Página Inicial » Dietas e Nutrição » Açúcar demerara – Seus benefícios, se engorda, informação nutricional e consumo recomendado

Açúcar demerara – Seus benefícios, se engorda, informação nutricional e consumo recomendado

O açúcar demerara pode ser considerado um intermediário entre o açúcar mascavo e o açúcar branco refinado. Veja seus benefícios e malefícios, se ele engorda, contraindicações e indicações de consumo.

Açúcar demerara

Ele não recebe tantos produtos químicos quanto o branco refinado, mas em compensação não conserva a maioria das vitaminas e nutrientes como o açúcar mascavo. Ao mesmo tempo em que pode ser utilizado para o preparo de receitas (já que não possui um sabor forte de melado como o açúcar mascavo), não é o tipo mais saudável de açúcar, apesar de estar a frente do branco refinado.

Para que serve o açúcar demerara?

Por não receber tantos aditivos e produtos químicos, o poder adoçante do açúcar demerara não é tão grande quanto o do açúcar branco. Por causa disso, geralmente é usado em maior quantidade para adoçar uma receita ou uma bebida.

Assim como o açúcar mascavo ou o açúcar branco refinado, o açúcar demerara serve para o preparo de receitas doces e para adocicar bebidas. Há algum tempo era mais difícil encontrar em supermercados já que não era tão consumido. Hoje é mais fácil encontrar em mercados comuns, além, claro, de casas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Processo de produção

Apesar de não ser tão natural quanto o açúcar mascavo, o açúcar demerara é geralmente um pouco mais caro do que o mascavo.

Ele passa por um processo de refinamento mais brando do que o açúcar branco, não recebendo tantos produtos químicos e aditivos para seu refinamento. Por causa disso, ele possui uma cor amarronzada como o mascavo, mas um tom mais claro.

Isso também faz com que o gosto não fique forte como o do açúcar mascavo e nem tão doce como o açúcar branco. É um intermediário entre os dois.

Ele é geralmente usado para a produção de doces mais requintados, e justamente por isso ele acaba sendo mais caro dentre os vários tipos de açúcar que existem no mercado.

Informações nutricionais

O açúcar demerara possui muitas vitaminas e nutrientes, como:

  • Vitaminas B1, B2 e B6;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Carboidratos;
  • Cobre.

O açúcar demerara possui uma quantidade de calorias um pouco maior do que o açúcar mascavo, o que faz com que ele fique na faixa de calorias do açúcar branco. Uma porção de 20 g do produto, que equivale a duas colheres de sopa, fornece 80 kcal.

Como o demerara adoça menos do que o açúcar branco, é normal que ele seja usado em quantidades maiores, e por causa disso fornece mais calorias para quem consome esse tipo de açúcar.

Quanto a quantidade de glicose presente no açúcar demerara, o produto se apresenta em uma faixa intermediária entre alimentos com baixo e alto índice glicêmico. Isso significa que não é um produto ideal para diabéticos.

Quais são os benefícios do açúcar demerara?

Assim como qualquer alimento, principalmente se tratando de um tipo de açúcar, o demerara deve ser consumido em quantidades adequadas. Se assim for feito, ele pode trazer alguns benefícios para a saúde.

O primeiro benefício é a quantidade de nutrientes e vitaminas presentes, que estão ausentes no açúcar branco refinado.

A quantidade é semelhante ao açúcar mascavo e pode ser uma boa opção de substituição por causa do gosto mais forte de melado de cana do açúcar mascavo.

No entanto, mesmo possuindo uma quantidade semelhante de nutrientes, o açúcar pode se tornar um malefício para a saúde se consumido exageradamente, causando os mesmos problemas que o açúcar branco refinado pode causar. Portanto, moderação!

Leia também => Palatinose: O carboidrato de baixo índice glicêmico que traz inúmeros benefícios

O açúcar demerara engorda?

Sim, engorda como vários outros tipos de açúcar, principalmente por conter uma quantidade relativamente alta de calorias. Ele não engorda como outros tipos de açúcar, como o branco, mas ele pode sim aumentar o peso.

Para que você possa evitar isso, o ideal é que ele seja consumido em uma quantidade que não ultrapasse os 10% da quantidade de calorias que você ingere diariamente na sua dieta.

Ou seja, se a sua dieta é de 2500 kcal por dia, consuma no máximo 250 calorias do açúcar, o que equivaleria a quase quatro colheres de sopa de açúcar. Mais do que isso começa a se tornar um exagero e o açúcar em excesso para ser armazenado e passa a ser convertido em ácidos graxos que vão para a corrente sanguínea sendo posteriormente distribuídos em todo o organismo se acumulando em forma de gordura.

Mesmo sendo uma opção mais saudável, o excesso pode não só aumentar a gordura corporal como dar origem a doenças mais graves.

Indicações de uso

O açúcar demerara pode e deve ser utilizado por todas as pessoas que buscam ter uma dieta mais saudável e equilibrada, procurando diminuir a quantidade de açúcar branco refinado nos alimentos.

Para se ter uma ideia, uma lata de refrigerante possui quase 50 g de açúcar branco, o que daria quase 5 colheres de sopa.

O exagero no consumo do demerara pode causar o aparecimento de inflamações no organismo, o que é extremamente prejudicial para a saúde, principalmente para diabéticos.

Consumo recomendado

O açúcar demerara não foge à regra. Segundo a OMS, o consumo recomendado diário permanece na faixa dos 20 aos 25 gramas, assim como o açúcar mascavo.

Isso pode variar de acordo com as necessidades diárias de cada um, mas para prevenir o surgimento de doenças graves como o Diabetes, é interessante manter essa quantidade a ser consumida por dia.

Porém, deve-se ficar atento também aos outros alimentos consumidos. Não adianta consumir 25 g de açúcar demerara por dia e ingerir uma quantidade acima do recomendado de alimentos industrializados que estão carregados de açúcar refinado branco, principalmente o refrigerante.

Existem algumas alternativas que podem substituir o açúcar, como a Stevia ou o mel (de preferência, já que é 100% natural). O Stevia deve ser consumido de acordo com o que um médico ou nutricionista recomendar. E mesmo esses produtos mais saudáveis devem ser consumidos sem exagero, principalmente o mel, que possui um teor relativamente alto de glicose, frutose e alguns outros tipos de açúcares naturais.

Contraindicações

Apesar de ser mais natural, o açúcar demerara não deve ser consumido por crianças abaixo de dois anos, diabéticos, gestantes e lactantes.

Alem disso, pessoas com inflamações crônicas também devem evitar ao máximo o consumo não só do açúcar demerara como de qualquer outro tipo, já que o excesso do produto pode ocasionar o aumento de inflamações no organismo.

Pessoas com problemas dentários também devem evitar seu consumo, já que ele pode aumentar as cáries ou mesmo originar uma.

Pessoas com colesterol alto e problemas de visão também devem evitar o consumo excessivo, já que grandes quantidades de açúcar podem afetar a visão, originando problemas como a miopia.

  • Hipertensos devem evitar seu consumo também, assim como quem possui problemas no estômago, como a gastrite.

Leia também => Carboidratos: O que são, funções, tipos e alimentos ricos para dieta

Pessoas mais idosas com propensão a perder memória também devem evitar o consumo do demerara assim como qualquer outro tipo de açúcar. Estudos já comprovaram que o consumo excessivo de açúcar pode não só afetar a memória de maneira mais branda como originar doenças como o Mal de Alzheimer.

O ideal é que aos poucos o açúcar deixe de ser consumido e dê lugar a produtos naturais como frutas ou mesmo bebidas naturais sem açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!