Página Inicial » Dietas e Nutrição » 7 importantes benefícios da cenoura

7 importantes benefícios da cenoura

Rica em vitamina A, potássio e beta-caroteno, a cenoura traz benefícios não só para pele, como também para nossa visão é ainda auxilia no emagrecimento.

Benefícios da cenoura

É só falar em cenoura que todo mundo lembra de um coelho branco. Mas, não é apenas esse animal que precisa consumir essa raiz. Todos nós devemos iniciar o hábito de comer cenoura todos os dias, pelo menos, 100 gramas, que é o recomendável. São apenas 51 kcal, ou seja, pode fazer parte da dieta de quem quer manter o peso ou mesmo perder, de forma saudável e equilibrada.

Os benefícios da cenoura

Melhoram a digestão e ajuda no emagrecimento
A cenoura é um alimento rico em fibras dietéticas. Desta forma, ela consegue lhe deixar saciado por mais tempo, fazendo você comer menos que o normal. Além disso, essas fibras são excelentes para melhorar a passagem do bolo alimentar através do intestino, melhorando os casos de prisão de ventre.

Protege a pele
A vitamina A presente na cenoura e os agentes antioxidantes nela são excelentes para manter uma pele sempre saudável e protegida dos raios UV. Além disso, é ideal consumi-la na época do verão pois ajuda a fornecer uma cor incrível para a pele de forma mais segura, retardando os efeitos do envelhecimento provocados pelos raios do sol.

Leia também: Beterraba: veja os benefícios desse super alimento

Melhora a visão
Esse é um dos benefícios mais conhecidos pelo consumo da cenoura. Esse alimento contém uma substância chamada de beta caroteno, que quando ingerida é transformada pelo nosso organismo em vitamina A. Esta, por sua vez melhora o desempenho dos receptores de luz que temos na nossa retina. É por isso que, quando estamos com deficiência de vitamina A, começamos a enxergar uns pequenos pontinhos pretos no meio da visão.

Propriedade antioxidante
Os agentes antioxidantes presentes na cenoura são substâncias essenciais para combater uma parte dos radicais livres presente no nosso corpo. Estes radicais livres são, por muitas vezes, adquiridos através de uma alimentação cheia de produtos ruins para o corpo como o glúten, por exemplo, que promove a inflamação e aumenta a formação de edema.

Dentre os resíduos dessa inflamação estão os tais radicais. Eles são muito prejudiciais pois podem alterar a estrutura do DNA e desenvolver o câncer por conta da multiplicação celular.

Regula o colesterol
A cenoura é rica em fibras e magnésio, esses componentes contribuem para diminuir e regular o colesterol, prevenindo assim doenças cardíacas e até mesmo o AVC.

Ajuda na saúde do coração
Além de diminuir o colesterol e prevenir doenças do coração como dito anteriormente, dois estudos realizados com pessoas de várias idade e com idosos, chegaram a conclusão que quem consumia ao menos uma xícara de cenoura por dia, diminui em até 60% os ricos de doenças cardíacas. Outros estudos mostraram que essa diminuição nos riscos de doenças do coração deve-se ao consumo de beta-caroteno, encontrando em grande quantidade na cenoura.

Melhora a mucosa e a pele
A cenoura, por contar o beta caroteno ajuda a estimular a maturação das células epiteliais, agindo como um “mantedor” dos tecidos. Ele consegue aumentar a produção de colágeno ao mesmo tempo que reduz a ação da colagenose, uma enzima que degrada o colágeno.

Melhores formas de se consumir a cenoura

A cenoura é uma raiz bastante versátil e que pode ser consumida das mais diversas formas. Ela pode ir em saladas, na forma crua ou cozida no vapor (lembrando que quando cozidas, o calor destrói alguns nutrientes importantes do alimento). Você também pode preparar sucos, misturando-a com outros alimentos como laranja e beterraba ou mesmo com iogurte e outras frutas.

Leia também: Benefícios do suco de couve – Receitas para emagrecer

Com ela, é possível também fazer tortas, bolos e doces, mas essa não é a forma mais recomendável para o consumo. Lembrando que, apenas 100 gramas por dia é o suficiente para que qualquer pessoa consiga obter os benefícios que esse alimento oferece.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!