Página Inicial » Saúde » 6 excelentes benefícios do maxixe

6 excelentes benefícios do maxixe

Prevenções da osteoporose e anemia são apenas alguns dos benefícios do maxixe. Saiba quais são suas propriedades e se ele emagrece.

benefícios do maxixe

O maxixe é uma hortaliça bastante conhecido de terras brasileiras, principalmente de locais mais quentes onde a planta consegue se desenvolver melhor. Tem sua origem na culinária africana e é bastante utilizado tanto na região Norte quanto na Nordeste. Também é usado na culinária árabe onde é comum vir recheado.

Por ser um prato tão apreciado e famoso, o maxixe é bastante consumido e consegue oferecer as mais diversas propriedades. Ele faz muito bem para a saúde e, portanto, deve ser consumido com frequência. Veja abaixo as maravilhas que cada componente do maxixe pode fazer por você.

Os benefícios do maxixe

Melhora o sistema imune
O maxixe contém um mineral chamado zinco. Essa substância tem um papel de extrema importância para a nossa saúde por aumentar as defesas do organismo. É graças a ele que, quando somos atacados por vírus, fungos ou bactérias, novas células de defesa são fabricadas para melhoras as barreiras do nosso corpo.

Pessoas que consomem pouco zinco estão mais propensas a adquirir doenças ou mesmo permanecer doentes por mais tempo. Esse mineral também contém poder antioxidante ajudando o nosso corpo a eliminar os radicais livres que fazem tão mal para a saúde.

Outro nutriente presente no maxixe e que também ajuda a manter a saúde em dias é a vitamina C. Quem nunca recorreu à laranja, limão ou acerola num momento de gripe ou problemas de garganta?  A vitamina consegue aumentar os níveis de anticorpos presentes no organismo.

Auxilia na prevenção da osteoporose
Graças ao cálcio presente no maxixe, esse alimento é participativo na manutenção de ossos, dentes e cartilagem. Pessoas acima de 60 anos devem consumir 1200 mg de cálcio por dia, já os adultos, não importando o sexo, a dose ideal diária é de 1000 mg por dia. Além de ingerir alimentos que conseguem oferecer cálcio, é ideal também consumir os que possuem boas doses de vitamina D, que ajudam na absorção no cálcio pelos ossos.

Contração Muscular
Além disso, o mineral também ajuda em outras funções do corpo, como na contração muscular, por exemplo. São os íons cálcio que regulam o relaxamento e a contração muscular: quando há íons disponíveis o músculo se contrai e quando há ausência deles o músculo relaxa. Portanto comer maxixe também ajuda nos treinos.

Presença de fósforo
O fósforo é um mineral que atua nas mais diversas funções do nosso corpo. Ele também participa da contração muscular, auxilia a metabolizar os carboidratos, libera energia para o nosso corpo através de diversas reações químicas, auxilia a formar ossos e dentes e também faz parte das nossas membranas celulares.

Previne a anemia
Creio que muitos sabem que a falta de ferro no sangue pode provocar anemia. O maxixe é rico em ferro e portanto pode auxiliar tanto na prevenção quanto como um coadjuvante no tratamento. Esse mineral é essencial para levar oxigênio para os tecidos orgânicos. A produção de hemoglobina diminui e com isso não há como carrear a molécula de oxigênio.

Melhora a aparência da pele
A presença de vitamina C no maxixe é uma grande vantagem para manter a pele cada vez mais saudável. Essa substância é um dos ingredientes para a produção de uma proteína chamada de colágeno. É ela que fornece firmeza para a pele. Além de amenizar as linhas de expressão também ajuda a reduzir o aspecto de casca de laranja da celulite. Também possui ação antioxidante.

Suco de maxixe no emagrecimento e controle da diabetes
Existem relatos que o suco de maxixe ajuda no emagrecimento por causar maior saciedade e reduzir a vontade de comer. Assim como também existem relatos que o maxixe ajuda a baixar a glicemia e é benéfico para quem tem diabetes, mas até o momento não existem estudos que comprovem a eficácia.

Concluindo
Como se pode ver o maxixe é um alimento benéfico para o corpo como um todo. Além disso, ele tem um valor bastante acessível e é saboroso. É possível encontrá-lo nas feiras o ano inteiro por causa do clima quente que se faz presente em quase todo o território brasileiro.

Sobre Calila Galvao

5 Comentários

  1. Adoro maxixe, agora com essa informação sobre seus benefícios com certeza procurarei mais receitas para variar o cardápio.

  2. Luiz Carlos Aguiar

    Como sem descascar.Creio que tudo de bom está na casca.Banana com casca.Tangerina com casca.Melancia nem se fala.A laranja,ralo a casca e mando ver.Jiló,pepino,beterraba,berinjela,e tudo que puder ser consumido,vai com casca.Mas o boi,nada,nem o cheiro.Boi é bom no pasto,comendo capim,e vivendo no bem estar animal.É isso aí.Ô vida boa.100& saúde natural.

  3. Alci de Fátima da silva

    Amei as informações. Minha glicose tava alta e baixou para 84 com o maxixe .além de gostoso muito eficaz,e eu não dava nenhum valor a ele antes.Amei.obg.

  4. Nunca experimentei maxixe adorei agora sabendo dessas informações vou ser adepta a este alimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!