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A importância do magnésio para o organismo

Saiba da importância e os benefícios do magnésio no organismo, inclusive no ganho de massa muscular. Fontes naturais nos alimentos e a suplementação com esse mineral.

O magnésio é de extrema importância para o nosso organismo, ele é responsável pelo funcionamento e equilíbrio das reações que ocorrem diariamente no nosso corpo. A carência desse mineral, prejudica e acarreta alterações na nossa saúde. Então, vamos entender melhor o que é, e qual a importância dele para o nosso organismo.

O magnésio é um mineral essencial para o crescimento e desenvolvimento ósseo, utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia, contribui para o funcionamento de algumas enzimas essenciais (todas as que necessitam de vitamina B1), para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio, ajuda ao bom funcionamento celular, necessário para a atividade hormonal e em mais de 300 reações químicas que ocorrem diariamente no organismo.

Doenças ocasionadas pela carência de magnésio no organismo

A carência desse mineral essencial para a nossa saúde é muito grave, pois altera o funcionamento do nosso organismo, podendo ocasionar um ou mais sintomas como por exemplo:

  • alterações do ritmo cardíaco (arritmias);
  • má circulação sanguínea;
  • hipertensão;
  • irritabilidade;
  • espasmo muscular;
  • flatulência (gases);
  • excesso de colesterol;
  • tiques faciais;
  • cálculos renais;
  • apatia;
  • convulsões;
  • hiperatividade;
  • crescimento deficiente;
  • cansaço;
  • enurese noturna (urinar na cama durante a noite).
  • Sendo as mais comuns: cãibras, o cansaço, ansiedade, depressão e insônia.

Fontes e Alimentos ricos em magnésio

Muitos problemas de saúde estão associados a deficiência nutricional, devido a má alimentação. É, as vezes, é tão simples melhorar nossa saúde e qualidade de vida, basta adquirir hábitos saudáveis incluindo alimentos mais nutritivos.

Para quem esta com deficiência de magnésio no organismo pode incluir na dieta estes alimentos:

Frutas e hortaliças: abacate, algas marinhas, couve, espinafres, beterraba, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, uva passa, soja.

Grãos e derivados: Arroz Integral, Aveia (em grãos inteiros), farelo de aveia, cevada, granola, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral e os cereais instantâneos ricos em fibras (ex. Nesfit e All Bran).

Mais que 80% do Magnésio é perdido durante a remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos.

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Nozes e sementes*: Amêndoas, amendoim, castanhas, soja, nozes (sementes secas e nozes fornecem mais Magnésio do que as torradas). Sementes de girassol, gergelim e abóbora.

Outros alimentos: Chocolate amargo, produtos de soja (farinha, molho e tofu) moluscos e crustáceos como ostras e camarão. Melaço, manteiga de amendoim leite em pó e fermento.

A cada 100g dos alimentos citados alimentos, é encontrado algo em torno de 30mg de magnésio. Sendo recomendado por médicos, o consumo diário de 350mg de magnésio  (homens adultos), para o bom funcionamento cerebral e uma vida saudável.

Tabela de consumo diário recomendo do magnésio:

– Crianças: 170 mg
– Mulheres: 280 mg
– Homens: 350 mg
– Grávidas: 320 mg
– Lactantes: 355 mg

Fonte: Food and Nutrition Board”, (National Research Council- National Academy of Sciences, 1989)

Segundo especialistas: a concentração plasmática normal de magnésio no organismo deve estar entre 0.7 e 2.2 mmol/l.

É recomendado o uso de suplemento de magnésio?

A população em geral, tem uma alimentação muito pobre nesse nutriente, e por isso, em alguns casos é recomendado o uso de suplementos para suprir essa carência. Como por exemplo, quando a pessoa é praticante de atividade física. Entretanto, não se faz necessário quando se mantém um plano alimentar saudável e equilibrado, para evitar o excesso de magnésio no organismo. Um dos suplementos mais recomendados quem contém zinco e magnésio na composição é o ZMA. A suplementação com o ZMA é muito recomendada para quem faz musculação, pois proporciona grandes benefícios ao organismo e contribui no ganho de massa muscular como explicaremos no final desse artigo.

Pessoas que ingerem bebidas alcoólicas habitualmente, quem sofram de depressão, mulheres que fazem uso da pílula, quem toma medicamentos diuréticos e que sofrem de stress, insônia, também podem tomar suplemento. Pois costumo ter uma deficiência maior desse nutriente.

Outros problemas como:

  • Depressão, Insônia e Hiperatividade;
  • Osteoporose;
  • Doenças Cardiovasculares;
  • Hipertensão Arterial;
  • Diabetes Mellitus;
  • Envelhecimento;
  • Contração Muscular;
  • Sonolência;
  • Tensão Pré-menstrual.

A causa pode estar diretamente relacionada com a deficiência desse mineral essencial para o seu organismo, mas é recomendado procurar um médico para melhor orientá-lo, especialmente se for inserir o suplemento, para a dosagem adequada ao seu caso.

A importância do magnésio para quem faz musculação

Segundo um estudo realizado em 2011, 26% dos envolvidos que fizeram ingestão regular do magnésio, tiveram um aumento da testosterona apenas com um mês de uso. Aumento considerado normal para quem faz a ingestão recomendada do magnésio. Isso serve para mostrar que com a deficiência do magnésio no organismo do homem, a chance de diminuir a produção de testosterona é bem grande, e isso não é bom, já que esse é o hormônio mais anabólico que existe e precisamos muito dele no ganho de massa muscular. Leia nossas dicas para aumentar de forma natural a produção de testosterona.

Referência:
Cinar, V., Polat, Y., Balaci, A., Mogulkoc, R. Effects of Magnesium Supplementation on Testosterone Levels of Athletes and Sedentary Subjects at Rest and after Exhaustion. Biological Trace Element Research. 2011. 140, 18-23.

Um comentário

  1. GOSTEI MUITO POIS FAÇO REPOSIÇAO HORMONAL HA 25 ANOS TENHO APENAS 45 ANOS MAS REPONHO DESDE OS MEUS 23 ANOS MOTIVO HISTERECTOMIA TOTAL AI ENTREI NA MENOPAUSA PRECOSSE ME AJUDOU MUITO ,VOU EXPERIMENTAR USAR MAGNESIO .OBRIGADO.

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