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5 importantes benefícios da manga para saúde

A manga é considera a rainha das frutas tropicais por ser muito cultivada em países com esse tipo de clima. E aqui no Brasil ela não poderia deixar de fazer sucesso. Conheça agora seus principais benefícios.

Benefícios da manga

A manga é uma fruta extremamente saborosa e muito versátil já que pode ser usada para fazer diversas receitas. Para quem acha que a mangueira é uma árvore típica de solos tupiniquins se engana. A manga vem do sul e sudeste asiático e foi introduzida aqui no Brasil, em Angola e Moçambique pelos portugueses fazendo imenso sucesso entre a população.

Essa fruta possui uma grande quantidade de polpa e é encontrada de várias cores e tipos.

Composição e benefícios da manga

Para cada 100 g da fruta, temos 0,51 g de proteína, 0,27 de gorduras e 17 g de carboidratos totais. A manga é rica em vários outros nutrientes como a riboflavina, tiamina, vitamina B6, Ácido Fólico, Vitamina C, ácido pantotênico, niacina e betacaroteno. Além desse complexo vitamínico também encontramos potássio, zinco, fósforo, ferro, cálcio e magnésio. Além de tudo isso, ela é rica em fibras, ajudando a controlar a insulina na corrente sanguínea. Veja abaixo os vários benefícios que todos essas substâncias proporcionam a nossa saúde.

Previne o câncer
Na manga é possível e encontrar a quercetina, astragalin, fisetina, ácido gálico, isoquercitrina, ácido  gálico e o metil galato, todos são antioxidantes. Esses nutrientes previnem e reparam o processo oxidativo realizado pelos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos pelo nosso corpo, mas a sua grande maioria entre no organismo de maneira endógena, através da ingestão de alimentos que fazem mal à saúde, como as frituras.

Ajuda a emagrecer
Por sua grande quantidade de fibras, a manga consegue deixar o indivíduo saciado por mais tempo. As suas fibras também conseguem evitar a formação do pico de insulina, isto evita que o carboidrato presente na fruta acabe se transformando em gordura para ser estocada dentro dos adipócitos. As fibras também são excelentes para melhorar a digestão.

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Melhora o colesterol
As fibras presentes na manga ajudam na redução do LDL (colesterol ruim) presente na corrente sanguínea. Esse tipo de gordura começa a se acumular na parede dos vasos decorrentes de uma alimentação ruim e falta de atividades físicas. Quando a placa de gordura fecha totalmente a passagem de sangue dentro do vaso, ocorre o infarto. As fibras também inibem a síntese do hormônio leptina, responsável pela formação da gordura. A vitamina B6 presente na manga também ajuda a reduzir os níveis de cisteína um aminoácido que promove a formação de trombos e danifica as paredes dos vasos sanguíneos. Todos esses fatores estão intimamente relacionados com o infarto e outros problemas cardíacos.

Benéfica para a pele
A vitamina C presente na manga não serve apenas para melhorar o sistema imune. Essa vitamina participa da síntese de colágeno, uma proteína responsável por dar maior firmeza à pele e que, com o passar dos anos, a produção dela no nosso corpo é reduzida. Além disso, também está presente a vitamina A. O betacaroteno deixa a pele mais macia e brilhante.

Melhora o funcionamento do cérebro
A manga ajuda na manutenção do sistema nervoso por causa da presença de vitamina B6. Essa vitamina também auxilia na troca de informações que correm através da condução nervosa. O ácido glutâmico também é outro nutriente que participa ativamente a manutenção das funções cerebrais, prevenindo contra a perda de memória e a falta de concentração.

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Como consumir a manga

A manga é, normalmente, consumida crua, em sua forma natural devido ao seu sabor adocicado e à sua polpa generosa. Além disso, ela pode ser utilizada para fazer os mais diversos pratos como salada de frutas, sorvetes, sucos, vitaminas, saladas, bolos, tortas e outros. Ela também é excelente para quem gosta de ornamentar os pratos durante as refeições. Outro uso que se faz da manga é através do seu óleo, excelente para aplicar diretamente no cabelo, na pele e nas unhas.

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O ideal é comer, no máximo 2 frutas por dia. Mais do que isso pode ocorrer dor de estômago, febre ou urticária. Porém, no caso de uma pessoa saudável e com bons hábitos alimentares, ela pode comer 3 ou 4 mangas e não terá nenhum problema com isso. Crianças de até 3 anos não devem comer manga já que o seu estômago não está forte o suficiente para digeri-la, principalmente por causa das fibras.

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