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5 suplementos para tomar, mesmo que você não esteja treinando

Alguns suplementos, podem fazer um efeito muito positivo no corpo, mesmo que você não esteja treinando. Veja 5 deles, neste artigo!

suplementos para tomar, mesmo que você não esteja treinando

Não dá para sermos radical em termos de treino. Em alguns casos, temos que ficar afastados dele, mesmo contra a nossa vontade. Isso pode ocorrer por diversas razões. Não cabe aqui, exaltá-las. Porém, neste período em que ficamos sem treinar, é muito importante buscar soluções, para que tenhamos o mínimo de perda possível.

Por isso, alguns suplementos podem ser ingeridos, mesmo que você não esteja treinando. Eles irão trazer uma condição fisiológica muito melhor, além de minimizar as perdas.

Veja agora, alguns suplementos que devem ser usados, mesmo que você não esteja treinando!

Suplementos para tomar mesmo que você não esteja treinando regularmente

1- Ômega-3

O ômega-3 é um ácido graxo de importância vital para o bom funcionamento de nosso organismo. Ele é um ácido graxo poliinsaturado. Desta maneira, ele é o que chamamos, popularmente de “gordura boa”.

Entre as principais funções do ômega-3 no organismo, podemos destacar estas:

– Controle dos níveis de pressão arterial;

 – Combate direto aos agentes causadores de osteoporose;

– Melhora da circulação e do ritmo cardíaco;

– Melhora na função cognitiva;

– Redução dos processos inflamatórios no organismo;

 – Redução dos níveis de triglicerídeos no organismo;

Como treinar e fazer dieta não deve ser algo apenas de cunho estético, mas sim, de melhora da funcionalidade em geral, o ômega-3 é imprescindível mesmo para quem não está treinando. Ele pode sim, ser obtido pela dieta. Porém, devido as fontes serem muito variadas e muitas vezes, de difícil introdução na dieta diária, o suplemento se torna muito mais cômodo. Mas tudo vai depender de sua rotina e alimentação. Porém, independente do caso, é muito importante que ele esteja presente em sua dieta!

2- Whey protein

Mas o whey não é um suplemento proteico? Por que eu vou tomar se não estou treinando? Estas são indagações comuns. Não que ele seja um suplemento que toda e qualquer pessoa precise ingerir, todos os dias.

Porém, nós sabemos que a tendência de alguém que não está treinando, é relaxar na dieta. Por isso, em muitos casos, o whey protein é a “salvação” de dias que você não ingere a quantidade adequada de proteínas. Sendo o suplemento proteico que tem um dos melhores custos benefícios do mercado, o whey é muito importante para pessoas que não estão conseguindo treinar.

Afinal, uma pessoa que está inativa precisa, de todas as formas, buscar manter seus níveis de massa muscular. Por isso, ingerir proteína de boa qualidade é fundamental. Neste caso, dependendo de como está sua dieta, pode-se modificar qual o tipo de whey você toma. Se vai tomar o concentrado, hidrolisado ou isolado, vai depender de como está sua rotina, dieta e em que nível de treinamento você se encontrava quando parou de treinar.

Mas independentemente do caso, o whey protein é um excelente suplemento para quem não está treinando, mas precisa manter seus níveis de massa muscular.

3- Vitamina D

A vitamina D ganhou muito espaço na mídia nos últimos tempos. Apesar de seus efeitos serem conhecidos há muitas décadas, agora que ela se tornou conhecida da grande população. A vitamina D tem um importante papel, dentro do metabolismo.

Uma das principais funções da vitamina D, no organismo, é a absorção de cálcio e fósforo. Além disso, ela estimula a síntese proteica, previne doenças como diabetes, hipertensão e esclerose múltipla, além de fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular.

A vitamina D pode ser obtida de diferentes formas. Em alimentos, como ovo, salmão ou sardinhas, ou então, em cápsulas. Além disso, há um outro ponto muito importante. Para que haja a síntese da vitamina D, é vital que você pegue sol, pois ele potencializa o efeito da mesma.

4- Spirulina

A Spirulina é a junção de um grande número de espécies de bactérias. Estas são pertencentes ao filo Cyanobacteria. Em termos práticos, a ação destas bactérias é bastante importante para a manutenção da função fisiológica.

Inicialmente, ela auxilia na inibição da replicação de vírus e causa um aumento na atividade antitumoral .

Além disso, a spirulina ajuda a controlar e evitar a diabetes. Outro ponto importante da spirulina, é que ela melhora a circulação sanguínea e reduz a hipertensão vascular.

Há ainda, evidencias de outros benefícios.

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5- Multivitamínicos

Dentre os suplementos que você deve ingerir, mesmo que não esteja treinado, este é de vital importância.  Se você tem o aporte necessário, de vitaminas e minerais, todo o funcionamento de seu metabolismo, é influenciado positivamente. Isso, pelo fato de que as vitaminas e minerais tem a função de regular as atividades metabólicas.

Além disso, se há um controle metabólico melhorado, temos menos redução da massa muscular, pois o corpo usa as fontes energéticas corretas.

Porém, é importante ressaltar um ponto muito importante: só ingira um multivitamínico que foi indicado por seu nutricionista. Isso, pelo fato de que determinadas vitaminas, se ingeridas em excesso, podem fazer mal ao metabolismo. Por isso, a utilização de multivitamínicos deve estar atrelada a dieta, para que não haja tais excessos.

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Este são alguns dos suplementos que podem ser usados enquanto você não estiver treinando. É muito importante entender que você não deve usar todos eles, ao mesmo tempo. Para cada caso, de acordo com sua individualidade, há um suplemento que se enquadra melhor. Por isso, é fundamental o acompanhamento de um bom nutricionista, mesmo que você não esteja treinando.

Bons treinos!

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

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