Página Inicial » Emagrecimento » A importância da Reeducação Alimentar para emagrecer rápido e definitivamente

A importância da Reeducação Alimentar para emagrecer rápido e definitivamente

Entenda o porquê a reeducação alimentar é a melhor forma de emagrecer rápido e principalmente permanecer com seu peso ideal ao longo da vida.

O emagrecimento, muitas vezes, não é uma situação fácil, especialmente para aquelas pessoas que estão acostumadas a alimentos industrializados, com muitos temperos e aditivos. Os produtos que são usados na maioria dos alimentos, seja para preservá-los ou para ampliar o sabor, atrapalham o funcionamento do organismo, especialmente o metabolismo.

Reeducação Alimentar para emagrecer rápidoO organismo possui diversas funções, as quais são necessárias e importantíssimas para o correto funcionamento do corpo. Para que tais funções sejam realizadas, nutrientes, como vitaminas e minerais, devem ser ingeridos todos os dias, na porcentagem correta. Sem tais nutrientes, o corpo se desgasta, desacelerando os processos.

A velocidade que ocorrem os processos dentro do organismo se chama metabolismo. Quando este está acelerado, o emagrecimento acontece mais rápido; do mesmo modo, quando o metabolismo desacelera, fica mais difícil de emagrecer.

Malefícios de uma alimentação precária

dicas para emagrecer rápidoA alimentação baseada em fast foods e produtos industrializados tem criado uma geração de pessoas com deficiência em vitaminas e minerais, além de problemas metabólicos, como hipertensão, diabetes e hipoglicemia reativa. Alimentos ricos em açúcar e sal iludem o paladar, chegando ao ponto de viciar o organismo nesses temperos, são vazios de nutrientes, causando picos de glicose no sangue, aumentando muito a produção de insulina e sobrecarregando o pâncreas.

Quando o corpo sofre várias vezes de picos de glicose e insulina no sangue, ocorre a diminuição da sensibilidade à insulina (que leva glicose para dentro das células) por parte das membranas celulares, diminuindo, então, a entrada de glicose nas células. Quando isso acontece, a maioria das pessoas descreve que o processo de emagrecimento é muito lento. Como as células não usam a glicose que está no sangue, proporcionada pelos alimentos, ela vai diretamente para as reservas, que faz parte da capa de gordura corporal. Isso desencadeia várias doenças, inclusive a obesidade.

Reeducação alimentar – Uma mudança definitiva no hábito de comer mal

Para reverter este processo deve-se realizar a modificação alimentar, a qual irá prover com nutrientes que irão melhorar o funcionamento do corpo, melhorando a velocidade das funções, além de aumentar a sensibilidade de glicose na célula, gastando mais energia das células adiposas (da capa de gordura corporal).

Para fazer a reeducação alimentar, a melhor maneira é diminuir, progressivamente, o consumo de alimentos refinados, nestes incluídos alimentos feitos com farinha de trigo (sem ser a integral), alimentos com açúcar refinado, produtos com muito aditivos (como os enlatados), alimentos com alta porcentagem de sódio, entre outros.

Os alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, crus, são os principais alimentos da reeducação alimentar. Eles irão auxiliar com os nutrientes que irão melhorar as funções do corpo, provendo com aumento do metabolismo, auxiliando no emagrecimento.

Diminuir o consumo desses alimentos não quer dizer parar de comê-los. Uma vez ou outra, sim, é possível consumi-los, contudo sem extrapolar. É imprescindível não voltar a consumir tais produtos todos os dias, mas, somente, em ocasiões especiais. Lembre-se: eles são os principais causadores dos problemas no organismo.

Conclusão

Antes de pensar nas mudanças físicas, a mudança tem que começar na forma pensar, condicionar sua mente para um projeto continuo e para sempre, onde não é apenas iniciar uma nova dieta, e sim uma reeducação alimentar, onde uma alimentação saudável fará parte da sua rotina diária. Não é um “projeto verão”, é um projeto de vida! Mudar seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas, são as melhores formas de emagrecer rápido e principalmente, permanecer com seu peso ideal ao longo da vida.

A atividade física atrelada a uma alimentação saudável e moderada colaboram para a melhora da saúde, o emagrecimento e, é claro, à busca do corpo perfeito. Consulte um médico e um nutricionista para que, ambos, aconselhem com a melhor maneira de reeducar seus hábitos alimentares.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

Um comentário

  1. É, muitas pessoas não entendem que mudar o hábito alimentar é muito mais fácil do que fazer uma dieta restritiva.
    Nosso paladar acostuma com os sabores dos alimentos naturais mas muitos não querem nem tentar.
    Só um pouco de dedicação já ajuda bastante, aí quando a pessoa começa a ver os resultados, começa a se sentir bem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!