Página Inicial » Treinos » 5 sinais que você estagnou nos resultados

5 sinais que você estagnou nos resultados

O constante desenvolvimento é algo fundamental para quem treina, não apenas para fatores físicos, mas também para a manutenção da motivação. Veja neste artigo alguns sinais que você estagnou nos resultados.

Você treina há anos, mas seu corpo não reflete mais melhoras fazem muitos meses? Provavelmente você estagnou em seus resultados. Nosso corpo apresenta mecanismos adaptativos bastante específicos e interessantes. Por exemplo, quando você começou a treinar, provavelmente sentiu diferenças sensíveis já nos primeiros meses de treino, não é? Isso acontece porque a adaptação e as melhoras vão se tornando cada vez mais difíceis com o passar do tempo. Todos nós temos um limite de desempenho e melhora, mas é muito difícil saber se você atingiu este patamar.

5 sinais que você estagnou nos resultados

Vamos pegar o exemplo da musculação. Por mais que você treine, descanse e se alimente de maneira correta, chegará um ponto onde você não irá mais “crescer”, pois sua estrutura articular e óssea não comportam tal aumento. Neste caso, mesmo sem poder aumentar mais seus músculos, é possível melhorar simetrias, definição e outros aspectos que irão deixar seu corpo ainda mais bonito. Mas como saber se de fato este limite chegou, precisamos alternar os estímulos, para proporcionar melhoras das funções adaptativas.

Por isso, verificar os sinais de estagnação dos resultados é fundamental, pois quando isso acontece, muda-se as estratégias, como treino, dieta, descanso e outros. Veja então 5 sinais de que você estagnou nos resultados.

Como saber se você estagnou nos resultados

1° Você não sente nada poucas horas depois do final do treino:
Muitas pessoas confundem estarem cansadas com estarem treinadas. Um treino que busque quebrar com os platôs de desenvolvimento, precisa ir além do que seu corpo está adaptado. Por isso, se você treina e no outro dia não sente absolutamente nada de diferente, algo pode estar errado.

A famosa dor muscular tardia é constante em quem treina e não está com uma estagnação de resultados. Então preciso sentir dor? Depende, mas com certeza algo de diferente você precisa sentir nos músculos treinados, nos dias que sucedem o treino. Desde cansaço até dores musculares, algum sinal seu corpo irá dar após o treino, caso você não esteja estagnado (a).

2° Seu treino não muda a muito tempo:
Primeiramente entenda que o treino não é composto apenas pelos exercícios, mas por uma série de variáveis, como carga, execução, velocidade e cadencia dos movimentos e intervalos de descanso. Se o seu treino não tem alterações nestas variáveis há muito tempo, muito provavelmente você está estagnado em seu treino. Isso porque os estímulos estão sendo sempre iguais e os processos adaptativos possíveis já aconteceram. Agora então, você apenas reforça tal condição.

Este tipo de situação é muito comum em pessoas que não tem uma periodização bem feita ou pior ainda, que não tem planejamento de treinamento algum. Estas pessoas obtêm manutenção, mas não desenvolvimento. Seu treino precisa ter uma alternância de estímulos, que não quer necessariamente dizer troca de exercícios.

3° O peso e o BF não mudam:
Se você treina e há muito tempo não muda de peso e de percentual de gordura (BF), seu treino provavelmente parou de fazer efeito a tempo. Isso porque quando seu corpo está se desenvolvendo, o peso e o BF sofrem várias alterações, pois eles estão diretamente relacionados com as mudanças de composição corporal que um treino eficiente proporciona.

Não que ambos precisem sofrer variações, pois é possível perder peso, sem alteração dos níveis de massa muscular, ou ainda, permanecer com o mesmo peso, e alterar o percentual de gordura. Porém, sem alteração alguma nestes dois fatores, provavelmente você está com seu treino estagnado.

Leia também: 5 Técnicas para quebrar seu platô de desenvolvimento e ter mais resultados

4° A execução de seus exercícios continua ruim:
Você treina há anos, não tem alterações posturais ou lesões e ainda não consegue fazer agachamento profundo? Provavelmente seu treino está estagnado. Não que o agachamento profundo seja o único exercício que comprove isso, mas sem uma melhora da execução, seu treino não tem como progredir depois de um certo tempo. Isso porque com tantas repetições, o corpo já tem a memória motora do movimento e seus músculos já estariam “adaptados” a tal movimento. Se a melhora da execução não acontece, os resultados rapidamente ficam estagnados.

5° Seu corpo está igual:
Muitas mudanças corporais não são perceptíveis para outras pessoas, mas nós sentimos. Se você não sente melhora da definição, ainda sente flacidez e a hipertrofia não é sentida, seus resultados estão estagnados. É muito interessante olhar-se no espelho, buscando visualizar o desenvolvimento dos músculos, a melhora da definição muscular (só não faça isso na academia, as pessoas não precisam ver esta cena).

A consciência corporal é mais do que apenas “sentir” um músculo sendo trabalhado. É sentir as mudanças que ocorrem. Por isso se você treina e não sente que seu corpo muda, busque novos métodos de treino!

Leia também: 5 metas que você precisa estabelecer para ter melhores resultados

Estes 5 sinais podem indicar fortemente a estagnação de resultados. Caso você se identifique com todos eles, busque um treino novo e mude suas atitudes. Se apenas um deles é visível para você, busque melhorar ele e com certeza, obterá melhores resultados. Enfim, o treinamento físico, seja com objetivos estéticos ou não, é a busca constante por melhora. Caso isso não aconteça, sua motivação vai por água abaixo e dificilmente você irá manter sua rotina de treinos por muito tempo. Pense nisso e Bons treinos!

2 Comentários

  1. Oi, quando comessei a academia ano passado no mes 3 eu sentia exaustão, cansaço, parecia q os musculos do meu corpo iriam explodir apos o treino, ja troquei 3x de treino (sim, é pouco por um periodo de 1 ano) e nao sinto mais ooq eu sentia, eu tava tendo um bom desenvolvimento e agr parece q congelei.
    semana passada comecei treinar o ante-braço separado, ele ficava mt rigido e queimava mt mesmo nao utilizando, ele eta desenvolvendo mt bem, ja as outras partes do meu corpo eu n sinto mais rigideis e queimação apos o treino, troquei d treino hj e n senti nada tb, alguma dica??

  2. Excelente artigo !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!