Página Inicial » Dietas e Nutrição » 6 hábitos alimentares que são fundamentais para um atleta

6 hábitos alimentares que são fundamentais para um atleta

Todos nós sabemos que um atleta, independentemente da modalidade que disputa, precisa de uma dieta alinhada para que tenha um melhor desempenho. Veja neste artigo, 6 hábitos que os atletas precisam manter em sua dieta!

6 hábitos alimentares que são fundamentais para um atleta

Ser atleta não é para qualquer um. Uma rotina extenuante de treinos, pressão por desempenho e busca constante por melhoria fazem parte de sua rotina. Neste sentido, todo atleta, independentemente de sua modalidade, precisa de bons hábitos alimentares. Muitos deles, são determinantes para o sucesso em seu esporte (como é o caso do fisiculturismo, por exemplo).

Estes hábitos, seguem as particularidades de cada esporte. Um levantador de peso, por exemplo, terá hábitos bem diferentes de alimentação do que um maratonista. Porém, no conceito base, muitos hábitos dos atletas são iguais.

Por isso, é importante buscar tirar disso, o que se enquadra de fato em nossa realidade. Com isso, teremos resultados muito melhores em nossos treinos. Veja agora, 6 hábitos fundamentais para qualquer atleta e que podemos utilizar em nosso dia a dia para termos melhores resultados!

Hábitos alimentares de atletas, as 6 bases!

É importante entender alguns pontos antes de entrarmos nos 6 hábitos principais. Um atleta é alguém que vive para seu esporte. Ele tem uma rotina toda baseada na busca por melhores resultados e desempenho. Por isso, quando falo em hábitos de atletas, temos que entender que nem todos se aplicam totalmente a nossa rotina.

Um atleta tem um gasto calórico muito mais acentuado e um metabolismo muito mais rápido. Por isso, eles têm estratégias de dieta específicas. Para quem não é atleta, deve pegar apenas o que é de fato importante para sua individualidade, com o acompanhamento de um bom profissional. Aliás, dieta sempre precisa do acompanhamento de um bom nutricionista! Veja agora, os 6 hábitos alimentares dos atletas.

1- Refeições alinhadas a sua real necessidade

Este ponto é muito importante. Dentro dos hábitos alimentares dos atletas, há um ponto muito claro: sua dieta é sempre alinhada de acordo com as necessidades individuais dele.

Como já citamos anteriormente, um fisiculturista tem necessidades diferentes do que um maratonista ou uma ginasta. Por isso, toda a dieta do atleta é pensada em suas necessidades. Além disso, de acordo com o momento da periodização ou a sequência de competições modifica diretamente a forma como a dieta e os hábitos alimentares acontecem.

Trazendo isso para sua realidade, é importante entender que dieta é baseada em estratégia. Por isso, sua dieta não pode ser sempre, em todas as situações, igual. É preciso que você busque uma estratégia para momentos específicos.

Por exemplo, em um treino para o emagrecimento tem diferentes momentos e estratégias em termos de dieta. O mesmo acontece para a hipertrofia. Alternar a ingestão calórica e principalmente, a forma como os nutrientes são ofertados ao metabolismo, faz toda a diferença.

Porém, para que isso seja uma estratégia de sucesso, precisamos de adaptações, de acordo com a rotina e os treinos.

2- Ingerir quantidades ideais dos alimentos certos

Se tem um ponto que faz a diferença na deita de um atleta (e na sua), é ingerir os alimentos adequados, com a quantidade ideal. Por exemplo, não adianta você ingerir proteínas de boa qualidade, se a quantidade for muito baixa. Da mesma forma, também não adianta comer carboidratos de boa qualidade, mas em excesso.

Outro ponto importante, dentro dos hábitos alimentares dos atletas, é a distribuição dos nutrientes no decorrer do dia. De pouco irá adiantar você ingerir alimentos de boa qualidade no almoço, mas no restante do dia, comer calorias vazias.

Neste ponto, é muito importante em seus hábitos alimentares, seguir este padrão. Comer bem, nas quantidades indicadas e principalmente, nas quantidades corretas e em todas as refeições ao longo do dia. Somente desta maneira, poderemos ofertar ao organismo, os nutrientes que ele precisa.

Em suas estratégias diárias, você pode ajustar, juntamente com seu nutricionista, formas de otimizar isso. Separar, durante o dia, a forma como os nutrientes serão ingeridos. Neste ponto, sua individualidade deve ser a base. Nem todas as pessoas conseguem comer clara de ovo no café da manhã, por exemplo.

Nestes casos, seja com alimentos, seja com suplementos, precisamos encontrar formas de oferecer ao corpo, as quantidades ideais de nutrientes. Lembre-se, dieta é estratégia!

3- Comer apenas proteínas e carboidratos de boa qualidade

Todos os nutrientes são de suma importância na dieta de um atleta. Porém, carboidratos e proteínas são os que impactam diretamente no desempenho e nos resultados. Por isso, um dos hábitos dos atletas é justamente, comer apenas proteínas e carboidratos de boa qualidade.

Ao fazer isso, nas quantidades certas, você terá grande parte do sucesso de sua dieta, conquistada.

A razão para isso é bastante simples. Se os carboidratos são os principais alimentos provedores de energia para o treino e para algumas reações do organismo, eles precisam ser ingeridos com base em alimentos de qualidade.

No caso das proteínas, temos a questão da absorção. Se você não ingerir proteínas de alto valor biológico, não terá como ter sucesso em sua dieta.

Lembre-se que no que se refere aos hábitos alimentares para melhorar seus resultados em seus treinos, nada é tão importante quanto ingerir alimentos com real valor nutricional. As chamadas calorias vazias são um problema para qualquer dieta. Evite-as ao máximo em seus hábitos alimentares.

4- Ingerir alimentos ricos em micronutrientes

 Os micronutrientes são os nutrientes presentes em frutas, verduras, legumes e outros. São basicamente, as vitaminas e minerais. Eles são fundamentais para o desempenho humano. Isso, devido ao fato de que eles estão diretamente ligados a forma como os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) são metabolizados.

Além disso, os micronutrientes ainda regulam todas as demais funções do organismo. Por isso, um dos principais hábitos alimentares dos atletas, é ingerir com constância, alimentos que sejam ricos em micronutrientes. Eles serão de fundamental importância para que todas as funções do corpo estejam reguladas da melhor forma possível.

Neste cenário, você precisa em sua dieta, da ingestão de tais nutrientes. Caso contrário, em algum ponto, seu desempenho e os resultados em geral, serão duramente prejudicados.

Leia também => Macronutrientes e Micronutrientes: O que são, sua importância na dieta e melhores fontes

5- Beber bastante água

Sendo a água o principal solvente das diversas substancias de nosso corpo (nutrientes, alguns hormônios, etc.), ela é fundamental para o desempenho. Haja visto, os efeitos altamente negativos que a desidratação traz para a produção de força e a resistência. Por isso, o hábito de beber bastante água, é fundamental para os atletas.

No seu caso, você precisa ingerir água durante todo o dia. Não se limite aos famosos 2 litros. Este é um parâmetro geral, mas que não se enquadra em qualquer situação. Muitas vezes, precisamos de muito mais do que isso para manter o corpo realmente hidratado.

6- Ingerir suplementos de boa qualidade e apenas quando necessário

Suplementos são importantes em muitos casos. Nem sempre conseguimos atingir a quantidade de nutrientes que precisamos para manter um bom resultado na dieta. O que entra em termos de hábitos dos atletas, é que eles ingerem apenas suplementos de boa qualidade e que são realmente necessários.

Nem todas as pessoas precisam de suplementos. É muito importante que você mantenha bons critérios para isso. Quando eles são necessários, sempre opte por produtos de boa qualidade.

Há muitas opções boas no mercado, basta você consultar bons profissionais e buscar entender o que realmente cada suplemento faz. Com isso, você poderá entender o que precisa e principalmente, usar principalmente algo que vai impactar nos resultados!

Leia também => Os melhores suplementos para ganhar massa muscular

Estes são alguns dos hábitos que os atletas têm em relação a sua dieta. Se você conseguir usar estes hábitos em seu dia a dia, com toda a certeza terá muito mais resultados! Bons treinos!

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!