resistência. Também, tem um sabor forte e picante.

3. Agrião-do-México: não chega a ser um agrião propriamente dito, mas recebe a nomenclatura pelo sabor semelhante.

Você pode conhecer também outras espécies, originárias de outros países.

Como utilizar o agrião nas receitas?

Existem diversas formas e benefícios destas utilizações do agrião. Conheça algumas delas a seguir:

Compressas: podem ser usadas em manchas, acnes, ou apenas para descongestionar a pele.

In natura: a forma de folha do agrião é muito consumida durante as refeições, na forma de salada.

Cremes de agrião: podem auxiliar na melhora de feridas e abcessos.

Infusões: visto que o agrião tem diversas propriedades medicinais, é interessante realizar a infusão e tomar desta água rica em vitaminas e nutrientes.

Mastigação das folhas: esta forma pode ser benéfica no sentido de ativar a salivação e reforçar as gengivas.

Sopa: pode ser feito um caldo verde com o agrião, ou aproveitá-lo como vegetal adicional em outro tipo de sopa.

Sucos: pode ser utilizado através do esmagamento. Em alguns casos, ajuda a reduzir febre persistente, escorbuto e ictérica (“amarelão”).

Estas são apenas algumas das formas de consumir o agrião. Você pode também, utilizar da imaginação para criar receitas e pratos que utilizem a folha, de modo a trazer benefícios para a sua saúde e de sua família.

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Quais são os benefícios do agrião?

1. Ação antioxidante:
O agrião é rico em vitaminas A e C, e clorofila. Todos estes compostos são poderosos antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce, e até mesmo algumas doenças, como o câncer.

2. Pode auxiliar a sistema imune:
A presença das vitaminas mencionadas anteriormente é essencial para fortalecer a defesa do organismo. Isso facilitará o combate de infecções virais, fúngicas e bacterianas.

3. Auxílio na digestão:
Como já foi dito, o agrião possui alta quantidade de clorofila. Esta, é rica em enzimas digestivas que facilitam o processo de digestão e absorção de nutrientes, permitindo um maior aproveitamento de nutrientes.

4. Prevenção da osteoporose:
O agrião é rico em cálcio. Este mineral é responsável por fortalecer os ossos e dentes, e sendo assim, evita doenças como osteoporose (muito comum em mulheres no pós menopausa).

5. Melhora o aspecto da pele:
Devido a alta quantidade de vitamina A presente nas folhas, garante-se uma renovação e proteção (pela atividade antioxidante) da pele. O ácido retinoico é responsável por renovar as células da epiderme, remover manchas do sol, e muito mais.

6. Melhora e prevenção de anemias:
Se trata de um alimento rico em ferro e ácido fólico. Seu uso pode ajudar a normalizar os níveis de hemoglobina no sangue, e consequentemente, reduzir ou ajudar no tratamento de anemias.

7. Combate de doenças respiratórias:
O agrião pode ser útil em gripes e alergias, visto que possui uma ação expectorante e descongestionante, semelhante à de alguns medicamentos utilizados em gripes e resfriados.

8. Redução da pressão arterial:
Um estudo publicado no British Journal of Clinica Pharmacology demonstrou diversos benefícios do agrião sobre a pressão arterial. Provou-se que o agrião pode melhorar a pressão arterial, mantendo seus níveis normais, e também melhorar o sistema vascular.

9. Pode reduzir ou evitar a diabetes:
O agrião possui um composto chamado de ácido lipóico, responsável por reduzir os índices corporais de glicose, e concomitantemente, elevar os de insulina e aumentar a sensibilidade da mesma.

Existe uma relação entre consumo de agrião e emagrecimento?

Acredita-se que o alto teor de potássio presente no agrião esteja relacionado com a facilidade de emagrecer após o consumo do alimento.

Também, ele pode ser amplamente consumido durante a dieta, pois possui baixíssimo valor calórico (apenas 18 kcal), se comparado à outros legumes e verduras.

Torna-se importante durante alimentações com restrição, pois como é rico em nutrientes e sais minerais, pode servir para repor compostos deficientes com a dieta.

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Contraindicações

O agrião possui algumas propriedades que se tornam alertas para alguns públicos. Não se recomenda o uso de agrião para:

  • Pacientes com gastrite e úlceras estomacais: pode provocar irritações no estômago.
  • Gestantes: não se sabe ao certo, mas existe a possibilidade de haver propriedades abortivas na folha.
  • Pacientes com problemas renais e urinários.

Além de não se recomendar o uso nestes grupos, deve-se estar atento a qualquer sintoma e suspeita de reação alérgica ou sintoma ocasionado pelo consumo de agrião. Um médico, nutrólogo ou nutricionista deverão ser consultados.

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