Página Inicial » Lutas » 4 Vantagens do treinamento funcional para lutadores

4 Vantagens do treinamento funcional para lutadores

O treinamento funcional vem sendo adotado por inúmeros esportes, por permitir estímulos mais específicos. Os lutadores também vêm se beneficiando muito com este tipo de treino.

Durante muito tempo, a preparação física para as lutas era feita única e exclusivamente dentro de uma academia. Hoje porém, com a grande quantidade de estudos e de novas referências, a utilização do treinamento funcional, especificamente para a realidade de cada luta, temos um cenário diferente. Cada vez mais utilizado nos mais diversos esportes, o treinamento funcional vem se mostrando como a maneira mais eficaz de termos um atleta bem preparado.

treinamento funcional para lutadores

Falando mais especificamente de lutadores, estes têm uma série de variáveis que precisam ser englobadas em seu treinamento. Além da parte física que é fundamental, ainda temos toda a questão técnica, que demanda muito tempo de treino, bem como a questão estratégica e tática. Enfim, com tantas coisas para serem englobadas, é preciso que o tempo de treno seja potencializado, para ser aproveitado com o máximo de qualidade. Desta maneira, o treinamento funcional permite que um trabalho mais dinâmico e global possa ser executado. Veja algumas vantagens e possibilidades do treinamento funcional para lutadores.

Vantagens do treinamento funcional para lutadores

Existem uma série de vantagens, mas vou citar apenas algumas, que mostram que o treinamento funcional pode ser muito eficiente na preparação física de lutadores.

1° Especificidade da luta:
Vamos imaginar o seguinte cenário. Pense em dois lutadores de MMA, que queiram melhorar a força e potência de seu chute. Um deles, em sua preparação física irá executar movimentos de cadeia cinética aberta e isolados, como a cadeira extensora e a flexora. Já o segundo usa movimentos de cadeia cinética fechada e aberta, além de trabalhar com movimentos mais específicos, além de agachamentos, chutes com a resistência de elásticos. Qual deles terá um melhor desempenho? Provavelmente o segundo, pois ele trabalhou dentro da especificidade de seu objetivo. O treinamento funcional permite que você trabalhe em totalidade, mas dentro da especificidade de sua luta.
Outro exemplo é um lutador de judô, que usa muitas puxadas em seu treino, e que opte por treinar com puxadas no quimono, elásticos e cordas suspensas, ao invés de ficar executando séries de musculação.

2° União de preparação técnica e física:
é lógico que cada treino precisa ter objetivos em específico, mas é possível, com o treinamento funcional, melhorar aspectos físicos e técnicos. Por exemplo, ao executar chutes em uma base instável, além de melhorar o equilíbrio, ainda será possível obter uma melhora considerável da técnica do chute. O mesmo acontece com exercícios feitos contra resistência de elásticos ou pliométricos.

Leia também: Treinamento funcional, quem mais se beneficia?

3° Possibilidade infinita de exercícios específicos:
Como o treinamento funcional trabalha diretamente com a realidade de cada pessoa, ele pode ser usado de maneiras variadas. Cada estilo de luta, pode ter um treino específico, dentro do que esta modalidade exige. Por exemplo, se você quer trabalhar com a resistência específica das lutas de chão, existem vários exercícios no treinamento funcional que permitem este tipo de trabalho e o mesmo acontece com as outras realidades de luta.

4° Englobar várias qualidades físicas no mesmo treino:
É possível por exemplo, trabalhar com força e equilíbrio no mesmo treino, quando usamos o treinamento funcional. Por isso, dentro das estratégias de treinamento e preparação física, é possível trabalhar com imensas possibilidades de combinação de qualidades físicas, sempre dentro da especificidade de cada luta ou de cada objetivo.

Hoje é possível ver que grande parte dos lutadores já utilizam elementos do treinamento funcional em sua preparação, o que mostra o quanto esta modalidade de exercícios é interessante e eficiente para este tipo de finalidade. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!